VOLTAR À PÁGINA INICIAL
 

Arquivo Gerência de Educação e Cultura.1

Arquivo Gerência de Educação e Cultura.2

 BUSCA







Registre sua experiência

Este espaço é destinado exclusivamente ao registro dos trabalhos desenvolvidos junto aos alunos no Projeto Escola em Cena.

Para outras demandas acesse o Fale Conosco.
Dia: 10/12/2014
Nome: Rosemari Moreira
Origem: JACAREI - LAURENTINA LORENA CORREA DA SILVA PROFA
Atividade: Professor
Comentário: A oportunidade de alunos da Eja participarem de uma visitação em horário de aula é muito importante, pois além do município raramente contar com opções culturais, para eles foi uma experiência que produziu reflexão sobre a realidade e sobre o teatro e seu papel na sociedade. Ficaram tão entusiasmados que montaram uma pequena peça teatral e apresentaram-na para a comunidade. Como professora da turma estimulei-os a produzirem a peça e percebi que isso os motivou a expressarem-se e, alunos que sentiam-se pouco à vontade na escola, depois da apresentação, tiveram o comportamento modificado. Esperamos que novas oportunidades para 2015!

Dia: 10/12/2014
Nome: Margareth Cristina Mendes
Origem: GUARATINGUETA - EDGARD DE SOUZA DR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 26/09/2014 no período da manhã, a Escola Drº Edgard de Souza participou do Projeto Escola em Cena e fomos visitar o SESC para ver a Exposição GENESIS de Sebastião Salgado em Taubaté. Durante a visita com os alunos do 3º ano A e B do Ensino Médio, fomos bem recebidos pelos monitores que nos encantaram com seu conhecimento profundo da exposição e o que nos chamou a tenção foi a busca de lugares onde a natureza permanece preservada como em suas origens, e nos contaram que Sebastião e sua equipe enfrentaram temperaturas extremas de frio e calor, viveram em acampamentos improvisados e utilizaram os mais variados meios de transporte (navios, canoas, aviões, trenós, a pé ou com o auxílio de animais). E o que saltou aos nossos olhos foi a beleza das imagens, que carregam em si a missão pedagógica de seu autor: que é testemunhar a presença da vida em lugares onde o ser humano ainda não se instalou ou em comunidades que se organizam em torno de atos para manter sua sobrevivência mais simples na terra em que vivem. De todos os lugares que visitamos foi o mais lindo e de uma profunda aprendizagem.

Dia: 01/12/2014
Nome: Célia Pires
Origem: GUARATINGUETA - REGINA BARTELEGA DA CUNHA M JUNQUEIRA ORTIZ MONTEIRO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos da EJA usufruíram de uma oportunidade rara, indo ao SESC em Taubaté para assistirem um eloquente espetáculo de dança. Observaram os movimentos do corpo e os seus diferentes significados. O questionamento sobre o que foi visto, justificou a importância do evento para o seu aprimoramento cultural.

Dia: 27/11/2014
Nome: Jade Lyrio Ribeiro
Origem: LESTE 3 - GERALDINO DOS SANTOS DEPUTADO
Atividade: Professor
Comentário: Na visita ao Sesc Belenzinho os alunos tiveram a oportunidade de sair da sala de aula  e  assistir a uma produção que não faz parte do dia a dia destas crianças.
Para todos os nossos alunos houve uma grande oportunidade de apreciar e aumentar o repertório das fábulas.  

Dia: 26/11/2014
Nome: Nígeme Cacilda Abdalla de França
Origem: GUARATINGUETA - MARIA DA CONCEICAO QUERIDO PROFA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Os alunos do Ciclo I da EE Profª. Maria da Conceição Querido, através do Projeto "Escola em Cena", foram contemplados para assistirem ao espetáculo infantil "Fazenda de  Papel" apresentado pelo grupo Cia da Tribo, com abordagem do tema "catadores de papel" que artisticamente representou o modo de vida destes seres humanos. Os alunos entenderam que fazem de suas carroças e da rua o local e a condição de viver. Os educandos fizeram colocações que além da arte de transformar papelão em cenários, personagens e ..., momentos lúdicos destes cidadãos, a mensagem trouxe como pano de fundo, a luta pela sobrevivência, o que afastou os personagens de suas raízes culturais para fugir da miséria. Avaliaram que a peça apresentou uma história de vida triste, o que oportunizou uma Roda de Conversa sobre a diversidade de contextos sócio-econômico-cultural, como fator de decisão de qualidade de vida. Foi um momento que mexeu com o senso crítico dos alunos.


Dia: 19/11/2014
Nome: Angélica dos Santos Colletto
Origem: SUL 2 - JOAO DE DEUS CARDOSO DE MELLO
Atividade: Professor
Comentário: Foi otima a experiência de ter ido ao SESC Santo Amaro para ver a peça de teatro, no dia tinham muitas escolas com alunos deficiêntes, e podemos ver que se emocionaram com o espetáculo.... As crianças adoraram, para alguns foi a primeira vez que foram ao teatro e relataram que querem ir de novo.

Dia: 18/11/2014
Nome: Alessandro Rodrigues
Origem: SOROCABA - GUALBERTO MOREIRA DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia 21/08, alunos do terceiro ano do ensino médio, noturno, assistiram ao espetáculo de danças folclóricas brasileiras, do grupo SOMA, no Sesc Sorocaba.
Duas jovens bailarinas alternavam coreografias e figurinos de danças regionais brasileiras e compunham figuras e personagens, recriando cenas e coreografias.
Ao final da apresentação as bailarinas voltaram ao palco para uma conversa com o publico onde esclareceram sobre sua formação e experiências na área artística.
As bailarinas se conheceram e se formaram na escola e centro de pesquisa "Brincante", do pesquisador e bailarino folclórico Antônio de Nobrega.

Dia: 13/11/2014
Nome: Patrícia Maria de Almeida
Origem: SUL 1 - ASSIS CHATEAUBRIAND
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 7 de outubro de 2014, os alunos do 1°ano D, da professora Emília tiveram a oportunidade de visitar o Teatro no Sesc Vila Mariana para assistirem a peça em cartaz "Vovó Rock and Roll". Os alunos e professores responsáveis foram bem recepcionados e orientados pelos monitores do local. Os nossos alunos recontaram a história, mencionando que se tratava de uma menina que tinha uma avó roqueira. Era uma vó moderna e diferente que não fazia bolo nem usava óculos e no seu armário só tinha roupas jeans, guitarras e cds de músicas de estilo rock'n roll. A vovó era uma velhinha muito moderna, diziam as crianças. As professoras relataram que as crianças interagiram bem com os atores da peça respondendo todas as perguntas. Quanto a  participação dos alunos foi ótima e eles gostaram muito. A visita neste local, proporcionou aos nossos alunos uma oportunidade de vivenciar momentos de alegria e de enriquecimento cultural. Nós, professores agradecemos a oportunidade e parabenizamos a iniciativa do programa.


Dia: 13/11/2014
Nome: Ana Lúcia da S. Fonseca
Origem: MARILIA - EMICO MATSUMOTO GEOGRAFA
Atividade: Professor
Comentário: Alunos e professores da EE Bairro Nova Marília, escola integral de ensino Fundamental, localizada em Marília, gostaríamos de compartilhar a aula visita realizada no Museu de Paleontologia. Os alunos assistiram vídeos e conheceram a diversidade de répteis e dinossauros que habitaram essa região a milhões de anos atrás. A turma contemplada foi o 6º ano A. 

Dia: 12/11/2014
Nome: Jefferson Douglas de Mello
Origem: LINS - VALDOMIRO SILVEIRA
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos fizeram um projeto em Designer Artístico em uma exposição diferenciada de artes com o tema sólidos e líquidos. Em seguida assistiram um espetáculo de teatro de comédia/drama com o tema "A mulher peixe". Uma excelente experiência tanto para o professor quanto para os alunos.

Dia: 12/11/2014
Nome: Luciana Aparecida Ribeiro Ujimori
Origem: LINS - VALDOMIRO SILVEIRA
Atividade: Professor
Comentário: Foi muito boa a experiencia,os alunos tiveram uma experiencia muito boa, as oficinas tanto a de espuma como a de tinta natural foram ótimas......

Dia: 06/11/2014
Nome: Marli Cristina Valim do Amaral
Origem: JOSE BONIFACIO - FIDELIS PADRE
Atividade: Professor
Comentário: No dia 10 de outubro de 2014, os alunos dos 6º anos da EE Padre Fidélis tiveram a oportunidade de assistir a Peça "O Voo do Menino" com a Companhia da Casa Amarela.
A Peça fala sobre a vida do grande inventor Santos Dumont, e suas invenções. Com a Peça ficaram sabendo muito sobre todas essas invenções, se interessaram muito pela vida do mesmo e interagiram com os atores no final, fazendo-lhes perguntas pertinentes a vida dele e ficaram felizes em saber que Santos Dumont não se ateve em inventar somente aviões mas também o chuveiro, o ultraleve, o relógio de pulso etc...
Foi uma experiência cultural que os enriqueceu muito em todos os sentidos, ficaram encantados ao ver que estavam em um teatro. Agora estamos acabando de montar nosso livro da biografia, vida, invenções e dobraduras do 14 BIS que em breve postarei para todos.  Gostaria de agradecer a coordenação e a direção por proporcionar aos nossos alunos esse dia de cultura, aprendizado e alegria.

Dia: 06/11/2014
Nome: Juliana Eliza Viana
Origem: JACAREI - ALCINA MORAES SALLES PROFA
Atividade: Professor
Comentário:

        Os alunos que visitaram a exposição Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado,  no SESC Taubaté foram das turmas dos 7º anos (A, B, C) e 7ª séries (A, B, C). As visitas ocorreram nos dias 02 e 03 de setembro de 2014, com monitoria das professoras de História, Arte e Língua Portuguesa.

            Antes da visita, os alunos puderam conhecer um pouco da biografia do fotógrafo e de seu mais novo trabalho. Também foram informados sobre a apreciação das obras, em específico as que retratam o Brasil para, posteriormente, em sala de aula, revisitar tais fotografias e produzirem um relatório.

            Os alunos mostraram-se muito ansiosos. Durante o percurso os alunos receberam lanche e puderam prestigiar o caminho divertindo-se muito. Ao chegarem no local ficaram vislumbrados com o ambiente do SESC. Na exposição demonstraram curiosidade e admiração pelo trabalho do fotógrafo. Muitas dúvidas foram tiradas pelos monitores que auxiliavam prontamente.

            Os momentos de maiores impactos foram às imagens da África e do Pantanal.  Os alunos puderam tirar fotos e saber um pouco mais como foi realizada e organizada a exposição.

            Por fim, salientamos que tais visitas são de extrema importância para o conhecimento de nossos alunos englobando a cultura tão rica que esses eventos trazem.


Dia: 03/11/2014
Nome: Telma Lopes Monteiro
Origem: GUARULHOS NORTE - VALDIVINO DE CASTRO PEREIRA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Visita ao Sesc  Santana - EE Valdivino de Castro Pereira - DE Guarulhos Norte - Dia 30/09/2014 - 5ª e 7ª série Ensino Fundamental - Professores Allan e Valdenice

Fomos bem recepcionados ao chegar ao teatro. O espetáculo permitiu uma interação bem positiva. A peça “Operilda na Orquestra Amazônica” abordou de maneira lúdica os primórdios da música erudita no Brasil. É de extrema importância atividades como esta em nosso currículo, pois a ideia de proporcionar teatro, música e arte em si, permite ao educando a inserção em algo que muitos não conhecem ainda.

Dia: 30/10/2014
Nome: Patrícia Cristina de Oliveira
Origem: ARACATUBA - AIMONE SALA PROF
Atividade: Professor
Comentário: No dia 02/09/2014 os alunos do 6 ano B, conheceram o DAEP (Departamento de Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), no qual tiveram a oportunidade de conhecer também a diversidade de trabalhos realizados pelo departamento. A atividade foi de grande fundamentação já que permitiu aos alunos fazer uma extensão entre o conteúdo da sala de aula e o ambiente real onde ocorre os processos. Levando grande conhecimento geral sobre o assunto.

Dia: 21/10/2014
Nome: Maurício Fonseca Pontes
Origem: ARACATUBA - JOSE AUGUSTO LOPES BORGES PROF
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:  No dia 07/10/2014, os alunos dos 2º anos A, B e C do Ensino Médio diurno, foram agraciados com o espetáculo " A Quatro Vozes". No início do trabalho ficamos apreensivos com a apreciação do espetáculo, pois eram músicas que não permeavam o universo dos nossos alunos. O trabalho foi iniciado na sala de aula com a apresentação dos gêneros musicais que acompanharam a história do nosso país. Para surpresa dos professores, um número considerado de alunos conhecia os gêneros trabalhados. A apresentação do grupo, foi considerada pelos alunos como "mágica", a forma como foi trabalhada as músicas encantou os nossos adolescentes, percebemos a importância da arte na vida, e como ela possui a possibilidade de tocar.

" Foi muito interessante, superou minhas expectativas. Eu amei conhecer mais sobre a nossa cultura, sobre o nosso povo, algo que eu não vou esquecer. O trabalho dessas pessoas é muito bonito. Eu gostei bastante! "         Carolyne Silva 2º B


E depois de alimentar a alma os alunos alimentaram o corpo!


Dia: 10/06/2014
Nome: Célia Cristina Pires
Origem: GUARATINGUETA - REGINA BARTELEGA DA CUNHA M JUNQUEIRA ORTIZ MONTEIRO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos da EJA usufruíram de uma oportunidade rara, indo ao SESC  em Taubaté, onde assistiram a um espetáculo de dança, observaram os movimentos do corpo e seus diferentes significados. O questionamento sobre o que foi visto, justificou a importância cultural que marcou suas vidas com este  evento.

Lorena,10 de Junho de 2014.

Dia: 04/06/2014
Nome: Carmen Regina Gervone
Origem: CENTRO OESTE - GUILHERME KUHLMANN
Atividade: Professor
Comentário: No dia 20/05/2014 profa. Carmen e profa. Sonia, foram ao teatro do SESC Osasco. Estavamos com duas classes de 3º e 4º ano.  Assistimos a peça Família Suja. Os alunos adoraram e puderam interagir em alguns momentos com os autores. Foi uma experiência muito importante e agradável para o desenvolvimento cultural dos alunos.

Dia: 30/05/2014
Nome: Célia Gonçalves
Origem: CAMPINAS LESTE - ARTUR SEGURADO
Atividade: Professor
Comentário: A atividade Cultural realizada no dia 06/05 no Teatro do Sesc com a peça "Água até o nariz" foi bastante interessante, dinâmica e criativa. As crianças entenderam melhor a questão da água no nosso planeta e esse bem precioso que temos. 
Se não cuidarmos direitinho corremos o risco de ficar sem ela.

Dia: 28/05/2014
Nome: Deusa Helena Rodrigues Vieira
Origem: CAMPINAS LESTE - ARTUR SEGURADO
Atividade: Professor
Comentário:

Após assistirmos a peça teatral "Água até o nariz", os alunos responderam de maneira gratificante e satisfatória sobre o conteúdo apresentado.
Segundo os alunos a peça nos transmitiu vários ensinamentos como: amor ao próximo, amizades e metas para serem alcançadas. Nos ensinou o valor da família, da casa e do nosso cotidiano.
Transmitiu também que não devemos ser egoístas e pensar no próximo.


Dia: 28/05/2014
Nome: Vera Apparecida da Cruz Arut
Origem: LINS - AFONSO PENA PRESIDENTE
Atividade: Professor
Comentário: O espetáculo "No Balanço da Peneira", foi uma oportunidade única de nossos alunos vivenciarem as músicas de raiz brasileira. O grupo é fantástico, conseguindo a interação de toda a plateia.
Todos ficaram encantados com a apresentação e voltaram entusiasmados e com a expectativa de assistir a novos espetáculos.

Dia: 27/05/2014
Nome: Nilda de Araujo Gamaliel
Origem: GUARULHOS NORTE - GLAUBER ROCHA
Atividade: Professor
Comentário: Peça: "A Última Notícia": Aprendizado muito grande para as crianças que através da apresentação dos atores, conseguiram interpretar a história do pai que procurava o filho.


Dia: 23/05/2014
Nome: JUCELI APARECIDA BONANI
Origem: SAO CARLOS - JOSE FERREIRA DA SILVA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Nossa visita ao SESC São Carlos com os alunos da 8° série do Ensino Fundamental e foi muito boa, pois, os alunos puderam assistir a uma peça teatral “Fabrica de Brinquedos”. Os alunos brincando vivenciaram movimentos físicos, como o movimento de um ventilador que foi usado para segurar uma bola em forma de globo terrestre nas alturas, os movimentos sincronizados da bailarina e o preparo físico do palhaço para segurar a bailarina com um braço.  A aprendizagem aconteceu de forma dinâmica e divertida, todos prestaram muita atenção. Estas visitas dentro do projeto Cultura e Currículo proporciona a vivência de momentos inesquecíveis aos alunos. Muitos deles só irão vivenciar se for com a escola. Nestas oportunidades avaliamos o que os alunos sabem e ampliamos seu mundo. Esta experiência trouxe para a professora de Língua Portuguesa uma oportunidade de trabalhar em sala com vários tipos de gêneros textuais, uma vez que na apresentação o artista falava ou recitava trechos diferentes, também nas aulas de arte os alunos irão desenvolver objetos feitos com reciclagem. 


Dia: 23/05/2014
Nome: Valquíria Gonçalves Taraio Botelho Pires
Origem: -
Atividade: Professor
Comentário: A presença da Arte Cênica no currículo das escolas é muito relevante para a formação cultural dos alunos, necessita de apropriação como instrumento de comunicação, leitura e compreensão da realidade humana.Todos os alunos participaram e se apropriaram da mensagem transmitida pela peça o Gigante Egoísta validado em sala de aula na roda de conversa e na atividade desenvolvida (Desenhos e frases). Perceberam que o teatro envolve além da encenação dos atores outros elementos como cenário, figurino, maquiagem, objetos de cena, luz e som,(espaço cênico) que compõem a linguagem teatral. O teatro é uma arte que integra várias experiências considerado importante no aspecto da inteligência humana para potencializar a capacidade de resolução de problema, seu objetivo é o domínio, a fluência e a compreensão estética das complexas formas humanas de expressão que movimentam processor afetivo, cognitivos e psicomotores.

Dia: 22/05/2014
Nome: Katia Guimaraes
Origem: CAMPINAS LESTE - ARTUR SEGURADO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 7/05/2014, fomos ao teatro Sesc Campinas e assistimos a peça "Água até o Nariz". Os alunos adoraram o espetáculo e puderam interagir em alguns momentos com os autores. Foi uma experiência muito importante e agradável para o desenvolvimento cultural dos alunos.

Dia: 22/05/2014
Nome: Regiane Tavares Pena da Silva
Origem: MAUA - NEUSA DE FATIMA MARIN BERNARDI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Visitamos o Teatro São Caetano e assistimos a peça teatral: A Princesa e o Dragão. Muito animada, criativa e interativa, com atores versáteis que além de apresentarem a peça com fantoches e bonecos de vara, cantavam, dançavam e tocavam instrumentos musicais incomuns no cotidiano das crianças, tais como: o bandolim e o acordeon, juntamente com nosso mais conhecido e comum violino. As crianças ficaram encantadas com todos os recursos utilizados na apresentação e principalmente com sua interação na peça. Basta agora partirmos para o estudo sobre a historia do Teatro de Vara (pois já estudamos a história do Teatro e sua origem) e também criarmos nossa história. Depois desta importante vivência não nos falta inspiração!!! Obrigada!!!

Dia: 16/05/2014
Nome: Regiane Eliziário dos Santos
Origem: RIBEIRAO PRETO - ROSANGELA BASILE PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:      Os alunos foram ao Sesc assistir a  peça teatral: A Bruxinha. Eles ficaram felizes e envolvidos com a história. O incentivo à cultura é muito importante. Esses momentos precisam acontecer mais vezes. Alguns alunos, só tem acesso à cultura através desses momentos que a escola proporciona.  

Dia: 15/05/2014
Nome: Gisleine Ribeiro de Amorim
Origem: SUZANO - OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 08/05/2014 as 20:30hs os alunos do Ensino médio, visitaram o Sesc Belenzinho para assistir a peça teatral Sambas Imortais para todos os dias. Foi uma experiência muito agradável, onde os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a peça que além de teatral era musical. Cantaram musicas em forma de crônica, muita alegria e ouviram musicas dos compositores Moreira da Silva, Noel Rosa, Wilson Batista, Chico Buarque e muitos outros, através da Cia Tijolo. Os alunos tiveram uma noite de muita Cultura e aprendizado e todos sairam bastante satisfeitos.

Dia: 07/05/2014
Nome: Simone Andriotti Pereira
Origem: PIRASSUNUNGA - MARIO AVESANI PREFEITO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: A apreciação do espetáculo foi muito produtiva do ponto de vista cultural. Todos os alunos da turma nunca tinham ido ao teatro e esse primeiro contato com o ambiente foi muito empolgante por parte de todos, uma vez que os alunos já sabiam sobre a peça.
A experiência foi muito gratificante para todos.

Dia: 06/05/2014
Nome: ERMI MIRANDA DOURADO
Origem: BIRIGUI - OLIVIA ANGELA FURLANI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

No primeiro momento, foi trabalhado e sala de aula a sinopse do espetáculo "O MENINO POR TRÁS DAS NUVENS".

A peça foi muito educativa, o tempo de duração foi adequada com um conteúdo bem elaborado e de fácil entendimento para o público (aluno).

Muitos alunos nunca tinham ido ao Teatro, experiência significativa. Houve muita expectativa antes e durante a apresentação da peça. Durante o retorno à escola,  os alunos socializaram a história, o figurino, o cenário, a musicalidade...

Para o fechamento da atividade, os alunos produzirão um texto com ilustração sobre a peça.

 


Dia: 10/12/2013
Nome: Adriana Goes Tabain Kole
Origem: LESTE 5 -
Atividade: Professor
Comentário: No dia 24/9/2013 os alunos EE Cesar Marengo foram ao SESC São Caetano. Assistimos a uma peça teatral de marionetes. A experiência foi muito importante para o desenvolvimento, aprimoramento e conhecimento de novos lugares de cultura.
É importante que novas propostas com estes objetivos sejam oferecidas.   

Dia: 06/12/2013
Nome: Priscila Gonçalves Frango dos Santos
Origem: LESTE 5 - ERASMO BRAGA
Atividade: Professor
Comentário: A minha turma gostou do Trenzinho Vila Lobos no Sesc Bom Retiro. Contou a história da infância de Heitor Vila Lobos, isto é, a bibliografia dele.

Dia: 06/12/2013
Nome: Elza Aparecida de Lima
Origem: LESTE 5 - ERASMO BRAGA
Atividade: Professor
Comentário: A garotada gostou muito, pois foi um teatro interativo. Fizeram várias perguntas, mas como é distante, o horário de entrada dos alunos na unidade escolar é 13h30 chegamos lá já tinha começado, perdemos uma parte, isto foi muito chato. Começava as 14h00 em meia hora com o trânsito em São Paulo era impossível chegar no local.

Dia: 06/12/2013
Nome: Celia aparecida da Silva Campigli
Origem: LESTE 5 - ERASMO BRAGA
Atividade: Professor
Comentário: De acordo com o espetáculo Volta ao Mundo em 80 Dias, os alunos gostaram muito, pois os bonecos eram divertidos. Muitos ainda não tinham assistido nenhum teatro, portanto, foi uma oportunidade para conhecer e se divertir.

Dia: 06/12/2013
Nome: Maria de Fatima Passarelo da Silva
Origem: LESTE 5 - ERASMO BRAGA
Atividade: Professor
Comentário: A peça "A volta ao Mundo em 80 dias" foi interessante, pois as crianças comentaram que gostaram por ser apresentados através de bonecos manipulados. Esse tipo de espetáculo foi diferente e divertido para os alunos.

E.E.Erasmo Braga.
Diretoria Leste 5

Dia: 06/12/2013
Nome: MARGARIDA R. DOS ANJOS FONSECA
Origem: NORTE 1 - CLODOMIRO CARNEIRO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Nossa visita ao SESC SESC BELENZINHO foi muito interessante e trouxe aos nossos alunos um leque de conhecimento e experiencia teatral diferenciada que muitos não teriam a oportunidade de conhecer. Culturalmente enriqueceu muito nossos alunos.

Dia: 06/12/2013
Nome: Elisandra Sena
Origem: CARAPICUIBA - PEQUENO COTOLENGO DE DOM ORIONI
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Fomos com os alunos assistir ao espetáculo no Sesc Vila Mariana, chamado "Som de Garagem", no dia 30 de outubro, com alunos do Ensino Fundamental. Tanto os alunos como os professores adoraram a apresentação e o atendimento.

Dia: 03/12/2013
Nome: Cristiana da Silva Mendes
Origem: SUL 2 - ARNALDO LAURINDO PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

Nosso colégio teve a honra de participar do Programa Cultura é Currículo em setembro, assistimos um excelente espetáculo teatral que contou a trajetória da vida Luiz Gonzaga através de seu repertório musical.

Assim que chegamos ao SESC Interlagos fomos conduzidos para o local onde iriamos em seguida assistir ao "musical". Todos os alunos lancharam antes de entrarem no teatro e durante a peça percebi que muitos se emocionaram com a história contada.  Na volta, dentro do ônibus, cantarolavam as músicas que ouviram durante o espetáculo.

Foi uma experiência riquíssima que integrou nossos alunos com a cultura popular regional, que depois foi trabalhada em aula através da literatura de cordel.




Dia: 30/11/2013
Nome: Yumi Kodama
Origem: CENTRO OESTE - RUI BLOEM
Atividade: Professor
Comentário: Eu e o prof. Fábio levamos uma turma do primeiro do Ensino Médio para o Memorial da America Latina para prestigiarem a peça "O Homem, a besta e a virtude", comédia do italiano Luigi Pirandello, encenada pela atriz Deborah Duboc, Gabriel Miziara e elenco. Uma comédia de costumes muito atual, onde a moral é questionada, o falso moralismo, a hipocrisia são questionados.
Momentos de interação com alunos. Uma novidade para muitos alunos que nunca foram a um teatro. Excelente apresentação, agradou a todos. No retorno à escola fizemos alguns debates a respeito da moral da época, século XIX, e tão atual no dias de hoje. Valeu a pena ter assistido. Os alunos foram no final de abril de 2013.

Dia: 30/11/2013
Nome: Telma Lopes Monteiro
Origem: GUARULHOS NORTE - VALDIVINO DE CASTRO PEREIRA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

VISITACULTURAL AO SESC POMPÉIA - Dia 01/OUTUBRO/2013 TARDE

8ªsA, B e C do Ensino fundamental – Professores Fabrício Tuzi de Oliveira e GleidsonAlan de Melo

No dia um de outubro de dois mil e treze, patrocinados pelo Projeto Cultura é Currículo, os alunos da EE Valdivino de Castro Pereira visitaram o SESC Pompéia para assistir ao espetáculo Hip Hop com Erudito dá Samba. Nesse espetáculo o hip hop do rappers Rashid e Lurdez da Luz se encontra com o erudito da Orquestra Metropolitana, em um show que promove um intercâmbio entre esses dois gêneros musicais. Um maestro, uma orquestra com 38 músicos, um coro com 16 vozes, dois rappers, um DJ e um grafiteiro formam esse ótimo projeto, em um espetáculo que une o universo popular ao mundo erudito, dando origem ao projeto Hip Hop com Erudito dá Samba. Fomos bem recebidos pelos monitores do SESC que nos orientaram sobre o espetáculo e as demais atividades que estavam ali disponíveis. As acomodações do teatro eram excelentes e fomos recebidos de maneira adequada, os alunos aprovaram as instalações do SESC. Quanto ao espetáculo, os alunos ficaram eufóricos com a mistura da cultura Hip Hop, que já faz parte do dia-a-dia da maioria dos alunos, com o som de uma orquestra, algo que não faz parte do gosto musical de muitos deles. A oportunidade que nossos alunos tiveram de acompanhar um espetáculo cultural tão rico e tão bem feito é única e enriquecedora, esperamos ter mais oportunidades como esta!


Dia: 29/11/2013
Nome: Claudia Maria Graziuso
Origem: DIADEMA - CLAUDIO ABRAMO
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do quarto ano C assistiram a uma peça infantil no SESC Santo André. Tratava-se de uma releitura infantil da obra "Rei Lear" de Shakespeare. A peça teve uma "linguagem" acessível para as crianças, mantendo a essência da obra original.
Os alunos gostaram muito do espetáculo e tiveram um bom entendimento da obra.
Tudo transcorreu de forma muito organizada, tendo sido muito proveitoso para todos.

Dia: 29/11/2013
Nome: Sonia Regina Fernandes Teixeira
Origem: DIADEMA - CLAUDIO ABRAMO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 03/10/2013 os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de assistir a peça "Memórias de um caramujo", no SESC Santo André".
Os alunos gostaram muito, puderam interagir com os atores durante e após o espetáculo, e  ampliaram seus conhecimentos sobre instrumentos músicais.

Dia: 29/11/2013
Nome: Lídia dos Santos Batissaldo
Origem: DIADEMA - CLAUDIO ABRAMO
Atividade: Professor
Comentário:         Nossa turma pode assistir a apresentação de Teatro "POR UM FIO" no SESC SÃO CAETANO.
        Como era a primeira vez para a grande maioria dos alunos, pude ver em cada olhar a magia que esses lugares de aprender proporcionam, desde a entrada no ônibus, o lanche com a turma, a entrada em um Teatro, a apresentação e a conversa pós apresentação com a participação das crianças... Minha turma amou a experiência.
        São momentos assim que marcam a vida de um aluno, quero continuar proporcionando momentos como esses, mágicos de aprender...
        Obrigada !
Prof. Lídia Batissaldo




Dia: 28/11/2013
Nome: Rosimeire Reis
Origem: LESTE 1 - FILOMENA MATARAZZO CONDESSA
Atividade: Professor
Comentário: Fomos ao SESC Belenzinho e o atendimento foi excelente. Os monitores conversaram bastante com os alunos  sobre o SESC e também prepararam antecipadamente o assunto da peça de teatro.
O espetáculo tem questionamentos juvenis sobre a escola. O que chamou atenção foram alguns alunos no palco fazendo parte da peça, deixando o momento bem interativo. Gostaria de mais oportunidades para levar aos alunos em situações interativas e culturais .

Profª Rosimeire
 

Dia: 27/11/2013
Nome: Fabiana da Costa Farias Pires
Origem: SAO VICENTE - ABRAHAO JACOB LAFER DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 3º ano foram ao teatro do Sesc de Santos apreciar a peça teatral "Donzela Guerreira". É um espetáculo que envolve a linguagem corporal, musical e teatral, além de abordar um tema visto em várias obras literárias, como em Tiadorim de Grandes Sertões Veredas e Mulan. Os alunos identificaram esses personagens e se encantaram com o espaço teatral, o cenário, o figurino, etc. Este evento ocorreu no dia 25 de outubro.

Dia: 27/11/2013
Nome: Silbete Barbosa da Silva
Origem: JACAREI - MARIA ISABEL NEVES BASTOS PROFA
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 6º ano, foram assistir à produção teatral "João e o Pé de Feijão". O espetáculo foi muito interessante haja vista a interação dos alunos. Ao retornar à sala de aula, a professora utilizou a release do texto em leitura compartilhada,  e fez uma reflexão sobre o texto apresentado e todos os elementos que compõem uma Peça Teatral, observando: figurino, cenário, iluminação, plateia e relatórios feitos pelos alunos.

Dia: 25/11/2013
Nome: Vagner Procopio Rodrigues
Origem: GUARULHOS NORTE - JOSE BENEDITO FERREIRA PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

O projeto Hip-hop com erudito da samba, apresentou um repertório de músicas que mesclavam o rap com a música instrumental erudita. O Projeto foi muito proveitoso, proporcionado a todos os alunos e aos professores a oportunidade de conferir um trabalho que envolve uma forma diferenciada de fazer música, e uma forte interação com os artistas que produziram o espetáculo. Muito bom, recomendo a todos que assistam porque é um espetáculo muito interessante.  


Dia: 22/11/2013
Nome: Sonia Sitta
Origem: PIRASSUNUNGA - VICENTE CASALE PADOVANI PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Participar efetivamente da peça teatral "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", trouxe a oportunidade dos educandos participarem de uma viagem mais longa a Araras- São Carlos e conhecer o Sesc. Os alunos interagiram com pessoas que não são de seu cotidiano e essa vivência jamais será esquecida.
Os professores já haviam trabalhado em sala de aula o livro referente ao tema, o que levou os alunos a assistirem a peça com mais atenção, concentração e torcer para que fosse possível ultrapassar as diferenças e juntar naturalmente as diferentes raças.
Na socialização posterior, em sala de aula, percebemos com que naturalidade os educandos entenderam e gostaram da apresentação, percebendo que o acontecimento mais importante da peça foi o desenrolar da paixão entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.


Dia: 21/11/2013
Nome: Luciana Alves de Moura
Origem: TAUBATE - MONTEIRO LOBATO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 28 de agosto levei meus alunos para assistir a peça teatral intitulada "Cartas do Paraíso". O enredo trata da viagem de descoberta do nosso rico país; as imagens, a atuação e a intertextualidade despertou em meus alunos a vontade de conhecer e analisar a carta que é nosso documento de identidade, a carta de Pero Vaz Caminha. Foi uma experiência incrível para os alunos.
Obrigada!





Dia: 21/11/2013
Nome: Márcia Regina Scacalossi Athayde
Origem: BIRIGUI - OSWALDO JANUZZI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos gostaram do espetáculo e os artistas foram envolventes na apresentação. O e4spetáculo oportunizou uma troca de experiência significativa para o aprendizado.

Dia: 17/11/2013
Nome: Vera Lúcia Valadão de Mello Santos
Origem: JACAREI - ALCINA MORAES SALLES PROFA
Atividade: Professor
Comentário:

Estivemos no dia 12/11/2013, com a 8ª série (9ºano) A, da EE. Profª. Alcina Moraes Salles para  as comemorações da Bienal de Arte com o tema“ 30 x BIENAL, transformação da arte brasileira da 1ª a 30ª edição” em SãoPaulo. Levamos 21 alunos devidamente autorizados por seus responsáveis para apreciar a mostra que trata da trajetória de todas as exposições desde 1951 até a última realizada o ano passado (2012). Chegamos às 13h e 30 e fomos prontamente recebidos por um representante do evento com colaboração de vários monitores que se empenharam em preparar nossos alunos demonstrando bom preparo para tal função. Os alunos foram previamente informados sobre o tema da visita e como deveriam proceder quanto às informações recebidas. A turma foi dividida em dois grupos onde receberam informações históricas das obras, seus autores, suas ideias e os seus oponentes. Os monitores, também de maneira objetiva e com linguagem clara deixaram os alunos à vontade para questionar e colocar suas impressões sobre o que estavam presenciando. Em determinado momento da visita, os monitores deram informações bem interessantes sobre operfil dos autores e a linha histórica da arte de um modo geral contada na exposição. Os alunos trouxeram cartões das obras mais observadas e das instalações para desenvolver uma análise mais específica através de pesquisas e também para preparar material e organizar uma pequena exposição com seus trabalhos. Os alunos também puderam registrar todo o passeio para elaboração de um artigo de opinião que será desenvolvido com a professora de Língua Portuguesa e Educação Física sobre as impressões coletadas durante todo o evento. Todos adoraram a visita que não registrou nenhum contratempo.        Os alunos retornaram a escola muito felizes, principalmente com a estrutura montada, desde a organização do ônibus, lanche e principalmente ao local escolhido e se comportaram de maneira impecável merecendo elogios dos responsáveis pela exposição. Tudo saiu de acordo com o previsto pelos  responsáveisdo evento. As professoras Débora R. Cavalheiro e Vera Valadão acompanharam os alunos e também só tiveram observações positivas sobre o evento. Posteriormente as professoras utilizarão das informações e do material trazido pelos alunos para realizar trabalhos relacionados.


Dia: 14/11/2013
Nome: Sofia Dal Pino Baricelli Duarte
Origem: SANTO ANDRE - ODNEI MARIA MARTINS SANTURBANO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 29.10.13, o grupo de alunos do 6º ano da nossa escola teve a oportunidade de visitar o Centro Cultural São Paulo.
Participaram de um teatro ao ar livre, onde eles interagiam com os personagens em um espetáculo circense.
A visitação foi bastante significativa para as crianças.



Dia: 30/10/2013
Nome: Emanuela Soraya Sobrinho
Origem: BIRIGUI - STELIO MACHADO LOUREIRO PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Os alunos da suplência do 2º Termo noturno ficaram emocionados em saber que foram escolhidos para assistir o espetáculo "Medo Pequeno", no Teatro Castro Alves, em Araçatuba. Para alguns alunos foi a primeiravez que entraram em um teatro. Um dos professores que acompanhou a turma ao teatro foi a professora de arte, juntamente, com o professor de história. Os discentes ao chegarem fizeram comentários que estavam emocionados com o espetáculo. Os professores em sala de aula fizeram uma roda da conversa sobre a ida ao teatro e sobre o contexto da peça. Agradecemos por ter lembrado da suplência e acredito que os meus alunos do 2ºtermo jamais esqueceram. Obrigada por esta visita gratificante.                           


Dia: 30/10/2013
Nome: ADÉLIA APARECIDA NASSIF CRESTANI
Origem: JOSE BONIFACIO - ARISTIDES PEREIRA FILHO PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos da 2ª e 3ª série do ensino médio tiveram  a oportunidade de conhecer e ouvir trechos de obras de música erudita e explicações técnicas de instrumentos, como: violino, aboé, trompete, flauta entre outros. Os alunos também tiveram a oportunidade de se familiarizar com a música clássica e seus expoentes. Foi uma experiência muito importante para nossos jovens que até então nunca tinham ido a um concerto musical.

Dia: 30/10/2013
Nome: Emanuela Soraya Sobrinho
Origem: BIRIGUI - STELIO MACHADO LOUREIRO PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Nossa escola foi privilegiada com uma visita ao Teatro Castro Alves em Araçatuba, que nos deu o prazer de assistir ao espetáculo O Príncipe do Espanto. Despertou nos alunos um interesse surpreendente e emocionante, eles ficaram encantados com o espetáculo. Em alguns momentos os alunos e mesmo os professores se viram chorando pela emoção da peça. Fazendo os alunos repensarem os valores. Agradecemos por nos ter proporcionado este enriquecedor momento. Obrigada.

Dia: 24/10/2013
Nome: Patrícia Maria de Almeida
Origem: SUL 1 - ASSIS CHATEAUBRIAND
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Relatório do Sesc Santo Amaro, dia 22/10/2013.

Ao chegar ao Sesc de Santo Amaro, fomos recepcionados muito bem pelos funcionários que também nos mostraram os espaços físicos do ambienta a ser visitado.
Melância e coco verde se tratava de uma peça de teatro infantil em que retrata o cotidiano de uma escola onde dois alunos eram apaixonados (Bia e PC) que tinham características diferentes, por isso tinham o apelido de Melância e Coco Verde. A trama da peça era sobre a perda de um diário e com as lagrimas houve uma inundação em que apareceram peixes, tubarão etc.
Houve interação com os atores com trocas de informações e Blog.
Foram 17 alunos com motorista bem humorado. Chegada ao Sesc na hora exata, disponibilidade dos guias em mostrar obra realizada em mosaico.
Tiveram um lanche maravilhoso que a escola preparou aos alunos e todos amaram tudo. Relato das professoras Zenaide e Couto.

Dia: 23/10/2013
Nome: Samarone Leonardo Francelino
Origem: ITAPEVI - MARIO JOAQUIM ESCOBAR DE ANDRADE
Atividade: Professor
Comentário: No dia 23/10, visitamos SESC Bom Retiro com os alunos do 1° EM. Houve uma apresentação de dança (balé contemporâneo e hip hop), com o grupo TF Style. A apresentação recebeu o nome "TEMPO". Foi coreografada com o intuito de mostrar, através da dança, a passagem do tempo, infância, adolescência e a correria do dia a dia. Foi um lindo espetáculo e os alunos adoraram. Ao final, os bailarinos se propuseram a responder algumas perguntas e a interação fez com que os alunos apreciassem ainda mais o espetáculo. Muito proveitoso, por sinal!

Dia: 19/10/2013
Nome: Liamar Gomes
Origem: JOSE BONIFACIO -
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Peça Teatral: “Vida de Carmem Miranda”

No 1º semestre, estivemos com os alunos do 9º ano da Escola Estadual João Portugal,  Tanabi - SP, visitando o SESC de São José do Rio Preto. Os alunos assistiram a peça de teatro “Vida de Carmem Miranda”. Por se tratar de uma escola com alunos de bairros periféricos, muitos alunos não conheciam um teatro e nunca tinham assistido a uma peça teatral.

Os alunos adoraram a visita cultural, pois além de se alimentar culturalmente, tiveram a oportunidade de lanchar.

Os alunos ficaram gratos por esta oportunidade e se comportaram de maneira impecável.

Cultura é sempre bem vinda!


Dia: 18/10/2013
Nome: fabiana silva de queiroz
Origem: GUARULHOS SUL - MARIO NAKATA PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Nossa escola foi assistir a uma apresentação musical do grupo "Filarmônica de Pasárgada", que possui músicas que retratam o cotidiano dos jovens como: relacionamento amoroso, realidade social, diferenças culturais, etc. Nossos alunos adoraram a apresentação e participaram dos debates realizados trazendo toda a experiência adquirida na visita, para os demais colegas que não puderam ir. Esse tipo de atividade é muito gratificante, pois proporciona aos alunos uma visão diferenciada do seu universo.

Dia: 17/10/2013
Nome: Valeria Duarte Del Cacho
Origem: SUL 1 - MIGUEL ARRAES GOVERNADOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 16 de outubro, os alunos do 1º ano E, assistiram à peça teatral "Coco Verde e Melancia", cujo argumento gira em torno da amizade, do amor e do poder da imaginação. Tal apresentação proporcionou aos alunos a ampliação de conhecimento, possibilitou maior socialização do grupo, enriqueceu o aprendizado e mostrou as responsabilidades da criança no início da vida escolar. Foi uma atividade que agradou a todos eles.


Dia: 17/10/2013
Nome: Leonice Gomes da Silveira
Origem: JOSE BONIFACIO - FIDELIS PADRE
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Os alunos da EE Padre Fidélis da Cidade de Tanabi - SP - DE  José Bonifácio,  visitaram  o SESC de São José do Rio Preto, para assistirem  a peça de Teatro "A Sombra" uma comédia circense, os alunos do Ensino Fundamental e Médio vivenciaram e interagiram com os atores durante a apresentação teatral e ao final puderam participar de um debate e brincadeiras.


Dia: 09/10/2013
Nome: derli escudeiro godoy
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - IDALINA MACEDO COSTA SODRE DONA
Atividade: Professor
Comentário: Levar os alunos do sexto ano do ensino fundamental para assistir "O Príncipe da Dinamarca", foi um desafio. Desenvolvemos um trabalho em parceria Arte e Português e o retorno foi muito positivo. Os alunos gostaram muito, e desenvolveram texto para uma apresentação com fantoches confeccionados por eles. A experiência foi muito bem sucedida e gratificante. Ampliar o conhecimento com atividades extra-classe é essencial para a formação cidadã.

Dia: 09/10/2013
Nome: EE PROFª REGINA VALARINI VIEIRA
Origem: BIRIGUI - REGINA VALARINI VIEIRA PROFA
Atividade: Professor
Comentário: O projeto Escola em Cena, tem proporcionado aos alunos a oportunidade de vivenciar a arte em suas mais variadas manifestações. O espetáculo do grupo Matéria-Rima foi excelente, pois valorizou o multiculturalismo, a possibilidade de os alunos assistirem a um estilo musical que gostam, perceberem que arte é indispensável na vida das pessoas. A diversidade de estilos só valoriza o repertório cultural de cada pessoa. Nossos alunos amaram, o tempo do espetáculo foi curto, perto do entusiasmo que sentiram.  
Obrigada por essas experiências de culturais.
Professoras Anamir Rodrigues dos Santos e Ana Regina Dezan

Dia: 08/10/2013
Nome: Maria Angelina Basqueroto
Origem: BIRIGUI - VICENTE FELICIO PRIMO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 17/09/2013, os alunos do 6ºano A e C tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo SONHOS, no teatro Castro Alves, em Araçatuba.
É a história do garoto Junior, curioso e sonhador, que vive uma interessante aventura, descobrindo onde e como vivem os artistas de um circo que não estão no picadeiro, mas nos bastidores.
Foi uma experiência enriquecedora, já que é um espetáculo de bonecos que alia a técnica do circo à do teatro de marionetes.Para a maioria dos alunos, foi o primeiro contato com o teatro.
Ao final, a platéia pode interagir com o ator e saber um pouco mais sobre a criação da peça, da confecção dos bonecos e da trajetória do autor.
Em sala de aula os alunos relataram, por escrito, como foi essa experiência vivida e também fizeram ilustração sobre a peça.

Na 1ª. planilha a Unidade Escolar iria assistir ao espetáculo "O garoto que não sabe rir" no dia 18/09/2013.Mas foi alterado pela própria FDE para dia 17/09/2013 e a peça foi SONHOS.

Dia: 07/10/2013
Nome: Claudia Maria Graziuso
Origem: DIADEMA - CLAUDIO ABRAMO
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do quarto ano C assistiram a peça teatral "O bobo do Rei" no SESC Santo André.
Tudo transcorreu tranquilamente. Fomos recepcionados pelos monitores que foram muito gentis e muito organizados. A peça faz parte do especial Shakespeare para crianças e foi uma adaptação de Rei Lear, uma das principais obras do autor.
Durante a roda de conversam as crianças se expressaram dizendo o quanto gostaram do espetáculo e da história que, com certeza, contribuiu para a formação cultural dos mesmos.

Dia: 03/10/2013
Nome: Camila Brambila
Origem: BIRIGUI - GERACINA DE MENEZES SANCHES PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 21  de agosto foi realizada uma visita com os alunos do 6º Ano A para a cidade de Araçatuba, com a finalidade de assistirem a peça "Medo Pequeno". A apresentação musical proporcionou aos alunos uma interação direta com o contador e suas histórias. Pois além de ouvi-las, eles foram convidados a participar contando suas experiências sobre o assunto tratado e a cantar as cantigas apresentadas, além de fazer perguntas para o artista ao final da apresentação. A experiência foi muito proveitosa, pois para alguns alunos era o primeiro contato com o teatro e fez com que eles despertassem a imaginação.

Dia: 02/10/2013
Nome: Fátima C. A. Boratino
Origem: SAO VICENTE - ZULMIRA DE ALMEIDA LAMBERT PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 26/09/2013, fomos ao SESC Santos assistir ao espetáculo de circo. Foi um momento raro para os alunos que se divertiram, se emocionaram e certamente guardarão para sempre esse "show" de encanto, magia e diversão. Valeu a pena!

Dia: 30/09/2013
Nome: vera lucia valadao de mello santos
Origem: JACAREI - ALCINA MORAES SALLES PROFA
Atividade: Professor
Comentário:

RELATÓRIODA 3ª VISITA AO SESC, EM TAUBATÉ- SP

Estivemos no dia 24/09/2013, com a 7ª série (8º ano) C, da EE. Prof.ª Alcina Moraes Salles para a 3ª visita ao SESC na cidade de Taubaté, SP. Visitamos a exposição “AS MARGENS DO RIO”, com 20 alunos devidamente autorizados por seus responsáveis para apreciarem a mostra que trata da origem e riquezas do Rio Paraíba.
Chegamos às 14h30 e fomos prontamente recebidos por um representante do evento e três monitoras que se empenharam em ciceronear os alunos, demonstrando bom preparo para tal função.
Os alunos foram previamente informados sobre o tema da visita e como deveriam proceder. A turma foi dividida em dois grupos e receberam informações sobre a história do Rio, especificamente, da nascente, da foz, da cultura, da população, das festas religiosas, das danças e principalmente da influência indígena que originou tantas crenças em torno do grande Rio Paraíba do Sul. Cada instalação foi devidamente retratada e os alunos ficaram muito impressionados com tudo que presenciaram. Todos adoraram a visita e registraram todas as informações através de fotos, anotações e listas de palavras para posteriormente elaborar um relatório. Os alunos retornaram a escola muito felizes, principalmente, com a estrutura montada, a organização do ônibus, lanche e principalmente o local escolhido. Os alunos se comportaram de maneira impecável, merecendo elogios dos responsáveis pela exposição. Desta vez tudo saiu de acordo com o previsto pelos  responsáveis do evento. Foram feitas muitas perguntas e os alunos conheceram fatos curiosos da Lenda, da origem da cidade de Jacareí e do Deus Monan quando da origem do Mundo. Os alunos demonstraram interesse em encenar na escola.  

A professora responsável: Vera Lucia Valadão de Mello Santos, disciplina de Educação Física.


Dia: 30/09/2013
Nome: Pedro Cavalcanti de Assis
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - YVONE FRUTUOSO PRODOSSIMO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Nossa escola foi privilegiada com uma visita ao Sesc Santo André que nos deu o prazer de assistir à  apresentações circenses com o tema TEM CIRCO NO SESC....nos levando ao mundo mágico.
Despertou nos alunos um interesse surpreendente, eles ficaram encantados com o espetáculo, mesmo porque muitos nunca haviam assistido.
Uma forma de aprender através de expressões e mimicas levando o aluno a repensar seus valores.


"O Circo Manacá apresentou o espetáculo Lambe-Lambe, uma poética leitura contemporânea dos tradicionais espetáculos circenses, onde a história de um romântico colador de cartazes serve de fio condutor para uma narrativa que mescla números circenses a uma dramaturgia repleta de magia e surpresas, revelando a trajetória de um protagonista que se descobre artista ao se deparar com um mundo infinito de sonhos e possibilidades!"

No final os artistas deram uma breve entrevista falando cada um da sua experiencia no circo, dos seus desafios e conquistas.


Dia: 30/09/2013
Nome: ADRIANA RAMOS RODRIGUES
Origem: BIRIGUI - LYDIA HELENA FRANDSEN STUHR PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 17 do corrente fomos ao teatro Castro Alves na cidade vizinha de Araçatuba. A visita foi gratificante pois os alunos puderam interagir com os personagens, deram boas gargalhadas, em certos momentos ficaram apreensivos e se descontraíram. A peça girou em torno dos sonhos, protagonizado por um palhaço, e um circo de fantoches. Foi de grande interatividade, pois abriu-se ao final espaço para que perguntassem. Os questionamentos foram os mais variados, desde quem fabricou os fantoches até particularidades do enredo.


Dia: 27/09/2013
Nome: JEFERSON ALBUQUERQUE
Origem: SUZANO - ALICE ROMANOS PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Alunos da unidade escolar adoraram o espetáculo e também  o trabalho desenvolvido por todos os funcionários envolvidos  na instituição. Alunos e professores  ficaram encantados com a apresentação. Parabenizamos a todos e agradecemos a oportunidade. Gostaríamos de levar outras salas devido a repercursão positiva entre alunos e professores.

Dia: 27/09/2013
Nome: Márcia Pimentel Begamaschi
Origem: ARACATUBA - VITOR ANTONIO TRINDADE PROF
Atividade: Professor
Comentário: Sempre, a experiência de levar alunos ao teatro é bastante gratificante. Por participarem espontaneamente e ativamente, não só no momento do espetáculo, mas desde o início do processo.
No dia do evento, tivemos a oportunidade de interagir com outras escolas e também com o grupo de atores do espetáculo é um excelente momento para educadores e educandos. Assistimos: "O garoto que não sabia sorrir", dia 18/09/2013, Teatro Castro Alves, Araçatuba, 40 alunos do 7ºano - Ensino Fundamental.

Dia: 26/09/2013
Nome: Alessandra Cristiane Fernandes
Origem: BIRIGUI - ENZO BRUNO CARRAMASCHI PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Assistir a um espetáculo, proporcionou aos alunos momentos lúdicos, reflexivos e divertidos. A peça possibilitou que os professores trabalhassem antes e depois do espetáculo o tema sonho. Num primeiro momento, os professores instigaram os alunos a debaterem sobre o tema, após o espetáculo, em sala de aula, os alunos ainda puderam expressar seus sentimentos por meio de desenhos, teatros improvisados ou criação de melodias. Aprofundar a imaginação das crianças e permitir que elas extravasassem seus sonhos foi importante e significativo, pois todos entenderam que sonhar e acreditar faz parte da vida e é essencial para o crescimento humano.

Dia: 24/09/2013
Nome: Maria Angelina Basqueroto
Origem: BIRIGUI - VICENTE FELICIO PRIMO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 17/09/2013, os alunos do 6º. ano A e C tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo SONHOS, no teatro Castro Alves, em Araçatuba.
É a história do garoto Junior, curioso e sonhador, que vive uma interessante aventura, descobrindo onde e como vivem os artistas de um circo que não estão no picadeiro, mas nos bastidores.
Foi uma experiência enriquecedora, já que é um espetáculo de bonecos que alia a técnica do circo à do teatro de marionetes. Para a  maioria dos alunos, foi o primeiro contato com o teatro.
Ao final, a plateia pode interagir com o autor e saber um pouco mais sobre a criação da peça, da confecção dos bonecos e da trajetória do autor. 
Em sala de aula, os alunos relataram, por escrito, como foi essa experiência vivida e também fizeram ilustrações sobre a peça. 

Dia: 23/09/2013
Nome: ANA PAULA ALVES DE ARAUJO SILVA
Origem: SUL 2 - ARNALDO LAURINDO PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia treze de setembro de dois mil e treze, nos da escola Arnaldo Laurindo, tivemos o privilegio de assistir o musical FORRO PARA OUVIR, um delicado espetáculo onde se conta a historia do grande mestre do forro Luiz Gonzaga, na voz do grupo SINHA FLOR. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o universo do forro, e descobrir que o nosso Brasil é rico em cultura nos mais diversos estilos.


Dia: 23/09/2013
Nome: Ducineia Aparecida Alves da Silva
Origem: BIRIGUI - AGOSTINHO GRIGOLETO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

No dia 17/09/2013, estivemos no teatro Castro Alves de Araçatuba – SP, juntamente com nossos alunos dos 6ºs anos para assistirmos à peça “Sonhos”- Teatro de Bonecos. Embora a apresentação fosse direcionada a uma faixa etária menor que a nossa, foi muito prazeroso ver o brilho nos olhos dos nossos alunos, os quais se comportaram muitíssimo bem, demonstrando sua satisfação de maneira oportuna. Todos, professores e alunos, ficamos encantados com a atuação do ator e seus bonecos (personagens). O tema da peça envolveu a todos sobre a importância de ter e acreditar em nossos sonhos. Dessa forma, nos deixamos levar pela magia do mundo circense que tanto alegra a alma de crianças e adultos. No final, nossos alunos aproveitaram a oportunidade de fazer perguntas sobre a peça e sentiram-se motivados pela arte, tanto que, já no dia seguinte, queriam apresentar seus “teatrinhos” para a escola toda. Enfim, segundo relato dos próprios alunos, foi um momento muito gratificante, uma novidade, um momento significativo para todos, portanto uma oportunidade real de aprendizagem.


Dia: 18/09/2013
Nome: Mary Janne Lopes Berbel
Origem: SUZANO - HELENA ZERRENNER
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 6º ano foram convidados a participar do projeto Escola em  Cena, Teatro/ Música - espetáculo O Samba - no Sesc Pompéia.
Professora Ana e eu preparamos os mesmos para a visita levando-os à sala de informática para pesquisarem sobre o local que iriam visitar. Alguns pontos foram direcionados para a pesquisa, como o bairro e a história do prédio onde está localizada a Instituição, o assunto, as origens do samba e as dependências do Sesc. No caminho, no dia do espetáculo, eles puderam observar a mudança de paisagem, do rural para o urbano, o percurso, as condições do Rio Tietê e os pontos importantes durante o trajeto. No momento em que chegamos ao destino fomos muito bem acolhidos pelos orientadores e monitores do SESC que nos encaminharam à sala de espetáculo. Durante a apresentação fomos levados a uma viagem pelos estados brasileiros através da música e da dança para mostrar a origem do Samba. A interação com a platéia e a alegria da apresentação contagiaram a todos. No dia seguinte numa reunião colocaram suas impressões e experiências para o grupo, finalizando a atividade.

Dia: 17/09/2013
Nome: Telma Lopes Monteiro
Origem: GUARULHOS NORTE - VALDIVINO DE CASTRO PEREIRA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Visita cultural - SESC POMPÉIA - Dia 27/08/2013 - 6ª série do Ensino Fundamental Regular.
Professores Responsáveis: Milton Senji Moriyama e Valdenice Lopes de Araújo.


Em visita ao SESC - Pompéia com o espetáculo "Fábrica de Brinquedos", os alunos da 6ª série foram recebidos por dois instrutores que os orientaram a entrar no teatro e ocupar seus lugares. O espetáculo foi indicado para as 6as.séries e estava totalmente adequado à idade dos alunos que se divertiram muito com as peripécias dos artistas.


Trata-se da uma divertida história de um inventor maluco e fabricante de brinquedos que em seu laboratório acaba criando uma boneca que tem vida e surpreende com suas atitudes, levando o público a uma mágica visita ao imaginário.
O espetáculo é extremamente visual e os atores não falam, se comunicam com gestos e sons se fazendo entender sem dificuldades.
Os artistas apresentaram um espetáculo circense com muitas acrobacias, música e demonstração do funcionamento do robô Jorge, feito com material reciclável.

Dia: 16/09/2013
Nome: Eunice Francisco Guerra Leite
Origem: MAUA - GIUSEPPE PISONI PADRE
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 30 de agosto de 2013, eu Professora Eunice e a Professora Valnete, tivemos a oportunidade de levarmos nossos alunos do 3º ano do Ensino Médio, na Programação "Tem Circo no SESC", para assistirmos o Espetáculo Lambe-Lambe (Um romântico colador de cartazes é surpreendido por uma trupe de circo que chega a cidade e acaba se descobrindo como artista.

Além de termos um motorista muito atencioso, para levarmos até o SESC, quando chegamos nos deparamos com monitores que nos acompanhou todo o tempo. Parabéns pois foi um momento maravilhoso, com artistas maravilhosos que depois do espetáculo se sentou com nossos alunos, abrindo espaço para que eles (alunos) fizessem perguntas e também relatou um pouco sobre o dia a dia deles (artistas).

Nos  tivemos ainda  oportunidade de perceber que alguns de nossos alunos ficaram tão alucinados com o espetáculo que no caminho de volta eles não tinham outro assunto a não ser o que viram e a emoção que viveram. 

        


Dia: 09/09/2013
Nome: tamires de oliveira silva
Origem: GUARULHOS SUL - ERICO VERISSIMO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 28|09|2013 fomos ao Sesc Pompeia assistir a peça "Fábrica de brinquedos" da Cia Lamala. Mas, o trabalho começou bem antes com orientação dos alunos sobre o conteúdo da peça, sobre normas do local e o que eles encontrariam ao chegar no Sesc Pompéia.
Ao chegarmos no local indicado fomos orientados pelos monitores quais as regras do local e qual seria a nossa localização.
Após esta orientação a peça inciou-se.
A peça contava a história de um cientista maluco que vive altas aventuras com uma de suas criações, uma boneca. No decorrer da peça além dos atos teatrais nos vislumbramos com cenas de malabarismos executadas pelo cientista e pela boneca.
Ao término da peça os atores abriram espaço para que os alunos fizessem perguntas.
No dia seguinte a professora solicitou que os alunos fizessem um relatório da peça que deveria conter: resumo da peça, o que gostaram e o que não gostaram, sugestões para as próximas visitas.

Dia: 05/09/2013
Nome: Carmen de Oliveira Ferrari
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - JOANA MOTTA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 29/08/13 os alunos dos 3ºs anos do EM visitaram o SESC Santo André, onde assistiram a uma apresentação circense da Companhia Manacá "Tem Circo no SESC".
Houve participação e interação dos alunos durante o espetáculo e no encerramento com os artistas. Voltaram à escola bastante animados e comentando positivamente a participação no evento. Posteriormente foi feita uma socialização da apresentação circense estabelecendo-se um diálogo entre a tradição do circo e o estilo contemporâneo.

Dia: 04/09/2013
Nome: Hamilton Buzelli
Origem: ARACATUBA - LUIZ GAMA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Foi muito gostoso assistir a peça O menino que mordeu Picasso. Para boa parte dos alunos, está foi a primeira vez que foram ao teatro e gostaram muito dessa experiência. A professora trabalhou em sala com os alunos e pediu produção de texto sobre a peça. No final nossos alunos fizeram perguntas aos artistas que muito educadamente responderam ao pública. Os alunos tiraram fotos.  

Dia: 03/09/2013
Nome: Mônica TavaresPimentel
Origem: ITAPEVI - MARIO JOAQUIM ESCOBAR DE ANDRADE
Atividade: Professor
Comentário: No dia 28/08/2013, estivemos no SESC Santana – SP, juntamente com nossos alunos do 3º Termo A, do Ensino Médio, para assistirmos a apresentação da Banda Filarmônica de Pasárgada, com o Musical “ O Hábito da Força”, espetáculo esse inspirado nas propostas do Tropicalismo e Vanguarda Paulistana. Durante todo o espetáculo os alunos se envolveram com as apresentações da banda, interagiram em vários momentos com a mesma, e demonstraram uma grande satisfação. Ao final foi dada à plateia a oportunidade de fazer perguntas aos integrantes da banda, e foi muito produtivo esse momento, pois os músicos são ex-alunos da USP, e abordaram a questão dos estudos, falaram um pouco de suas vidas pessoais, enfim, foi um momento muito agradável. Quanto ao espaço, os alunos foram bem recebidos, as acomodações estavam excelentes e a organização impecável. Fico feliz por esse tipo de investimento na educação, pois sei que muitos de nossos alunos não teriam a oportunidade de participarem de um espetáculo como esse, se não fosse essa brilhante iniciativa do Governo do Estado.

Dia: 29/08/2013
Nome: Marlisa Gomes Mendonça Correia
Origem: BIRIGUI - ANTONIO SALES OLIVEIRA PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Durante a aula que antecedeu a visita dos alunos ao teatro para assistirem a peça "Medo Pequeno e Medo Grande", foi apresentada a eles uma sinopse da peça. O espetáculo apresentado pelo violeiro Paulo Freire, foi muito interessante, pois através de histórias amedrontadoras dos mitos brasileiros e canções, conseguiu despertar a atenção dos alunos e interagir com os mesmos. A apresentação da peça pode enriquecer, através do lúdico, o imaginário destes alunos. Após o espetáculo, abriu-se um espaço para uma conversa entre o ator e os alunos, o que possibilitou a ampliação dos seus conhecimentos, repertoriando-os a respeito do processo de criação de uma peça. Após assistirem a peça teatral, os alunos fizeram uma resenha sobre o espetáculo e também uma representação através de desenho do seu próprio medo.

Dia: 29/08/2013
Nome: Silvana Regina Bearare
Origem: BIRIGUI - ESMERALDA MILANO MARONI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Medo pequeno

No teatro de Araçatuba o autor Paulo Freire conta e canta várias histórias legais sobre ele e seu amigo Pedroca, ele e seu amigo Onorato e por fim ele e o diabo.
Foi bem legal. Paulo toca vários instrumentos e um deles é a viola. Um trecho de suas músicas era assim: barbaridade coisa que mete medo, coisa que mete é pura barbaridade. Fizemos várias perguntas e cantamos foi muito, muito legal.
Relato da aluna Emily Caroline R. de Paula -
A professora trabalhou em sala de aula, com os alunos uma atividade para que os mesmos relatassem o que mais gostaram do teatro!


Dia: 29/08/2013
Nome: claudiana martins gastaldi
Origem: BIRIGUI - OLIVIA ANGELA FURLANI PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 21 de agosto de 2013 (quarta-feira), os alunos do 6º ano, período da tarde participaram da peça "MEDO PEQUENO".
Os alunos gostaram muito do espetáculo, e posteriormente, em sala de aula, registram a peça através de desenhos.

Dia: 23/08/2013
Nome: LUIS ANTONIO PEDRO
Origem: BIRIGUI - HERMINIO CANTISANI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 21/08/2013 os alunos da segunda série do ensino médio foram ao Teatro Castro Alves em Araçatuba SP, para assistir a apresentação do Violeiro Paulo Freire, que, com muito talento entoou várias canções populares, e contou causos relacionados à cultura brasileira.

Os alunos participaram com muita atenção, pois o assunto apresentado já havia sido trabalhado em sala de aula, na Situação de Aprendizagem 1, A NOÇÃO DE CULTURA E A IDEIA DE CULTURA DE MASSA. E foram propostas atividade em grupo onde os alunos desenvolveram texto sobre a diversidade cultural do Brasil, incluindo musicas, contos, lendas, e o  espetáculo veio enriquecer ainda mais o conteúdo que estava sendo trabalhado, sobre o Folclore, um dos causos contados pelo artista foi relacionado ao “Lobisomem”. A experiência foi muito gratificante pois o contato do aluno com espetáculos teatrais trouxe uma visão sobre como a cultura brasileira pode ser transmitida de varias formas.  


Dia: 20/08/2013
Nome: Edilena Robles Manente Zamarioli
Origem: JABOTICABAL - JARDIM SOUZA LIMA DO
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 13 de junho, tive aoportunidade de acompanhar meus alunos da 3ª série do Ensino Médio ao SESC de Araraquara para assistirmos ao monólogo Aurora. Mesmo tendo trabalhado previamente as características deste tipo de peça teatral, alguns alunos inicialmente estranharam um pouco o fato de não haver mais nenhum ator em cena. No entanto, com o transcorrer da peça, era possível perceber o envolvimento de todos com o drama vivido pela personagem.

Aurora coleta lixo para reciclar, é uma senhora muito sofrida e solitária, que tem como única companhia um gatinho, que não aparece nem fala nada; por vezes, nos questionamos se ele realmente existe, ou se é apenas uma maneira de Aurora burlar sua solidão. Toda a história é contada com muita emoção, numa mistura de drama com boas pitadas de humor – sentimentos que se refletiam nos rostinhos atentos de meus alunos e em suas risadas! – e que nos faz refletir sobre temas importantes para a existência humana, como velhice, exclusão e solidão.

Para muitos também foi um primeiro contato com o teatro, todos saíram da peça encantados e, certamente, enriquecidos com essa experiência. 


Dia: 19/08/2013
Nome: Nelci Cardoso dos Santos
Origem: CENTRO OESTE -
Atividade: Professor
Comentário: No dia 14/08/2013, os alunos do 1º ano, assistiram no SESC CONSOLAÇÃO, o Musical "Tarantulas e Tarentinos! e logo após houve um debate.
Saímos da EE Andronico de Mello dentro do horário previsto, porem houve congestionamento no transito, devido as manifestações na Av. Paulista. O Musical foi maravilhoso e os alunos gostaram muito e participaram da discussão, ainda que o tempo foi pequeno.

Dia: 14/08/2013
Nome: ISABELE JUSTINO PREVIDO
Origem: PIRASSUNUNGA - THEREZINHA RODRIGUES PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 10 de maio de 2013, os alunos do Ensino Médio da E.E. Profª Therezinha Rodrigues, da cidade de Pirassununga/SP, saíram rumo à cidade de São Carlos para expedição pedagógica do Projeto Escola em Cena. A experiência foi muito enriquecedora para os trabalhos que tiveram início em sala de aula, antes mesmo da expedição pedagógica. A professora de Arte desenvolveu em seus alunos a concepção do teatro, especificamente dos palcos, como algo mágico, onde a fantasia e a emoção ficam ao alcance das mãos. As professoras de Língua Portuguesa e História traçaram um panorama da história do teatro no Brasil. Após a expedição, os alunos divulgaram suas experiências por meio de cartazes expostos pela Unidade Escolar e por meio de roda de conversa em sala de aula. Sem dúvida, foi uma experiência que marcou nossos alunos e o grupo de professores que os acompanhou!  

Dia: 13/08/2013
Nome: Marielle Felice Miranda Massoneto
Origem: PIRASSUNUNGA - NOSSA SENHORA DE LORETO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: O projeto "Escola em cena" possibilita aos alunos o contato com a arte cênica, pois são momentos de reflexão, prazer e enriquecimento cultural. 


Dia: 09/08/2013
Nome: SIMONE ANDRIOTTI PEREIRA
Origem: PIRASSUNUNGA - MARIO AVESANI PREFEITO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Na tarde do dia 24 de abril de 2013, os alunos dos 6°anos A, B e C e da 6ª série A, devidamente acompanhados pelos professores: Denise, Carmem, Sibele e Marcela, puderam viver uma experiência até então nunca vivida por eles, assistir a uma peça de teatro no SESC na cidade de São Carlos. Os professores puderam observar o entusiasmo e alegria dos alunos ao pisarem pela primeira vez no recinto do teatro e se encantarem com a apresentação da peça "A Fantástica Baleia Engolidora de Circos". Ao voltarem para escola, trabalharam a importância da cultura teatral e relataram com alegria a experiência vivida por eles. Os professores puderam ainda perceber o envolvimento maior dos alunos ao propor uma apresentação de teatro em sala apesentada por eles. Vejo de grande importância proporcionar aos nossos alunos esse contato direto com teatro, principalmente por nossa cidade contar com tão pouco dessa cultura artística, ampliando horizontes e despertando o sonho pela arte.

Dia: 08/08/2013
Nome: Renata Cristina Polette
Origem: PIRASSUNUNGA - CUSTODIO ANGELO DE LIMA DOUTOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos dos 8º anos foram contemplados para assistirem a peça "A Menina Que Vendia Fósforos". A história emocionou e comoveu os alunos. Na roda de conversa com a professora de Língua Portuguesa disseram que foi um grande aprendizado e uma grande oportunidade pelo fato da grande maioria nunca ter tido oportunidade de assistir uma peça de teatro.

Dia: 02/08/2013
Nome: Mônica da Silva Cabral
Origem: CARAPICUIBA - FLORA STELLA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Cultura é Currículo – 2013 – 1º ano – Professora  Mônica

 

No dia 11/06/2013, 36 alunos do 1º ano do Ciclo I, sob a orientação da professora Mônica Cabral, visitaram o SESC Santo Amaro a fim de assistir ao Espetáculo Teatral “Histórias por Telefone" da Cia Delas de Teatro.

O Espetáculo proporcionou aos alunos momentos de diversão e aprendizagem pois as histórias eram cheias de aventura, informações e humor. Os alunos ficaram encantados ao verem utensílios domésticos sendo usados para compor os cenários e os figurinos das personagens.Também adoraram a interação entre platéia e personagens.


Dia: 01/08/2013
Nome: Daniel Máximo dos Santos
Origem: CARAPICUIBA - FLORA STELLA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Cultura É Currículo – 2013 – 4º ano – Professor Daniel

SESC Pinheiros – Peça teatral: Pedro e o Lobo

No dia 18/04/2013, os alunos do 4º ano do ciclo I sob a orientação do professor Daniel visitaram o SESC Pinheiros, para assistir a peça musical: Pedro e o Lobo. Antes do início da peça, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos de madeira e de metal. Os instrumentos musicais eram as personagens da peça. Houve uma interação com a platéia de acordo com o enredo da história. As crianças foram muito bem recepcionadas e ficaram encantadas com o espaço físico e a beleza do local.


Dia: 15/07/2013
Nome: Silmara Dias Garrido Laureano
Origem: VOTORANTIM - EVILAZIO DE GOES VIEIRA
Atividade: Professor
Comentário: Nós da EE Evilázio de Góes Vieira, tivemos oportunidade de levar nossos alunos para assistirem o show do dançarino e coreógrafo Frank Ejara  e sua equipe no Sesc de Sorocaba. Antes preparamos nossos alunos do 8º ano D, do período da manhã,  para tomarem conhecimento do espetáculo. Os alunos pesquisaram na Sala do Acessa de nossa escola sobre o protagonista e seu show. Após a professora Silmara e a coordenadora Shirley acrescentaram mais informações sobre o espetáculo, bem como falamos também sobre o SESC de Sorocaba. Os alunos fizeram cartazes divulgando o espetáculo para outros alunos da escola. Chegou o dia e os alunos estavam preparados para ir a visita. Os alunos amaram o espetáculo, e tiveram a oportunidade de tirar fotos do elenco e dialogar com os artistas.  Para nós professores foi muito gratificante.  Valeu!!!!!

*Esperamos mais oportunidades como essa.



Dia: 28/06/2013
Nome: Mary Cristina Rosa Meira
Origem: SUL 3 - CARLOS CATTONY
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Nossa visita ao SESC Santo André foi muito interessante e trouxe aos nossos alunos um leque de conhecimento e experiencia teatral diferenciada que muitos não teriam a oportunidade de conhecer. Culturalmente enriqueceu muito nossos alunos.

Dia: 28/06/2013
Nome: Maria José Silvério Menossi
Origem: PIRASSUNUNGA - MARIA DE LOURDES NASCIMENTO GUERREIRO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: O espetáculo Ana Luz, excelente adaptação no contexto brasileiro. Os alunos assistiram empolgados, com brilho nos olhos e tiveram o seu primeiro contato com o teatro, onde foram recebidos e acomodados pelos monitores presentes. Na conversa com os atores questionando a história contada, os alunos conseguiram acrescentar dados importante para o conhecimento. 

Dia: 28/06/2013
Nome: Darli Costa Ferreira
Origem: GUARULHOS SUL - GUILHERMINO RODRIGUES DE LIMA
Atividade: Professor
Comentário: No dia treze de Junho de 2013, os alunos do segundo ano do Ensino Médio, assistiram a peça Cante Lá que eu Canto Cá. Alguns alunos nunca tinham ido ao teatro, porém gostaram muito da peça, eles interagiram com os autores, fizeram várias perguntas, contribuiu muito para o aprendizado deles, a peça contava a história do Patativa do Assaré.  

Dia: 27/06/2013
Nome: Fabiana Rodrigues Pereira Lenharo
Origem: TAQUARITINGA - LUCY SALINA FERNANDES GAION PROFA
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 6 de Junho de 2013, os alunos da E. E. Profª Lucy S. F. Gaion, 5º Anos, foram até o SESC de Araraquara assistir a contação de história "Uma ideia toda azul" de Marina Colasanti.

Ao chegarmos no SESC as crianças ficaram maravilhadas com o local. Foram lanchar e passear para melhor conhecer o lugar.

Antes de entrarmos no teatro os alunos passaram por uma preparação, onde uma personagem os introduziram na história. Foi lindo.

Dentro do teatro foram, de início, colocando em prática o que viram na teoria, tipo de palco, iluminação, cenário, acústica, etc. e até mesmo o comportamento de todos que ali estavam. Nada passou desapercebido.

A contação foi maravilhosa. O ator envolveu as crianças com sua música e sua desenvoltura no contar história para crianças. Foi um momento importantíssimo.

Os alunos voltaram encantados e relatando a experiência aos que não tiveram ainda a oportunidade.


Dia: 26/06/2013
Nome: Helena Rodrigues
Origem: CENTRO - REPUBLICA DA BOLIVIA
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 05 de junho de 2013, os alunos do 2º ano A e B (aproximadamente 40 crianças) participaram de uma saída pedagógica para assistirem a peça “O Trenzinho Villa Lobos” no SESC  Bom Retiro, situado à Alameda Nothmann, 185 - São Paulo.

Antes da visitação as crianças foram preparadas sobre a temática da peça que buscava ressaltar um momento da vida de Heitor Villa Lobos. Durante essa aula, as crianças puderam conhecer um pouco da biografia desse importante compositor brasileiro e quais de suas obras estariam presentes na peça.

Para acompanhar a visitação, duas professoras estavam presentes: Helena Rodrigues (2º ano A) e Andrea Correa (2º ano B).

As crianças foram muito bem recepcionadas pelos monitores do SESC que fizeram questão de ressaltar a importância de recebê-los em sua casa.

A apreciação das obras teve duração de aproximadamente 01 (uma) hora.


Dia: 24/06/2013
Nome: Elisabeth Cassimiliano
Origem: SUL 1 - LUIS ARROBAS MARTINS DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário:

Espetáculo: O pato, a Morte e a Tulipa.

Sou professora do 3º ano A e todos os 39 alunos participaram. A satisfação foi unânime. Em seus relatos acharam a peça muito divertida e emocionante, alguns referindo que chegaram as lágrimas pela morte do patinho. Muitos relataram que nunca haviam conversado sobre a morte e, que no início do espetáculo até se assustaram, mas depois acharam divertido e triste no final, mas disseram que entenderam e acharam que a morte não foi tão assustadora e nem malvada como eles pensaram no início. Admiraram muito o SESC Interlagos, gostaram da visita, do lanche, do ônibus e agradeceram felizes a oportunidade.


Dia: 21/06/2013
Nome: Gislene Aparecida Zutin Beretta
Origem: PIRASSUNUNGA - JUSTINIANO WHITAKER DE OLIVEIRA CORONEL
Atividade: Professor
Comentário: A escola Coronel Justiniano levou cerca de 140 alunos para assistirem à peça teatral "ANA LUZ", no SESC em São Carlos. Sabíamos que a peça era baseada no conto A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS, e por isso exploramos o tema anteriormente. Os alunos ficaram impressionados com o SESC e se deliciaram com o espetáculo. Eles têm poucas oportunidades de receberem esse tipo de cultura em casa, a maioria nunca havia assistido a uma peça com atores profissionais. Apreciaram o texto, o cenário e a forma de apresentação. Entusiasmaram-se no final fazendo perguntas aos atores. Ficaram empolgados para darmos continuidade a esse trabalho em sala de aula, produzindo relatórios, cartas aos personagens, reescrita do conto e roda de conversa sobre os temas abordados. Eles se envolveram com a sensibilidade do texto. É muito agradável trabalhar com alunos motivados e esse programa proporcionou tudo isso à nossa escola. Estamos agradecidos!

Dia: 20/06/2013
Nome: Tatiana Silva Amorim
Origem: GUARULHOS NORTE - ARY JORGE ZEITUNE PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia  20/06/2013, acompanhei um grupo de alunos do ensino médio, para assistir ao espetáculo Frame Circus. Antes de iniciar a apresentação, fomos bem orientados pelos organizadores. Frame Circus trata-se  de um espetáculo maravilhoso, onde resgata os filmes antigos que ainda fazem parte do cinema mudo. Eles adaptaram a tecnologia usando um musical moderno de uma forma que o desenho cria vida, achei interessante a combinação de musica e filme antigo. No final os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os atores.

Dia: 20/06/2013
Nome: maria aparecida desouza alem
Origem: SAO JOSE DOS CAMPOS - FELICIO SAVASTANO PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Alunos do 3º ano C foram assistir ao Circo teatro "João e o Pé de Feijão"
Foi uma experiêcia muito significativa, pois a maioria dos alunos nunca tinham ido ao teatro e não conheciam o SESC.
Os atores interagiram com os alunos e estes responderam muito bem. O interessante é que houve participação da platéia com os atores e isto é positivo. De volta a sala de aula, percebemos os alunos mais críticos e com mais condição de argumentação.
As atividades foram elaboradas sobre o que eles entenderam da história e a qual história esta remete.
Após as atividades na "Roda de Conversa", os alunos desenharam sobre a dramatização e sobre o texto "João e o Pé de feijão".

Dia: 19/06/2013
Nome: KEILA CAROLINA SILVA FELIPE
Origem: JACAREI - MARIA ISABEL NEVES BASTOS PROFA
Atividade: Professor
Comentário: ACHEI super interessante o projeto do teatro em São José dos Campos. O espetáculo teatral foi João e o Pé de Feijão , muito dinâmico e educativo. Os alunos também gostaram  muito e ficaram  encantados ao ver a apresentação, que contava  também com movimentos circenses e outras tecnologias (fumaça, luzes, efeitos auditivos).

Dia: 19/06/2013
Nome: Amanda Tomie Nagasaki Ambrósio
Origem: JACAREI - ANTONIO JOSE DE SIQUEIRA PROF
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

No dia seis de junho de 2013 os alunos da 6° série do Ensino Fundamental, dirigiram-se ao SESC São José dos Campos para assistirem a peça teatral “João e o Pé de Feijão”. Antes, na escola,  os alunos foram convidados a serem inseridos no mundo da linguagem do teatro e preparados para o espetáculo.

A apresentação foi muito proveitosa, de boa qualidade e a interação com o público foi muito divertida. O cenário era simples, mas a peça foi bem representada. Os alunos foram convidados a participarem de outras apresentações com seus pais/família. Muitos alunos estiveram pela primeira vez no teatro e se encantaram com esta oportunidade oferecida pela escola e pelo Projeto Escola em Cena. 


Dia: 17/06/2013
Nome: Gisele Bertechini Moreira
Origem: BIRIGUI - ENZO BRUNO CARRAMASCHI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

Ir ao teatro assistir a peça “O menino que mordeu Picasso” proporcionou aos alunos um contato com a arte do pintor Picasso. Os alunos puderam ver suas obras, que estavam expostas no cenário e ainda conhecer um pouco da história do artista por meio da encenação, que contou a trajetória que o autor fez relembrando a sua infância. Já na escola, em sala de aula, os alunos participaram de um debate a respeito da vida de Picasso e também realizaram releituras através de ilustrações com base nas pinturas do artista.


Dia: 13/06/2013
Nome: clecio geraldo zanetti
Origem: BIRIGUI - REGINA VALARINI VIEIRA PROFA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 12 de junho de 2013, reunimos os alunos dos sétimos anos C e D e totalizando 40 alunos para visitarmos o Teatro Castro Alves na cidade de Araçatuba para assistir à peça "O menino que mordeu Picasso". A peça envolvia conhecimentos de história, geografia, artes e literatura, uma vez que foi adaptada do conto com o mesmo nome. Alunos se mostraram interessados e, ao final, debateram com os atores, demonstrando total desenvoltura e entendimento da peça assistida.
Agradecemos pela oportunidade oferecida e aguardamos novas oportunidades.

Dia: 13/06/2013
Nome: Edvania Azevedo da Silva Theophilo
Origem: GUARULHOS NORTE - MAURICIO NAZAR PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Em 04 de junho de 2013, fomos ao SESC Belenzinho, com os alunos do 3º ano do ensino médio assistir a peça Maria Miss. Foi muito bom, muito produtivo e adorei levá-los para conhecer novos horizontes. Os mesmos ficaram encantados, pois nunca tinham ido ao teatro. Esperamos que outas oportunidades surjam para que eles possam conhecer outras realidades e passem a ter uma visão de mundo.

Dia: 12/06/2013
Nome: Adriana Gonçalves Monteiro de Castro
Origem: BIRIGUI - HERMINIO CANTISANI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

A professora Cleide, os alunos dos sétimos anos e eu, fomos ao teatro Castro Alves na cidade de Araçatuba assistir ao espetáculo “O menino que mordeu Picasso”. Para a maioria dos alunos foi a primeira vez, ficaram muito empolgados com a história -  baseada em um livro – de um garoto que convivia com este grandioso pintor, no período das férias em uma fazenda na Inglaterra.

Uma das partes que mais nos surpreendeu foi o “bate papo” dos artistas com a plateia no final,  eles explicaram muitas coisas a respeito da elaboração da peça, esclareceram algumas partes implícitas nas quais os alunos não entenderiam sozinhos, enfatizaram a importância da leitura e dos estudos e comentaram que Picasso além de pintor foi poeta, escultor e produzia algumas de suas obras com sucata que encontrava nas ruas.

Enfim, foi bastante proveitoso para nós; gostaríamos que todos os alunos da escola pudessem vivenciar esta experiência porque teatro não é algo que faz parte do cotidiano deles e a escola pode oferecer esta oportunidade - e até mesmo fazer florescer alguns talentos.


Dia: 10/06/2013
Nome: Luciene Cabral da Cruz
Origem: SAO JOSE DOS CAMPOS - WILMA RAGAZZI BOCCARDO PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Na tarde fria do dia 04 de junho, os alunos do 3º ano B da E.E. "Profª Wilma Ragazzi Boccardo", foram prestigiar o espetáculo - João e o pé de feijão, realizado no SESC-SJC, foi uma experiência cultural maravilhosa, pois muitos de nossos alunos nunca tiveram o privilégio de presenciar uma peça. Após o espetáculo os artistas deixaram ser entrevistados pelos alunos o que garantiu um grande enriquecimento para o trabalho desenvolvido. 

Dia: 10/06/2013
Nome: Danielle Aparecida da Silva Ribeiro
Origem: -
Atividade: Professor
Comentário: O Projeto Escola em Cena deu a oportunidade a 3 turmas de 7ºs anos de assistir a uma peça de teatro cujo o tema era uma releitura do famoso "João Pé-de-Feijão". Embora o espetáculo pareça muito infantil, nossos alunos apreciaram bastante, visto que a grande maioria nunca teve a oportunidade de assistir a um espetáculo como este. A peça apresenta uma mistura de teatro e circo, é muito interessante.
Há 3 anos participo com a minha escola dos projetos culturais oferecidos pela Diretoria de Ensino de Jacareí, todos são ótimos e mais uma vez parabenizo a equipe da diretoria pela iniciativa de oferecer  cultura  a nossos alunos. Agradeço ainda e parabenizo também o pessoal do SESC de São José dos Campos que tão bem nos recebeu. 

Dia: 06/06/2013
Nome: Jorge Mera
Origem: CENTRO OESTE - ARCHITICLINO SANTOS PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: A saída pedagógica foi direcionada aos alunos da EJA Fundamental que receberam algumas informações a respeito do espetáculo "O Homem, a Besta e a Virtude". Nas observações realizadas durante a saída foi constatado muito interesse por parte dos alunos não apenas pela peça mas, também, pelo espaço e pela arquitetura do Memorial da América Latina.
Diante do exposto foi proposto uma atividade de criação de um folder ou cartaz com temas diversos como: comédia dell arte, teatro dos 7, Luigi Pirandello, Memorial da América Latina e sua programação, sua arquitetura e Oscar Niemeyer, para realização de uma exposição na escola.
Os alunos foram acompanhados pelas Professoras Maristela Bonassa Alexandre de Artes e Dalva Rodrigues Firmiliano de Geografia.    

Dia: 31/05/2013
Nome: Ana Dias Marques da Silva
Origem: ITAPEVI - REPUBLICA DE EL SALVADOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 09/05/2013, acompanhei os alunos do 3º ano do Ensino Médio, turma D, ao SESC - Pompeia,  para assitir ao espetáculo "Panorama do Choro Contemporâneo Paulistano". Ao chegarmos lá, fomos bem recepcionados pelos monitores.

Durante a apresentação, os artistas explicaram as características desse gênero musical e curiosidades, proporcionando um momento de aprendizagem prazerosa e interação com o público (os alunos).

Os discentes ficaram entusiasmados, reconhecendo e cantando as músicas. Foi uma experiência agradável e proveitosa.


Dia: 22/05/2013
Nome: Elisabete Vassalo Bergamini
Origem: TAUBATE - ANTONIO DE MOURA ABUD DOUTOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

No dia 17 de abril de 2013, a terceira série noturno (3ªB) foi acompanhando das professoras Ana Priscila (História) e Lícia Cristina (Língua Portuguesa) ao SESC para assistirem ao espetáculo teatral: Bartolomeu, o que será que nele deu?

A peça é um projeto inspirado no romance de Hermann Melville: “Barterbly, um escriturário”. Trata-se da patética trajetória do funcionário de um escritório de advocacia que, de repente, confina-se dentro de si mesmo, recusando-se a participar do mundo e de tudo o que implica no convívio social. “Prefiro não fazer”, repete monocórdio e mecanicamente. Inspirada na linguagem dos comics, a palavra terá a agilidade, a precisão e a síntese das histórias em quadrinhos, mas com a poética necessária para que o texto teatral não perca a potencialidade da metáfora, sem esquecer-se da questão da métrica e do ritmo, pilastras da cultura hip-hop.

Em sala de aula foram desenvolvidas atividades antes e após assistirmos a peça. A professora de História discutiu com os alunos em sala o Regime Capitalista, destacando vários conceitos como: a mais valia a usurpação capitalista, a mecanização e a perda de identidade no trabalho. O tema pertence ao currículo sugerido à série, vem sendo abordado desde o inicio do ano letivo de forma a refletirmos sobre a sociedade contemporânea.

Após assistirmos a peça discutimos em sala sobre a figura de Bartolomeu, um contador que resolve contestar as ordens recebidas pelo patrão, o peculiar é que ele não faz isso em forma de protesto, mais sim de uma maneira totalmente mecânica e apática. Assistimos um trecho do filme Tempos Moderno e comparamos com o trabalho e os movimentos de Bartolomeu. A professora levantou a questão sobre o que teria levado Bartolomeu a essa atitude? Quais seriam seus sentimentos? Chegamos à conclusão que ele é o típico homem moderno.

Após a discussão realizamos uma atividade em sala de aula. Os alunos responderam a três questões propostas pela professora. A primeira propunha que eles descrevessem a figura de Bartolomeu, utilizando várias cenas da peça, inclusive retratando suas origens, como foi descrita. A segunda questão referia-se a função e a maneira como Bartolomeu trabalhava, fizemos um paradoxo com outras profissões e o comportamento moderno.

      


Dia: 22/05/2013
Nome: Girleni Aparecida Moisés da Silva
Origem: BIRIGUI - OSWALDO JANUZZI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

Ao chegarmos fomos bem recebidos. O espetáculo O Pequeno Senhor do Tempo oportunizou uma interação com os autores. Todos os alunos gostaram e se divertiram com a peça e vários alunos não conheciam o teatro. No retorno à escola as informações sobre a viagem e o espetáculo borbulharão entre os professores e alunos.


Dia: 22/05/2013
Nome: ANDREIA CRISTINA DE AQUINO
Origem: BIRIGUI - ESMERALDA MILANO MARONI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Para a análise dos alunos do 7º ano sobre a peça teatral: O Pequeno Senhor do Tempo à professora propôs um relato em que fossem destacados os principais acontecimentos e a reflexão, ou seja, a mensagem extraída por eles do que assistiram.

 A professora socializou com os alunos uma roda de conversa sobre a peça e a visita ao teatro, sendo que o evento foi assunto para muitas rodas de conversa principalmente familiar.

Para os alunos foi contemplado como experiência educativa e enriquecedora.


Dia: 21/05/2013
Nome: Larissa Aline Medrado de Oliveira
Origem: BIRIGUI - ALVARO ALVIM
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 15 de Maio de 2013, os alunos da EE Álvaro Alvim, Ensino Fundamental (6º anos e 7 º anos) foram até a cidade de Araçatuba assistir ao espetáculo: O PEQUENO SENHOR DO TEMPO, que foi realizado pela Companhia Teatro Trilhas da Arte.

A peça trabalhou sobre o tempo, onde mostrava a inquietação do indiozinho Berimodo, que queria se tornar homem grande para ser caçador. O espetáculo mostrou a sabedoria dos mais velhos da tribo, explicando a necessidade do tempo correto para o crescimento.

Antes da peça teatral trabalhamos nos 6º anos a situação de aprendizagem 2: Paisagem e Memória, onde foi realizado um teatro de fantoches com dois personagens que contavam historias, relatadas pelos próprios alunos, de seus pais e avós, sobre a cidade de Buritama-SP e suas lendas.

Na volta, os alunos relataram a experiência de ir pela primeira vez ao teatro e realizaram um resumo sobre o espetáculo que foi socializado com os demais colegas de sala. Os alunos também fizeram desenhos e frases mostrando a importância da espera da fase adulta do indiozinho Berimodo e a Guacira (gralha azul), personagem que eles se identificaram por conversar demais nas horas erradas e ser uma grande amiga e parceira do Berimodo.


Dia: 21/05/2013
Nome: Maria Aparecida Francisco
Origem: ARACATUBA - WALDEMAR QUEIROZ PROF
Atividade: Professor
Comentário: Primeiramente, gostariamos de parabenizar o SESC Birigui pelo excelente projeto. A peça "O pequeno senhor do tempo" foi brilhantemente apresentada aos nossos alunos, que puderam aprender bastante sobre a cultura indigena e entender também a importancia de respeitarmos o "tempo" das coisas.


Dia: 21/05/2013
Nome: Fernanda lopes
Origem: BARRETOS - ELOI LOPES FERRAZ DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário:
Acompanhei os alunos do 6º. ano ao SESC de São José do Rio Preto, para o espetáculo "Vida da Carmen Miranda", a peca foi maravilhosa propiciou aos alunos de Baguaçu conhecer quem foi Carmen Miranda e a historia de sua vida. Aprenderam que a beleza das pessoas não esta só no tamanho delas, mas sim o que ela é e o que faz de bom para a sociedade. Observaram o teatro e o comportamento de todos que ali estavam. Na sala de aula, os alunos se interessaram em estudar mais sobre o teatro e ate criaram seu próprio espetáculo.

Dia: 20/05/2013
Nome: CLAUDETE ARAUJO CAVALCANTE
Origem: ITAPETININGA - ASTOR VASQUES LOPES PROF
Atividade: Professor
Comentário: A peça proporcionou aos alunos do 4 ano B, uma interação em decorrência do contato com a poesia cantada, enriquecendo o vocabulário e a expressão artística  apresentada e visualizada. A partir daí, tomaram maior gosto pela leitura de poesias.

Dia: 20/05/2013
Nome: ZELIA DE FATIMA VICENCIO OLIVEIRA
Origem: ITAPETININGA - ASTOR VASQUES LOPES PROF
Atividade: Professor
Comentário: A peça Crianceiras, despertou nos alunos e professores o protagonismo juvenil, através da poesia cantada de Manoel de Barros com foco no Pantanal Sul Matogrossense. Essas experiências, serão vivenciadas no Sarau Literário de encerramento do primeiro semestre.

Dia: 20/05/2013
Nome: MARIA EULALIA DO NASCIMENTO LIBANEO
Origem: ITAPETININGA - ASTOR VASQUES LOPES PROF
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 3 ano A, ficaram encantados com a peça "Crianceiras". Apreciaram a mistura da poesia com a música e os personagens apareciam no data show e apareciam ao vivo se apresentavam no palco. Foi um momento cultural importantíssimo para os alunos e até para nós professores. Aguardamos novas oportunidades.

Dia: 20/05/2013
Nome: SAMUEL MOREIRA MACHADO
Origem: JACAREI - EMILIA LEITE MARTINS
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Seria de extrema importância que todos os alunos tivessem acesso ao Projeto "Escola em Cena" e que as Escolas pudessem levar todos os seus alunos. Creio que o "Escola em Cena" permitirá o acesso ao conhecimento, de uma forma diferenciada.

Na semana passada, os alunos de uma turma da EJA tiveram a oportunidade de apreciar um belo espetáculo, com diversos tipos de linguagem, de abordagens diferenciadas.

Os alunos voltaram do espetáculo animados e felizes; para alguns alunos, esta teria sido a 1.ª vez que assistiram a um espetáculo.  Nas atividades desenvolvidas em Língua Portuguesa e Arte, colocaram o quanto foi importante a ida e que gostariam de retornar.
Temas transversais como cidadania, ética e outros temas e valores que trabalham o cotidiano, como trabalho coletivo, amizade, dignidade foram bem detalhados pelos atores.



Dia: 20/05/2013
Nome: Ilda Ivone Rabachini
Origem: TAQUARITINGA - JULIO ASCANIO MALLET PROF
Atividade: Professor
Comentário: Dia 08 de maio de 2013, os alunos dos terceiros anos do período da tarde, tiveram a oportunidade de conhecerem o SESC de Araraquara com o evento: "História meio cá meio lá", baseada no livro de Ana Maria Machado - "História Meio ao Contrário". O evento veio de encontro com as atividades desenvolvidas na Escola, pois a equipe escolar explora a criatividade, a arte cênica com seus Projetos curriculares e extracurriculares.

Dia: 20/05/2013
Nome: Elma Aparecida Alves de Souza
Origem: BIRIGUI - STELIO MACHADO LOUREIRO PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

Acompanhei duas turmas do 6º ano ao SESC de Araçatuba para assistir ao espetáculo “O Pequeno Senhor do Tempo”. Foi muito gratificante para o ensino-aprendizagem dos meus alunos, pois propiciou uma experiência única deles conhecerem pela primeira vez um espaço de apresentação teatral. Chegaram encantados.

Dando continuidade à aprendizagem, os alunos formaram uma roda de conversa e debateram o foco principal da peça e explanaram suas ideias em cartazes para exposição no pátio da escola.

Esperamos que mais alunos sejam contemplados por essa maravilhosa experiência de vida.


Dia: 19/05/2013
Nome: Helia Pessoa do Amaral Figueiredo
Origem: ARACATUBA - OLIMPIO CAMARGO PROF
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Bento de Abreu - SP- DE ARAÇATUBA.

No dia 14/05/2013, os alunos do 6º e 7ºano da escola Olimpio Camargo estiveram em uma visita no teatro Castro Alves na cidade de Araçatuba -SP, para assistir a peça o Pequeno Senhor do Tempo.

As linguagens do teatro integram o currículo em todas as áreas do conhecimento. Identificando e explorando os elementos que compõem as linguagens de teatro e de dança (direção, cenografia, iluminação, figurinos, maquiagem, coreografia, interpretação, discurso cênico); Desta forma tranzendo principalmente para as séries iniciais cultura e conhecimento.

Dia: 19/05/2013
Nome: Hélia Pessoa do Amaral Figueiredo
Origem: ARACATUBA - OLIMPIO CAMARGO PROF
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Bento de Abreu -SP
Hoje dia 24/04/2013, os alunos do 9º ano foram até a cidade de Aracatuba -SP no teatro Castro Alves para assistir a peça teatral Pequenas Coisas. Os alunos ficaram bem entusiasmado, até pelo fato de que a escola é localizada distante de teatro e cinema. Para os alunos foi uma experiencia muito boa.
Como não foi possivel levar todos os alunos, os que assistiram a peça, agiram como disseminadores do conhecimento. Contaram como foi e explicaram o que haviam aprendido lá: que devemos respeitar as diferenças e que através de pequenas coisas podemos encontrar as maiores.

Dia: 17/05/2013
Nome: Marta Suart
Origem: BIRIGUI - ANTONIO SALES OLIVEIRA PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Durante a aula que antecedeu a visita dos alunos ao Teatro Castro Alves para assistirem à peça "O Pequeno Senhor do Tempo", foi apresentada a eles uma sinopse da peça e uma breve explanação sobre as regras para o funcinamento de um teatro.
A apresentação da peça pode enriquecer, através do lúdico, o imaginário destes alunos. Após a apresentação, abriu-se um espaço para uma conversa entre alunos, atores e diretor da peça que possibilitou a ampliação dos conhecimentos de mundo dos alunos, repertoriando-os a respeito do processo de criação de uma peça (no caso desta, pesquisas feitas com vários tribos indígenas do país), montagem de figurinos, cenários, caracterizações de personagens, participação de outros profissionais para a execução de uma peça (processo colaborativo).

Dia: 17/05/2013
Nome: Natan Gonçalves
Origem: BIRIGUI - GERACINA DE MENEZES SANCHES PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: De modo geral, achei que foi muito proveitosa a oportunidade que tivemos. Alguns dos alunos tiveram pela primeira vez a oportunidade de irem ao teatro. A peça trouxe vários elementos indígenas até então desconhecidos por eles. Ao final, podemos expor de maneira rápida a importância do teatro para a cultura e intelecto de cada um deles. Fizemos algumas propostas de trabalhos baseados na peça e pedimos uma análise geral por parte dos alunos. Uma experiência muita rica em aprendizado e cultura, e que deveria se repetir mais vezes.

Dia: 16/05/2013
Nome: Fátima Regina Galzerani
Origem: CAMPINAS LESTE - GUIDO SEGALHO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: A apresentação teatral foi de grande contribuição para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos solicitaram iniciar pesquisas sobre as músicas ouvidas bem como novas saídas para teatro.

Dia: 16/05/2013
Nome: yumi kodama
Origem: CENTRO OESTE - RUI BLOEM
Atividade: Professor
Comentário: Nossos alunos foram ver "O homem, a besta e a virtude" de Luigi Pirandello, no teatro do Memorial da América Latina dia 29 de abril ultimo. Os alunos adoraram a peça, houve momentos com alguma interação com os atores, fizeram alguns questionamentos sobre os diálogos, e situações apresentadas. Debatemos os valores que foram abordados na peça. Recomendo a todos.
 

Dia: 16/05/2013
Nome: Ligia Rosaura de Freitas
Origem: ITAPETININGA - ASTOR VASQUES LOPES PROF
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 4º ano A da E E Prof. Astor Vasques Lopes, participaram do Projeto Escola em Cena no Sesc de Sorocaba. Lá, assistiram o grupo teatral Crianceiras. Durante a apresentação interagiram e aprenderam muito com os poemas do poeta Manoel de Barros, que retratam os animais e a cultura mato - grossense. Espero participar de outros eventos culturais.

Dia: 16/05/2013
Nome: Vanderléia Alves Soria
Origem: ITAPETININGA - ASTOR VASQUES LOPES PROF
Atividade: Professor
Comentário: A turma do 3º ano B da E.E. Prof. Astor Lopes Vasques assistiu a peça sobre as poesias de Manoel de Barros e aproveitou plenamente. O espetáculo contribuíu para a aprendizagem dos alunos, enriqueceu seu vocabulário, ampliou sua cultura e possibilitou conhecer novas possibilidades poéticas.

Dia: 16/05/2013
Nome: rRosangela da Penha Gunther
Origem: ITAPETININGA - ASTOR VASQUES LOPES PROF
Atividade: Professor
Comentário: A viagem realizada no dia 08/05 2013, no SESC de Sorocaba, foi um sucesso. Na aprendizagem, a sua contribuição, está voltada ao protagonismo juvenil e ampliará o conhecimento e a prática do trabalho com teatro na escola. Espero participar de outras viagens culturais.

Dia: 15/05/2013
Nome: PAULA MARIA DE ANDRADE
Origem: CAMPINAS OESTE - TENISTA MARIA ESTHER ANDION BUENO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 24/04/2013 os alunos matriculados no 6 ano desta unidade escolar, tiveram o prazer de conhecer o Teatro Municipal de Campinas - Castro Mendes... ficaram encantados com o ambiente, com o musical apresentado. Dificilmente a escola por si só teria condições de disponibilizar uma atividade deste nivel para 160 alunos... todos ficaram encantados. Agradeço a parceria e por ter proporcionado uma tarde inigualável aos alunos desta unidade escolar.

Dia: 15/05/2013
Nome: rosana soncin bianchi
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - YVONE FRUTUOSO PRODOSSIMO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 3º ano do Ensino Médio - EJA, puderam apreciar a excelente adaptação do conto Esses Lopes, da obra de João Guimarães Rosa, no teatro do Sesc Ipiranga. Foi uma experiência gratificante, pois a maioria nunca havia assistido a uma peça teatral, e se sensibilizou muito com a história de "Maria Miss".

Dia: 15/05/2013
Nome: Voilice lazari de Souza
Origem: CAMPINAS LESTE - JOSE PEDRO DE OLIVEIRA
Atividade: Selecione...
Comentário: A maioria das crianças gostaram da peça "O mini circo do Serafim". Elas interagiram com os personagens, apreciaram o cenário e pediram bis. Os alunos esperam outras oportunidades de participarem destes projetos.

Dia: 15/05/2013
Nome: Edna Moraes Dias
Origem: CAMPINAS LESTE - JOSE PEDRO DE OLIVEIRA
Atividade: Professor
Comentário: Ir com nossos alunos ao teatro, foi uma experiência bem legal, pois as crianças tiveram uma boa integração com os personagens e adoraram os bonecos. Pena que não foram todas as crianças.

Dia: 14/05/2013
Nome: Adriana ap. Brandão Galdino
Origem: CAMPINAS LESTE - JOSE PEDRO DE OLIVEIRA
Atividade: Professor
Comentário: Ao chegarmos fomos recebidos pelo guia que nos levou ao local da apresentação. Crianças da escola assistiram o espetáculo "Mini circo do Serafim". Houve bom entrosamento e participação entre os alunos e os personagens da peça. As crianças se divertiram e gostaram da experiência. 

Dia: 13/05/2013
Nome: Cláudia Furtado
Origem: SOROCABA - ENEAS PROENCA DE ARRUDA PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Gostaria muito que todos da escola tivessem a oportunidade de assistir o espetáculo Crianceiras, infelizmente foram apenas 40 alunos que puderam se deleitar no dia 07 de maio aqui no SESC Sorocaba. Este projeto deveria alcançar todos os alunos, pois os alunos voltaram encantados do teatro, pena que foi para poucos!!!!
Esta experiência deveria ser oferecida a todos os alunos da rede pública de ensino. Fica a dica. A peça é maravilhosa. Parabéns aos atores e diretores da peça Crianceiras.

Dia: 13/05/2013
Nome: Perla Fabiana Pagane Prado
Origem: CATANDUVA - PEDRO TEIXEIRA DE QUEIROZ
Atividade: Professor
Comentário:

Acompanhei duas turma do 6ºano ao SESC Catanduva para assistir o espetáculo “Dom Caixote e o Bode”. Foi uma experiência única, pois propiciou a muitos dos alunos a conhecer pela primeira vez, um espaço de apresentação teatral. A empolgação com o que assistiram se estendeu até a sala de aula.

O espetáculo agradou a todos e para muitos foi à primeira experiência nesse ambiente cultural. O evento foi assunto para muitas rodas de conversa, inclusive familiar, conforme testemunhos de alguns pais. Esperamos que outros alunos também sejam contemplados com outras experiências educativas enriquecedoras como essa.


Dia: 12/05/2013
Nome: Marta Link
Origem: CARAPICUIBA - PEQUENO COTOLENGO DE DOM ORIONI
Atividade: Professor
Comentário: Visitamos o SESC Pinheiros, onde tivemos a oportunidade de assistir ao espetáculo musical "Pedro e o Lobo" com o quinteto do Teatro Municipal de São Paulo. O aproveitamento dos alunos foi excelente, a apresentação foi muito didática e atendeu à todas as espectativas . Outro fato positivo foi a nossa visita uma semana antes à Sala São Paulo (Projeto Descubra a Orquestra), os dois espetáculos se completaram perfeitamente.
Meus agradecimentos à toda a equipe do SESC pelo atendimento, principalmente por termos em nossa turma 04 alunos de inclusão, todos muito bem recebidos.

Dia: 11/05/2013
Nome: Cristiane Cocato Vicentin
Origem: TAQUARITINGA - IRACEMA DE OLIVEIRA CARLOS PROFA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 08 de maio de 2013, os alunos do 3°ano A e B, da Escola Professora Iracema de Oliveira Carlos, tiveram uma oportunidade única, que certamente ficou registrado no coração dessas crianças.
Foi lindo ver os rostinhos deles, atentos, ouvidos abertos e a interação com o espetáculo, foi maravilhosa.
Os alunos estavam conscientes da importância do trabalho artístico para posteriormente as aulas de Arte seguirem seu curso durante o ano letivo.
Uma experiência inesquecível.Conhecimento de grande valor, que acrescentou à bagagem desses alunos. 

Dia: 10/05/2013
Nome: JOSIANE MARIA FIAMENGUI MASSOLA
Origem: JAU - JOAO PACHECO DE ALMEIDA PRADO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 08/05/2013 os alunos do 6°e 7º anos da E.E. João Pacheco de Almeida Prado, da cidade de Jaú, realizaram seu primeiro passeio cultural, visitando o SESC BAURU para assistir a peça teatral "Shakespeare Amarrotado", apresentado pela CIA. CASO DE MATRACA.
A atividade faz parte do projeto Escola em Cena promovido pela SEESP, oportunizando qualidade cultural as crianças.
Os estudantes estavam bem ansiosos e felizes com a oportunidade. Anteriormente foi trabalhado com os alunos pontos relevantes sobre o espetáculo e a instituição, para que conhecessem um pouco do assunto. A viagem transcorreu bem e todos gostaram muito da apresentação. Esperamos outras oportunidades para que outros alunos aproveitem também.

Dia: 10/05/2013
Nome: Alexsandro Tortello
Origem: PIRASSUNUNGA - JOSE JORGE NETO PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia 09/05/2013 os alunos da 3ª série do ensino médio, participaram do projeto Escola em Cena no SESC São Carlos, onde assistiram a encenação teatral "Teus Guias, Teus passos". Para vários  alunos foi a primeira vez que tiveram contato com o teatro. Compreenderam vários códigos apresentados nesta expressão cultural, códigos como linguagem verbal, linguagem corporal, musical, etc.
Todos ficaram surpresos com a aprovação dos alunos. Obtivemos aprovação de todos os alunos que participaram da atividade.

Dia: 10/05/2013
Nome: Izailde Pereira dos Santos
Origem: ITAPEVI - MARIO JOAQUIM ESCOBAR DE ANDRADE EMEF
Atividade: Professor
Comentário: O espetáculo foi excelente, um dos melhores. Os músicos muito talentosos conseguiram impolgar os alunos mesmo sendo um público jovem. Durante a apresentação explicaram as origem do Chorinho e de cada instrumento que tocaram. O espaço físico do Sesc que é amplo e agradável. Os alunos gostaram do passeio e alguns pretendem voltar em outra ocasião.

Dia: 10/05/2013
Nome: Monica do Amaral Cerri
Origem: RIBEIRAO PRETO - JORGE RODINI LUIZ PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 4º e 5º anos da E. E. Prof Jorge Rodini Luiz, acompanhados das professoras Izabel e Monica, foram ao SESC Ribeirão para assistir  espetáculo "O anjo e a princesa".
Foi uma esperiência cultural muito enriquecedora, para muitos  alunos está é a única oportunidade de ir ao teatro.

Dia: 09/05/2013
Nome: 09/05/2013
Origem: SAO JOSE DOS CAMPOS - MARIA GOMIDE SANTOS DE SOUZA PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Os alunos do 4º Ano C, período da tarde, da E. E Maria Gomide Santos de Souza, estavam pesquisando sobre o aviador Santos Dumont, então, aproveitamos a oportunidades e fomos um pouco mais cedo para explorar os modelos de aviões expostos  no parque ao lado do Sesc São José dos Campos, porque  o agendamento dos alunos era para assistir ao espetáculo "O menino que fugiu da peça". Aproveitamos esse momento para fazer um piquenique.
A peça mostrou uma situação que pode acontecer na escola entre alunos, funcionários, professores e equipe gestora. Isso fez com que as crianças se identificassem  com os personagens.
Foi uma experiência positiva e enriquecedora do ponto de vista cultural. Os alunos interagiram com os atores fazendo perguntas, e no final houve uma conversa.
Após o término da peça, as crianças retornaram para a escola muito entusiasmadas com tudo, principalmente, porque puderam conversar e "entrevistar" os atores e por terem feito o piquenique no Parque Santos Dumont que, também enriqueceu a pesquisa realizada em sala de aula.


Dia: 08/05/2013
Nome: Simone Andriotti Pereira
Origem: PIRASSUNUNGA - MARIO AVESANI PREFEITO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Todos sabemos a importância de atividades fora do ambiente escolar, por este motivo acreditamos que os alunos dos 6º anos A, B e C puderam aprender muitas coisas novas com a experiência da ida ao teatro. A maioria dos alunos não conheciam o ambiente e ficaram deslumbrados com o lugar. Todos aprenderam muito com essa atividade, pois a peça "A Fantástica Baleia Engolidora de Circos" apresentada pelo SESC-São Carlos, além de cultura, diversão e lazer, proporcionou aos alunos o desenvolvimento da atenção e observação. No dia seguinte, com as professoras que os acompanharam puderam socializar em roda de conversa a visitação ao teatro e o entendimento da peça.


Dia: 08/05/2013
Nome: Denise Muraro Rodrigues da Paz
Origem: SOROCABA - JOSE ROQUE DE ALMEIDA ROSA PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Levamos 80 alunos das 7ª séries ao espetáculo de dança "Urbanóides 2.0", que gostaram demais da proposta do grupo: de forma arrojada fez uma crítica bastante profunda ao homem contemporâneo e o seu isolamento ocasionado pelas tecnologias digitais.


Dia: 07/05/2013
Nome: Patricia Pereira dos Santos
Origem: CAIEIRAS - ADAMASTOR BAPTISTA PROF
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 02 de maio, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, foram ao Memorial da América Latina, para assistirem ao espetáculo: O Homem a Besta e a Virtude. O espetáculo foi extremamente rico em cultura para todos os participantes, professores e alunos. O relato foi feito após elaboração de relatórios feito pelos alunos. Essa visita foi gratificante para todos os participantes.

Dia: 06/05/2013
Nome: Nelci Cardoso dos Santos
Origem: -
Atividade: Professor
Comentário: Visitamos o Memoral da América Latina, com os alunos do 2º F e 3º A para assistirem a peça o "Homem, a Besta e a Virtude" - comédia que criticava a burguesia do início do século XX.
Este evento foi enriquecedor para a aprendizagem e conhecimento cultural dos alunos. Os professores acompanhantes foram Nelci, Neide, Roberto e Solânia.



Dia: 02/05/2013
Nome: CLAUDILENE MAURICIO GOMES DE LEMOS
Origem: SUL 3 - CARLOS CATTONY
Atividade: Diretor
Comentário: A ida ao teatro foi de grande importância para os nossos alunos, que tiveram a oportunidade de assistir a peça teatral, saindo um pouco das suas atividades rotineiras e tendo a oportunidade de vivenciar esta experiência e enriquecer sua aprendizagem.

Dia: 30/04/2013
Nome: Graziela S. Cortapasso
Origem: PIRASSUNUNGA - MANOEL JACINTHO VIEIRA DE MORAES DOUTOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 26/04/2013 os alunos dos 6º e 7º anos da E.E. Dr. Manoel Jacintho Vieira de Moraes, da cidade de Pirassununga, realizaram uma expedição pedagógica ao SESC SÃO CARLOS, para assistir a peça teatral "A fantástica baleia engolidora de circos".
Tal atividade faz parte do projeto Escola em Cena promovido pela SEE, que vem sendo desenvolvido na escola desde março e preparando professores e alunos para o evento.
A empolgação foi geral, o dia foi esperado com muita ansiedade por todos, a viagem transcorreu em clima de alegria e muita expectativa. Ao chegarmos no local foram todos muito bem recebidos. O espetáculo agradou a todos e para muitos foi a primeira experiência nesse ambiente cultural. O evento foi assunto para muitas rodas de conversa, inclusive familiar, conforme testemunhos de alguns pais. Esperamos que outros alunos também sejam contemplados com outras experiências educativas enriquecedoras como essa.

Dia: 30/04/2013
Nome: Elen Fernanda Gomes Perez
Origem: BIRIGUI - HERMINIO CANTISANI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia 23/04 os alunos do Ensino Médio foram ao Teatro Municipal Castro Alves para assistirem a peça "O principio do espanto". Foi emocionante ver o entusiasmo e a concentração deles no momento do espetáculo, cada movimento do boneco nos surpreendia, parecia ter vida própria, e os dois, "ator e boneco", eram dois protagonistas vivendo uma linda história.
Ao retornarem do teatro os alunos se reuniram em grupos e expressaram por meio de artes plásticas o que haviam sentido no decorrer da peça.

Dia: 30/04/2013
Nome: Rozane de Oliveira
Origem: BIRIGUI - OLIVIA ANGELA FURLANI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: A experiência foi bem interessante e despertou o interesse dos alunos que prestaram muita atenção no espetáculo rindo por muitas vezes e se emocionando em outras. Sem contar na socialização que vevenciaram antes e depois, interagindo com alunos de outras escolas.  

Dia: 29/04/2013
Nome: Alessandra Pereira Matias Ugino
Origem: ARACATUBA - NILCE MAIA SOUTO MELO PROFA
Atividade: Professor
Comentário: A EE Nilce Maia Souto Melo agradece a participação no Projeto Escola em Cena, do Cultura é Currículo, no dia 24 de abril de 2013.
Os alunos do 9º ano B puderam assistir ao espetáculo de forma animada: "Pequenas coisas", do grupo Morpheus.
O espetáculo foi maravilhoso, desde a concepção, produção, cenário, iluminação, atuação e interação com o público.
Dias antes do espetáculo, trabalhei com os alunos algumas atividades e discussões sobre o que possivelmente veriam, assistiriam... Conversamos também sobre a postura e o respeito em um espaço teatral. Os alunos , apropriando-se dos conhecimentos adquiridos no 1º bimestre sobre processo de criação, escreveram algumas perguntas relacionadas ao conteúdo e à peça, caso houvesse a possibilidade do contato com os atores.
E realmente aconteceu... Após o espetáculo, os atores retornaram ao palco, muito aplaudidos, sentaram-se e contaram um pouquinho sobre a companhia, sobre a confeccção dos bonecos, a manipulação, etc. Uma aluna da nossa turma fez uma pergunta sobre a fonte de criação / ideia para a peça. Os atores explicaram à plateia que foi uma junção de "pequenos" acontecimentos do cotidiano deles mesmos, suas próprias vivências, aliadas à vontade de experimentar bonecos diversos em diferentes materialidades e manipulações. Belíssimo resultado!
Os alunos estiveram muito atentos e fizeram elogios não só ao espetáculo, mas às performances e atenção / interação com o público. Ao final, puderam inclusive tirar fotos dos bonecos, com os atores, além de tocar nos materiais produzidos.
Momentos como esses enriquecem não só o currículo, mas torna-se uma vivência marcante aos alunos que dificilmente têm oportunidades de contato com o teatro, especialmente de forma gratuita. 
Os territórios de forma-conteúdo e processo criativo, desenvolvidos principalmente no 7º ano e 9º ano, tornaram-se aprendizagens mais significativas com essa rica experiência. O conhecimento realmente acontece assim: fundindo teorias e práticas.
Obrigada!

Dia: 29/04/2013
Nome: Tatiana de Oliveira Oshiro
Origem: BIRIGUI - ANTONIO KASSAWARA KATUTOK
Atividade: Professor
Comentário: No dia 23 de abril de 2013, o Programa Cultura é Curriculo proporcionou aos alunos do Ensino Médio assistirem a uma linda peça teatral "O principio do espanto", no Teatro Municipal em Araçatuba S.P. 
Um monologo maravilhoso o qual retrata a relação entre o criador e a criatura. Um teatro de fantoche, o qual mostrou aos alunos a importancia do tempo nas falas, as expressões faciais e os movimentos. 
Esse teatro veio para enriquecer muito o conhecimento dos alunos. 

Dia: 28/04/2013
Nome: Edson Leite
Origem: SUL 2 - JOAO DE DEUS CARDOSO DE MELLO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 19/04/2013, os alunos dos 3os. anos fizeram uma visita ao Sesc Interlagos na zona sul e assistiram à peça teatral "O Pato, A Morte e a Tulipa".
Na ocasião, após o término do espetáculo, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os atores, fazendo perguntas que abrangem vários aspectos: a montagem do cenário, figurinos, e efeitos especiais utilizados na produção artística. Este momento foi gratificante, e proporcionou uma troca enriquecedora a todos os presentes ao espetáculo.  

Dia: 28/04/2013
Nome: Solange Amaral
Origem: CENTRO SUL - JULIO RIBEIRO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: A saída pedagógica para o Memorial da America latina - Teatro - O homem a Besta e a virtude.
Saída maravilhosa, excelentes ônibus. Os alunos adoram a peça e "riram muito", interagiram com os personagens.
Agora vamos aguardar os videos que os alunos farão, comentando o sentido da peça teatral em seu dia a dia.





Dia: 26/04/2013
Nome: Maria de Lourdes
Origem: PIRASSUNUNGA - JUDITH FERRAO LEGASPE PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos dos  6o. anos da nossa U.E. e mais seis professores visitaram o SESC São Carlos no dia 25/04/2013.
Tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo
“A FANTÁSTICA BALEIA ENGOLIDORA DE CIRCOS”. 
A experiência foi enriquecedora para que a qualidade de ensino seja maior. Por meio dessa Expedição Cultural Pedagógica pode-se observar o quanto tudo isso é fundamental para gerar cultura na vida escolar deles.

Dia: 26/04/2013
Nome: Amanda Suellen Abila
Origem: BIRIGUI - OSWALDO JANUZZI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia vinte e três de abril de 2013, os alunos das 1ªs séries A, B e C da escola Professor Oswaldo Januzzi foram acompanhados pelas professoras Amanda Suellen Abila e Roberta Cecília Teixeira para assistir à peça "O princípio do espanto" da companhia de teatro Morpheu, no teatro Castro Alves em Araçatuba.
A experiência foi muito gratificante visto que, por se tratar de um teatro quase mudo, os alunos tiveram a oportunidade de apreciar tal arte satisfatoriamente, como registrado em atividades e conversas posteriores.


Dia: 25/04/2013
Nome: Maysa Marques Pavaneli Pires
Origem: BIRIGUI - PIO ANTUNES DE FIGUEIREDO DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário:

Nos dias anteriores a programação teatral a professora Maysa apresentou a sinopse da peça “O Princípio do Espanto”, comentando os tipos de linguagem que seriam exploradas no texto com predomínio de uma linguagem não verbal.

Com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da observação das ações realizadas durante a peça, principalmente no que diz respeito à linguagem teatral.

Após a vivência, os alunos foram levados a uma reflexão sobre as diversas interpretações  relacionadas a um olhar diferenciado e individualista sobre a  peça.


Dia: 10/12/2012
Nome: EE Valdivino de Castro Pereira
Origem: GUARULHOS NORTE - VALDIVINO DE CASTRO PEREIRA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia vinte e cinco de abril de 2012, os alunos da 3ª série do Ensino Médio - EJA foram ao SESC Santana assistir ao grupo de dança Cordel Encorpado que apresentou textos de cordéis através da expressão corporal.
Os alunos apreciaram muito o espetáculo juntamente com as professoras que os acompanharam; fato relatado em conversas e relatórios posteriores ao evento.

Dia: 07/12/2012
Nome: Alberto Paulino de Melo
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - MARISTELA VIEIRA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:  

No dia 16 de outubro de 2012, o Programa Cultura é Curriculo proporcionou aos alunos do 2º do Ensino Médio da Escola Estadual  Professora Maristela Vieira a visita ao Teatro Sergio Cardoso, com o espetáculo Alfaiataria de Gestos, da companhia, Incunábula Companhia, através do evento  lll PLATAFORMA INTERNACIONAL ESTADO DA DANÇA.

Os professores Alberto Paulino de Melo e Eduardo de Castro Pereira foram contemplados para acompanhar os alunos.

No início do espetáculo os alunos ficaram meio confusos, porém com o desenvolvimento da apresentação foram entendendo a idéia e o tema através de fortes gestos e expressões corporais, mesmo porque este tipo de dança e expressão já havia sido trabalhado como jogos teatrais com os nossos alunos.

Foi gratificante a visita pois proporcionou aos alunos novos conhecimentos culturais.


Dia: 30/11/2012
Nome: Ana Maria Nepumuceno Cintra
Origem: SAO CARLOS - DOM GASTAO BISPO
Atividade: Professor
Comentário: A peça de teatro "Candinho" que reporta a vida de Candido Portinari foi muito boa, principalmente por apresentar a vida de um pintor que viveu no interior e fez fama internacional. As crianças ficaram atentas e puderam participar no final através de perguntas aos atores. Esperamos que este projeto se estenda para o próximo ano e que atenda todos os alunos.

Dia: 30/11/2012
Nome: Maria Cristina da silva
Origem: SAO CARLOS - DOM GASTAO BISPO
Atividade: Professor
Comentário: A oportunidade que tivemos de ir ao teatro assistir a peça "A Princesa e o Cordel Encantado" foi ótima; primeiro porque havíamos estudado literatura de cordel recentemente; segundo pela experiência cultural de estarmos aprendendo muito mais e em campo.
O teatro é um espaço onde a cultura é amplamente manifestada.
Que aconteça momentos assim outras vezes.
Obrigada pela oportunidade.

Dia: 30/11/2012
Nome: Elisabete C. Vieira e Silmara A. Bertollo
Origem: SAO CARLOS - DOM GASTAO BISPO
Atividade: Professor
Comentário: Nós, professores e alunos do 4º ano A e B, da Escola Bispo Dom Gastão, em São Carlos-SP, gostamos muito da peça teatral "Candim".  As crianças ficaram tão curiosas que pesquisaram mais sobre a vida de Candido Portinari: onde se localiza a cidade de Brodówski, se realmente ele tinha medo de espantalho e sobre suas obras.  Após a pesquisa, fizamos uma socialização, contando as novas descobertas.  Sugerimos qua haja mais peças teatrais contando a vida de artistas brasileiros.

Dia: 29/11/2012
Nome: Nadir dos santos Figueiredo
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - MARISTELA VIEIRA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Na visita ao Sesc Ipriranga, os alunos puderam apreciar o espetáculo "Na Trilha do Cinema", onde o grupo Seis com Casca apresentou diversas músicas que fizeram parte da sonoplastia de filmes consagrados. O acesso à música instrumental foi inédito para a turma e houve uma certa expectativa, mas o sexteto dialogou e criou situações hilárias.
No contexto escolar havia desenvolvido, com a turma dos 2ºs anos, uma experiência semelhante na qual os alunos, durante a leitura  de poemas, utilizaram canções com sonoplastia para  ressaltar os temas expressados no estilo de época Romantismo.  

Dia: 29/11/2012
Nome: ana regina
Origem: BIRIGUI - JOSE MARIA DOS REIS DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário: Foi um momento maravilhoso desde a saída da escola até a chegada ao teatro. Os alunos estavam eufóricos e anciosos para assistir a peça. Quando chegamos ao teatro fomos muito bem recebidos pelos responsáveis. Fiquei emocionada ao ver os alunos atentos ao espetáculo e felizes com as palhaçadas que aconteciam durante a peça. Eram muitas gargalhadas e ao mesmo tempo muita atenção a cada fala dos personagens, pois os alunos sabiam que entender a peça era fundamental para o desenvolvimentos das atividades que seriam desenvolvidas em sala de aula. Enfim foi uma experiência maravilhosa e gratificante para mim e todos aqueles alunos, satisfeitos e realizados com a oportunidade que a escola juntamente com Diretoria de Ensino lhes haviam proporcionado. Queremos mais vezes poder passar por momentos iguais a esse. Essa era a fala de todos!
  

Dia: 29/11/2012
Nome: Rosa Pereira Cotrin
Origem: BIRIGUI - JOSE MARIA DOS REIS DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia 29 de junho levei os alunos da 8ª série para assistirem ao Espetáculo " AI-5, MEMÓRIAS DE TEMPOS SOMBRIOS", foi uma experiência marvilhosa, meus alunos tiveram o primeiro contato com a cultura do teatro, pois nunca tinham  assistido a uma peça teatral antes. Todos gostaram muito e na sala de aula pude realizar um ótimo trabalho, pois interagiram  e a aprendizagem se tornou muito mais significativa, conseguiram ter uma visão melhor do período da ditadura militar vivida no Brasil e refletiram sobre o momento atual.
Obrigada a todos que contribuiram para a realização desta atividade.

Dia: 29/11/2012
Nome: Maria da Glória Marques Pinto Piccoli
Origem: ARARAQUARA - GERALDO HONORATO AZZI SACHS PROF
Atividade: Professor
Comentário:

Participamos de uma contação de história no SESC / Araraquara. Foi uma tarde muito agradável. Os alunos ficaram muito entusiasmados. Durante o lanche houve uma interação positiva com outras turmas.

Posteriormente, na sala de aula,  elaboramos o nosso livrinho de palavras "interessantes".



Dia: 29/11/2012
Nome: DÉBORA CRISTINA ALVES DE ALMEIDA
Origem: LESTE 1 - MARIA DA CONCEICAO OLIVEIRA COSTA PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos ficaram maravilhados com o espetáculo, muitos deles nunca tinham ido a um teatro. Ao término do espetáculo os atores tiveram uma conversa com os alunos, a participação foi incrível, eles realmente gostaram e poderam compartilhar tudo que viram.
Parabéns!
Um abraço!

Dia: 26/11/2012
Nome: Silvia Moreno Elias
Origem: BIRIGUI - LYDIA HELENA FRANDSEN STUHR PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Dia 26/10/2012, fomos agraciados com o espetáculo "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, encenado em Araçatuba. Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio ficaram muito felizes em ver de perto tal peça, conhecer atores, poder associá-la ao cotidiano, uma vez que, a literatura neste contexto cumpriu seu papel de aproximação e reflexão. Obrigada pela belíssima oportunidade.
Professora Silvia

Dia: 22/11/2012
Nome: Selma Lima de Azevedo
Origem: -
Atividade: Selecione...
Comentário: No dia 27/09, o 1º ano C, esteve presente no SESC de Osasco, a fim de assistirem um espetáculo musical. A princípio quatro personagens  no cenário, uma floresta, imitaram o som dos pássaros. Utilizaram os instrumentos musicais: violão, bateria e sanfona. Em seguida, encenaram uma pequena peça com o macaco e uma leoa, tudo de uma forma bem alegre, colorida e divertida. Houve uma interação com as crianças com a brincadeira do adivinha em relação aos sons produzidos pelos objetos.
As crianças da E.E. Professora Flora Stella, gostaram muita da apresentação e expressaram o desejo de assistir novamente. No retorno, além de recontarem o que viram, fizeram o registro por meio de desenhos.



Dia: 16/11/2012
Nome: Lucy Shizue Mori
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - OMAR DAIBERT REVERENDO
Atividade: Professor
Comentário:

Acompanhei uma turma da 7ª série/8ºano ao SESC Santo André para assistir o espetáculo “Cada qual no seu barril”. Foi uma experiência única, pois propiciou a muitos dos meus alunos a conhecer pela primeira vez, um espaço de apresentação teatral. Entraram em contato com a organização de entrada, a disposição da numeração para se acomodarem como plateia, os sinais dados antes de iniciar o espetáculo e no final da peça, puderam participar de uma conversa com as duas atrizes que desempenharam papéis masculinos no palco. A empolgação com o que assistiram se estendeu até a sala de aula. A história da peça foi então projetada em forma de teatro de fantoches e assim, grupos de alunos puderam demonstrar o registro da ida ao teatro de forma lúdica e ao mesmo tempo didática. Com certeza esta experiência marcou bastante cada aluno.


Dia: 14/11/2012
Nome: FERNANDA NUNES
Origem: BIRIGUI - ESMERALDA MILANO MARONI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:


No dia 26/10/2012, alunos do 1º ano do EM, f
oram assistir à peça teatral: Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente ).
Os alunos gostaram e tiveram um bom comportamento no decorrer do espetáculo. No final os autores explicaram o objetivo que levaram a encenar a peça de Gil Vicente.
Os alunos tiraram fotos e ficaram apaixonados pelos atores que utilizaram uma linguagem contemporânea, aproximando-se dos alunos.  A peça mostrou fatos e acontecimentos que também acontece nos dias de hoje. Alguns alunos tiveram participação na apresentação, levando-os a refletir sobre tudo o que estava sendo mostrado em forma de peça teatral pelos autores.

 


Dia: 14/11/2012
Nome: Cacilda Pissolito Xavier
Origem: OURINHOS - ARY CORREA DOUTOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Excelente projeto, oferece a socialização entre alunos/professores/equipe gestora/pais,etc.
Dá oportunidade aos alunos de serem os protagonistas e também de sair da escola conhecendo lugares novos tais como: teatros, cinemas. É um projeto muito importante para descobrir novos talentos e a sociabilidade dos mesmos.

Dia: 05/11/2012
Nome: Paula Tantin Calestine Galvanin Rodrigues
Origem: BIRIGUI - LYDIA HELENA FRANDSEN STUHR PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 26/10/2012, alunos do 1º ano do EM, foram convidados a assistir ao espetáculo "Auto da Barca do Inferno". A apresentação foi perfeita e os alunos gostaram muito, participaram do espetáculo, tiraram fotos e ficaram apaixonados pelos atores que utilizaram uma linguagem contemporânea, aproximando-se dos alunos.
Voltando do espetáculo os alunos pediram para encenar alguns trechos da peça e fizeram seus próprios comentários.
Muito obrigado pela oportunidade oferecida aos alunos, pois alguns nunca pisaram em um teatro e assistiram uma apresentação tão maravilhosa!

Dia: 31/10/2012
Nome: Patricia Marim Garcia
Origem: MOGI DAS CRUZES - CAMILO FAUSTINO DE MELLO PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia 10/10/2012, fomos a visita cultural do Programa Cultura é Currículo - Projeto Escola em Cena, e assistimos o espetáculo Sobre o Tempo, que teve a duração de 50 minutos, e foi apresentado para alunos do ensino fundamental ciclo I. A CIA. DIÁLOGOS ACROBÁTICOS, nos mostrou um menino que resolveu ficar quieto, parado, para que, no momento em que o tempo passasse, ele pudesse apanhar e prender um pouco do tempo dentro de uma gaiola. Durante a espera do menino, a avó conta uma série de histórias sobre como surgiu e onde pode estar o tempo. As histórias fazem referências a mitos e canções infantis, através da linguagem circense, com acrobacias, aéreas, malabarismo e palhaçadas. As crianças participam com perguntas aos atores, um excelente espetáculo! 
 

Dia: 31/10/2012
Nome: Paula Andrea Ghiraldelli de Araujo
Origem: RIBEIRAO PRETO - JARDIM DIVA TARLA DE CARVALHO
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 30 de outubro a professora de Arte e Sociologia acompanharam as turmas do EM para assistirem a leitura dramática do O Cortiço no SESC. A turma foi recepcionada pela monitora cultural Paula que nos levou ao espaço Galpão onde seria apresentada a peça.

O espetáculo foi ótimo, mantendo a atenção do público e logo após o término tivemos um bate-papo com o professor Rodrigo que fez um excelente link entre a obra apresentada com o contexto histórico e artístico. A turma demonstrou interesse e muita satisfação, principalmente por estarem trabalhando o livro e por terem conhecimento de algumas obras mencionadas durante a palestra.


Dia: 31/10/2012
Nome: Viviane Barros e Marli
Origem: SAO VICENTE - SILVIA JORGE POLLASTRINI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Todos sabemos a importância de atividades fora do ambiente escolar, por este motivo acreditamos que os alunos do 1º ano C puderam aprender muitas coisas novas com a experiência da ida ao teatro. Muitos alunos não conheciam o ambiente e ficaram deslumbrados com o lugar. Todos aprenderam muito com essa atividade.


Dia: 30/10/2012
Nome: Rosa Maria Espinosa Hilario
Origem: SANTOS - BRAZ CUBAS
Atividade: Professor
Comentário: Acompanhada da profª Deyse, Coordenadora do Ensino Fundamental, levamos os alunos da 5ªsérie/6ºano, para assistir a peça intitulada "BARBATUQUES", no SESC Santos.
Gostei da integração dos alunos com o espetáculo. Houve uma participação geral e prazeirosa por parte do alunos. A peça transmitiu a importância dos sons no dia a dia usando o próprio corpo.
Em sala de aula, percebemos que a comunicação pode ser feita com pequenos sons atraves do nosso corpo.

Dia: 30/10/2012
Nome: Andrea de Oliveira Reis Santos
Origem: CARAPICUIBA - CECILIA DA PALMA VALENTIM SARDINHA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Foi um espetáculo enriquecedor, as crianças gostaram muito, pois atraiu a atenção de todos. Os atores eram muito atenciosos com as crianças e interagiram com a plateia sempre que possível. Os horários foram devidamente cumpridos, não foi cansativo e conseguimos estabelecer uma conexão dentro da sala de aula com os alunos.

Dia: 30/10/2012
Nome: Regina Helena Alonso Yamaguti
Origem: CARAPICUIBA - CECILIA DA PALMA VALENTIM SARDINHA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Foi uma atividade enriquecedora, os alunos adoraram ir ao teatro, ficaram deslumbrados e pediram para que a experiência se repetisse.
O espetáculo foi especial pois ofereceu a oportunidades de acesso a cultura. Isso faz toda diferença no nosso trabalho e na educação de nossas crianças.

Dia: 29/10/2012
Nome: Elisete Aparecida Fraiha Perciavalle
Origem: SANTOS - BRAZ CUBAS
Atividade: Professor
Comentário: Levei os alunos da 5a série ao teatro da Unidade SESC Santos para assistirem à um espetáculo. Foi uma experiência muito gratificante, pois os alunos elaboraram uma peça teatral a partir dos personagens do folclore. Fizeram também a pesquisa sobre os personagens e apresentaram em forma de cartazes. Foi muito legal porque tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho deles e foram aplaudidos por todos.

Dia: 24/10/2012
Nome: CINTIA NANNINI FREIRE DE SANTIAGO
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - WALLACE COCKRANE SIMONSEN
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos do 6ª série/7º ano foram ao SESC Santo Andre para apreciarem ao espetáculo O trenzinho Villa Lobos. As professoras que acompanharam já haviam trabalhado o tema e relataram que a experiência foi maravilhosa. Crianças encantadas, o que para muitos foi uma novidade, nunca viram uma peça teatral.

Dia: 24/10/2012
Nome: ROSA VIRGINIA MEINBERG PORTO RIBEIRO
Origem: MOGI DAS CRUZES - MARIA ISABEL DOS SANTOS MELLO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Fomos ao teatro no dia 11/10/2012 com os alunos do 5º ano, onde todos ficaram admirados com a apresentação.
As crianças não se interessaram pela história contada pela avó, pois as acrobacias chamaram mais a atenção. Para que não houvesse nenhuma dúvida os professores recontaram a história, para que eles pudessem se encontrar no tempo em que esta era contada.
Fomos muito bem recebidos pelos monitores.

Enviaremos mais detalhes após o término do trabalho.







Dia: 23/10/2012
Nome: MARINETE APARECIDA MORAES
Origem: SAO VICENTE - DAGOBERTO NOGUEIRA DA FONSECA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

No dia 26 e 28/09/2012 saíram da frente da escola 5 ônibus com os alunos da 1º; 2º e 3º anos do Ensino Médio da escola E.E. DAGOBERTO NOGUEIRA DA FONSECA acompanhados dos professores Aluizio (Português), Gilberto (Matemática), Elizete (Arte), Eneida (Física) Elisabete (Filosofia), Perla (Geografia), Silvio (Sociologia) e a Professora Coordenadora Marinete Moraes para visitarem o Sesc de Santos. Esse projeto teve como objetivo  principal ampliar a ação formadora social da Escola; fortalecer a formação intelectual da Escola; melhorar a interação social dos alunos com a vida e tudo que a influencia; e incentivar o conhecimento da arte em geral.

O Projeto Escola em Cena é um instrumento que abre a portas ao aluno na busca por um conhecimento sistêmico, uma analise efetiva, uma ampliação nos aspectos de sua vida como cultura, realidade, política, social, literária e artística, e amplia o leque da cultura escolar, para que possa ser rompida a estagnação cultural que hora perpetua em nossa sociedade... atuação disciplinadora do Teatro através de seus muitos mecanismos, sem coerção, mas sim por uma condução baseada na liberdade do aluno para que esse, por si só, escolha o melhor para ele e para os que compõem o meio em que atua. Diante dessa premissa, esse projeto tornou-se relevante aos objetivos da Escola DAGOBERTO NOGUEIRA DAFONSECA, no que tange a dar um caminho que prepare os  alunos e futuros cidadãos para essa nova era, a era da informação onde tudo acontecesse de forma rápida e volátil.

Ao final do espetáculo os alunos se sentaram para um bate papo, tirar e responder duvidas sobre a vida e sobre o espetáculo. 

Desde já agradecemos o convite e ficamos felizes pela oportunidade de ter assistido um espetáculo mudo e musical, amplo e bacana, onde foram abordados ritmos e culturas... 


Dia: 22/10/2012
Nome: Marta Suart
Origem: BIRIGUI - ANTONIO SALES OLIVEIRA PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

No dia 25/05/2012, os alunos do 6º Ano B da EE Antonio Sales Oliveira, foram assistir o Espetáculo "Zoo-Ilógico", no Teatro Paulo Alcides Jorge, pelo projeto Escola em Cena, a qual tiveram a oportunidade de obter uma formação plural e ainda uma inserção social.

Zoo-Ilógico, trouxe para o palco uma idéia aparentemente simples, mas de fundamental importância para as crianças: o estímulo ao processo criativo, à invenção e a criação de novos referenciais imaginários.

Em sala de aula houve comentários e perguntas sobre a peça teatral, todos amaram as histórias.

Os alunos gostaram dos atores, eles perceberam que através de sucatas e pequenos objetos, era possível entrar no mundo da imaginação.

A partir da simplicidade e criatividade de manipular objetos do cotidiano, os atores fizeram vivenciar cenas divertidas e inusitadas de criaturas animadas. Várias situações cômicas e poéticas transmitiram nas crianças: alegrias, curiosidades, criatividades e emoções.


Dia: 22/10/2012
Nome: Ducineia Aparecida Alves da Silva
Origem: BIRIGUI - AGOSTINHO GRIGOLETO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: NO dia 29 de junho, fomos ao teatro municipal de Araçatuba levar a turma da 8ª série B para assistirem ao espetáculo"AI-5, MEMÓRIAS DE TEMPOS SOMBRIOS". A professora de História havia feito uma sondagem sobre o tema abordado na peça, Ditadura, o qual também consta do currículo. Os alunos foram repertoriados sobre alguns vocábulos relacionados ao período estudado. Durante a apresentação do espetáculo percebeu-se um grande interesse e participação da turma, que inclusive interagiram cantando, respondendo perguntas do ator principal. Foi muito significativa esta experiência para nós professores, pois percebemos que nossos alunos compreenderam melhor o contexto do período de Ditadura vivido no 
Brasil. Finalizando nossa experiência, os alunos produziram um texto sobre suas impressões pessoais tendo em vista o espetáculo assistido.


Dia: 19/10/2012
Nome: Walmir Vitoreli Fracari
Origem: GUARULHOS NORTE - WALDOMIRO POMPEO PREFEITO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos dos 5ºs anos e dos 3ºs anos participaram do espetáculo "Terramota" no SESC Santana, respectivamente nos dias 9 e 16/10 nos períodos manhã e tarde. Todos gostaram muito das apresentações. Voltaram comentando e felizes com a apresentação. As professoras também gostaram e acharam que para os 1ºs anos a peça seria igualmente proveitosa. Foi elogiada também a maneira com que as crianças puderam interagir e a monitoria realizada.

Dia: 17/10/2012
Nome: marize antonelli fernandes
Origem: SOROCABA - WANDA COSTA DAHER PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 3/10/2012 os alunos do 3º ano do Ensino Médio assistiram à peça de teatro no SESC da cidade com grande participação e interesse. Foi uma ótima experiência,pois todos se envolveram com o tema, pertinente à faixa etária. Esse tipo de atividade proporciona um ganho ao desenvolvimento do conhecimento dos alunos, e auxilia os professores no projeto pedagógico. Parabéns à iniciativa da Secretaria da Educação por enriquecer nosso currículo.

Dia: 08/10/2012
Nome: Barbara Margarete Miguel
Origem: SAO VICENTE - JOSE ANTONIO DE AFFONSECA ROGE FERREIRA
Atividade: Professor
Comentário:  Sou professora de arte dos alunos do Ensino Médio do noturno, no dia 03/10/2012 tive a oportunidade de levá-los ao SESC de Santos para assistir à apresentação do Grupo Barbatuques. Foi maravilhoso, os alunos gostaram muito. Agora vou tentar montar uma apresentação parecida com a eles, ou seja tocar sons e músicas utilizando apenas o corpo, sem fazer uso de nenhum instrumento musical.

Dia: 05/10/2012
Nome: JACIRA PINHEIRO
Origem: MAUA - MARIO ALEXANDRE FARO NIERI
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Em 18 de setembro, os aluns do 4º Ano foram ao SESC de Santo André, às 9h30, para assistir a peça teatral "Portinari Pé de Mulato". Antes da visita a sala do 4ºAno foi convidada para ir à sala de leitura com a professora Edna Dionisi, para saber sobre a peça que iriam assistir. Após a leitura da sinopse, surgiu a pergunta: O que é mulato? A professora respondeu e a acabou discorrendo sobre raça: branca, negra, vermelha e amarela até chegar na cor do mulato, que é uma mistura de raças entre branco e negro.  O quadro que Portinari pintou é uma forma de falar sobre os escravos e quanto sofreram. A professora tentou mostrar para os alunos a ideologia do quadro, a linguagem metafórica visual. Logo após continuou dizendo que eles iriam assistir uma peça de Portinari, mas que ele não era ator, nem escritor, nem diretor, nem autor da peça que seria representada. Disse-lhes que Cândido Portinari era um artista, porém era pintor. Os alunos acharam engraçado assistir uma peça de um quadro de um pintor. A professora perguntou se conheciam Cândido Portinari e responderam que não. Sendo assim, a professora Edna foi ao computador e mostrou e leu a biografia do pintor.Todos ficaram atentos e surpresos quando descobriram que Portinari nasceu e morou em uma fazenda do interior de São Paulo e que teve uma educação deficiente. Durante a explicação, perceberam que ele nem fez a 4ª série. Foi observado que aos 14 anos, começou a trabalhar como pintor e juntou-se a uma trupe que como ele, eram meninos pintores, que se destacram por restaurar igrejas antigas. Depois assistiram um trecho da peça, o que deixou os alunos maravilhados e anciosos para o dia da apresentação. Após o passeio, a professora da sala, Mônica, fez uma roda  de conversa sobre a peça, destacando as partes que mais gostaram.

Dia: 01/10/2012
Nome: Cezar Vinicius Pereira Soares
Origem: BIRIGUI - ANTONIO KASSAWARA KATUTOK
Atividade: Professor
Comentário:

Na ultima seta-feira dia 28/09/2012 os alunos da 1 série e 3 série do ensino médio da escola E. E. Antonio Kassawara Katutok foram até a cidades de Araçatuba acompanhados pelos professores: Cezar Vinicius e Tatiana de Oliveira para assistir o musical de "Jica y Turcão".
Ao chegarmos no Sesc em Araçatuba fomos recebidos pelos organizadores do espetáculo que checou todos os documento necessários. Logo em seguida os alunos foram acomodados pelos organizadores e depois foram passadas algumas orientações aos alunos de como se comportarem diante de um teatro e tudo mais até o inicio do musical.
Os artistas entraram pelo meio da plateia, uma maneira muito legal de chamar a atenção dos alunos, cantando uma musica muito engraçada. Subiram no palco e acabaram de cantar a musica e se apresentaram. Depois explicaram alguns dos ritmos que eles tocavam e logo depois iniciaram uma musica com um ritmo caribenho muito legal. Pediam a ajuda da plateia para que os alunos pudessem interagir. Os artistas tem um repertorio muito amplo e bacana sobre diferentes ritmos de lugares e culturas diferente de todo o mundo. Ao final do espetáculo eles se sentaram para bater um papo, tirar e responder duvidas sobre a vida deles e sobre o espetáculo.
Eles definem o som que fazem como sendo "Música afrocaribeñalatinocaipirabrasileira". Na dupla encontramos todas as vertentes artísticas que compõe o trabalho musical de ambos. É "afro" na percussão realizada por Jica. É "caribenha" pela força salseira do ritmo. "Latino" porque reflete a longa experiência da passagem dos dois pelo grupo Tarancón. É "caipira" pelo pontilhado das cordas do Turcão. E finalmente "brasileira" na riqueza melódica, no humor presente em suas músicas e também inerente em Jica y Turcão. No palco todos esses elementos sonoros ganham um colorido especial pela performance criativa de Jica y Turcão. Com a dupla não tem meio termo. É riso garantido e diversão na certa.
Desde já agradecemos o convite e ficamos felizes pela oportunidade de ter assistido um musical amplo e bacana, onde foram abordados ritmos e culturas de outros lugares do mundo.


Dia: 01/10/2012
Nome: Elisabete Regina Yamaguti
Origem: SAO CARLOS - MARILENE TEREZINHA LONGHIM
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Os alunos de 3º, 4º e 5º anos da EE Marilene Terezinha Longhim participaram do projeto “Escola em Cena”, nos dias 04 e 05 de Setembro de 2012, assistiram a peça teatral “Candim”, no SESC São Carlos, onde  puderam conhecer a vida de Candido Portinari.
As professoras conversaram, antecipadamente, comos alunos sobre a vida e obra de Candido Portinari, culminando com a ida ao teatro e após o espetáculo houve roda de discussão sobre a peça. Os alunos de 3º ano ficaram emocionados, alguns chegaram a chorar no final da peça. 
Essas visitas tem proporcionado aos nossos alunos uma cultura, que sem o projeto Escola em Cena é bem pouco provável que eles tenham a chance de participar deste tipo de evento.


Dia: 24/09/2012
Nome: Jose Munhoz Martinez
Origem: GUARULHOS NORTE - CELSO PIVA PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 15/08/2012, alunos do 2º ano EM., da E.E. Prof. Celso Piva, estiveram no SESC Santana para assistir a uma peça teatral de nome "MoKimpo". O assunto tratava dos problemas do cotidiano e foi bastante proveitoso pois os alunos puderam ver a realidade de uma forma mais lúdica e se posicionar frente as injustiças que podem acontecer a qualquer pessoa. Além disso puderam conhecer um espaço cultural diferenciado e interagir com atores após a apresentação. Alguns trabalhos, foram realizados com os alunos, pela professora de inglês que os acompanhou ao espetáculo e utilizou o tema abordado para desenvolver os conteúdos de sua disciplina durante suas aulas.

Dia: 24/09/2012
Nome: Marilia
Origem: -
Atividade: Aluno
Comentário:

Ao chegar ao SESC, aguardamos ansiosos pelo início da peça, que superou as expectativas e nos levou a outra dimensão, fazendo com que a emoção viesse à flor da pele e me sentisse como se fizesse parte realmente do que via.

A peça conta a história de um poeta que tinha como inspiração um verdadeiro fascínio pela Lua, tentando refugiar-se do Governo de Franco, ele encontra a sua criança interior e vive momentos mágicos relembrando a adolescência.  O tema abordado nos leva a refletir sobre a vida, os sonhos, e nos faz enxergar de uma maneira excêntrica, o quão é importante nunca deixar morrer a criança que existe em nós.

Ao término da peça, participamos de um bate-papo com os dois atores e pudemos tirar nossas dúvidas sobre o teatro.


Dia: 18/09/2012
Nome: Jorge Mera
Origem: CENTRO OESTE - ARCHITICLINO SANTOS PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

O projeto consistiu na saída pedagógica ao Sesc Santana, para assistirmos à peça Mokinpó – Estudo sobre o Homem  Comum. Foi proposto a todos os alunos 1º ano do Ensino Médio do período noturno, os  responsáveis foram os professores Ângela e Ricardo, que acompanharam 37 alunos do período noturno. Chegando no Sesc Santana o grupo foi recebido por um funcionário que nos levou até a entrada do teatro. Durante a permanência no recinto, os alunos foram responsáveis e tranquilos, sem causarem  quaisquer  problemas.

A peça teve início às 20:30h., com um tema extremamente atual que prendeu a atenção dos alunos. Ao final da peça houve um bate papo com os atores, por meia hora, para que os alunos fizessem perguntas sobre o espetáculo e esclarecessem suas dúvidas.

A montagem, uma livre adaptação da obra De Como Foi Extirpado o Sofrimento ao Senhor Mochinpott de Peter Weiss, resultante do encontro do Grupo 59 com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Um espetáculo que coloca  no centro da ação o homem comum. O enredo mostrou a história de um homem comum de classe média, assalariado e correto, que um dia sai para comprar o jornal e é preso sem nenhum motivo aparente. Assim sua vida se transforma e ele tenta entender o que acontece com os mecanismos da sociedade como a polícia, a família, a política e até mesmo a religião. O personagem  não se parece em nada com os heróis das histórias que estamos acostumados e sim se aproxima do homem comum dos dias atuais.
A apreciação de um espetáculo é uma forma de propor aos alunos uma participação ativa no processo de construção do conhecimento, pois proporciona meios para que eles possam  tornar-se cidadãos criativos, dinâmicos e interessados em atuar, de forma efetiva, na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciência.

 


Dia: 18/09/2012
Nome: Lucimar Bento
Origem: PINDAMONHANGABA - EURIPEDES BRAGA PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia 30/08/2012, acompanhei os alunos do 5º Ano B numa visita ao SESC de Taubaté para uma apresentação de Teatro. Foi apresentada a peça "Pés Descalços"; as crianças gostaram muito da apresentação, que chamou bastante a atenção no início com os personagens cômicos e, logo em seguida com a história através de animação de bonecos. Esta ida ao Teatro foi muito boa para que todos os alunos pudessem ter contato com esta linguagem artística (teatro). Fizemos nossos registros de fotografia (não do teatro, pois não se é permitido fotografar, mas dos momentos no local) e relatórios. Gostamos muito da experiência e esperamos mais oportunidades com outras turmas da Escola para que também tenham acesso ao Teatro.

Dia: 12/09/2012
Nome: Márcia Althoff dos Santos
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - JULIETA VIANNA SIMOES DE SANT ANNA PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Em 14 de agosto, eu Marjorie professora de Português e a professora de inglês Eneida, fomos ao Sesc Ipiranga com os nossos alunos.
Assistimos ao Sexteto Seis com Casca, com o espetáculo "Na Trilha do Cinema" com temas de Nino Rota, Leroy Andersen, Jhon Willians entre outros. Inclusive assistimos ao filme Terminal uma semana antes com os alunos, para que eles tivessem contato com a trilha sonora.
Os alunos apreciaram muito cada detalhe da apresentação dos músicos. E para muitos de nossos alunos, foi a primeira apresentação que assistiram.
No dia posterior, fizemos um círculo em sala de aula e cada aluno expressou seus sentimentos e pensamentos do que tinha vivenciado no teatro. Ocorreu também a multiplicação de idéias aos alunos que não participaram do evento.
O objetivo do projeto foi alcançado, pois conseguiu levar o ouvinte para o imaginário da sétima arte, tomando o cinema como agente facilitador de acesso a música instrumental.
E como professora pude perceber claramente o encanto de cada aluno perante a música, aos músicos, as cores e os instrumentos.

Dia: 11/09/2012
Nome: RODRIGO SOARES DA SILVA
Origem: JABOTICABAL - GAVINO VIRDES JORNALISTA
Atividade: Professor
Comentário: A apresentação da palestra musical "A origem do rock  no Brasil" foi uma experiência magnífica e siginificativa para os alunos e professores dessa intituição. Foi de grande valor os conteúdos abordados pelo tema, que levou os alunos a uma viagem facinante pelo mundo do rock, utrapassando barreiras e quebrando paradigmas sobre esse estilo musical, uma verdadeira aula de arte e cultura, mesmo que por um curto periodo de tempo mas que nos proporcionou uma consciência transparente sobre esse estilo musical e que muitos adiram.
As atividades sobre o tema estão sendo abordadas em sala de aula e ampliando ainda mais os conhecimentos dos alunos. Trabalhando este conteúdo, notamos que a curiosidade dos alunos é estimulada. Os alunos comentam, respondem e fazem perguntas sobre rock.
Enfim quero deixar aqui minha estima e minha admiração pelo projeto Escola em Cena, pois proporcionou tanto para os alunos como para os professores a oportunidade de entrar no mundo da música, abordando esse tema e periodo tão importantes de nossa cultura.

Dia: 28/08/2012
Nome: Tania do Carmo Martins
Origem: MAUA - JORGE MARCOS DE OLIVEIRA DOM
Atividade: Professor
Comentário: Minha turma do terceiro ano apreciou muito a ida ao teatro, ela assistiu a peça "O PEQUENO POLEGAR CAPOEIRA". Aproveitando o que assistiram, contei para as crianças a origem do conto "O PEQUENO POLEGAR", discutimos sobre o que viram e ouviram, fazendo assim uma analogia da peça, bem como do conto. Finalizamos nosso projeto com uma reescrita coletiva do conto que deu origem a peça.

Dia: 27/08/2012
Nome: Edna Santana da Silva Lima
Origem: -
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 22/08 visitamos o SESC Santo Amaro para assistirmos a peça "Negrinha" de Sara Antunes. Foi uma experiencia maravilhosa, pois os alunos ficaram extremamente fascinados. Fomos recebidos com muito carinho e atenção. A organização do SESC é perfeita, os monitores dedicados.
No dia seguinte os alunos puderam compartilhar com os demais alunos da escola a experiencia vivida por eles. Esses projeto é de grande importancia para os alunos da rede publica.

Dia: 23/08/2012
Nome: Mara Cristina calandrin Rodrigues
Origem: MARILIA - REIKO UEMURA TSUNOKAWA PROFA
Atividade: Professor
Comentário:

        No dia 21 de junho, a E.E. Reiko Uemura Tsunokawa, contemplou os alunos dos 7ºs anos com um passeio ao Teatro Miguel Monico da cidade de Garça para assistirem ao espetáculo de dança Ballet 101 de Eric Gauthier, com realização da SP CIA de Dança. Esta ida ao espetáculo oportunizou aos alunos, momentos de encantamento, magia e fruição artística.

        Na volta à escola, em meio a comentários e observações, ficou evidente o quanto gostaram do espetáculo aliás, impossível não gostar. Como comentou um dos alunos no seu jeito de falar: Professora...foi "da hora, muito legal, amei". A arte cumpriu seu papel, comunicou algo, despertou em cada aluno um olhar mais sensível para a dança, uma experiência onde se constrói conhecimento.    


Dia: 06/08/2012
Nome: Andreia Silva Santana
Origem: ITAQUAQUECETUBA - MAURICIO ALVES BRAZ VEREADOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia 26 de junho, levamos os alunos das 6ºséries para uma visita ao SESC Vila Mariana, onde os alunos tiveram a experiência de prestigiar a peça teatral "O Príncipe da Dinamarca". Uma obra inspirada no clássico Hamlet (Shakespeare).
Para os alunos esta ida ao SESC foi de grande valor, pois possibilitou uma experiência nova de conhecer não só um teatro, como poder avaliar uma peça teatral.
A professora Andreia de Língua Portuguesa, pode fazer uma síntese da obra com os alunos e trabalhar a importância do autor. 
Ações como essa merecem o apoio de todos que trabalham na Educação, pois levam os alunos a explorarem lugares que muitas vezes ficam distantes do universo conhecido por eles.
Fomos muito bem recepcionados e orientados pelos monitores do Sesc Vila Mariana. 

Dia: 02/08/2012
Nome: Silvana Miranda
Origem: ARACATUBA - VICENTE BARBOSA
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 29 de junho participamos do Projeto Escola em Cena, levando  alunos de 8º Série para assistirem uma peça que retrata o Brasil no período da Ditadura Militar mais especificamente durante o AI-5.

Foi uma experiência enriquecedora para os alunos porque puderam absorver com maior facilidade este conteúdo que já hávia sido trabalhando em sala de aula. Para muitos foi ainda mais enriquecedor, pois pela primeira vez puderam apreciar uma peça de teatro.

Sensacional este projeto. Eniquecimento e melhora a comprensão do currículo!


Dia: 31/07/2012
Nome: Marcia Aparecida Garcia
Origem: LESTE 1 - LUIGI PIRANDELLO
Atividade: Professor
Comentário: A peça levou as crianças e as professoras a envolver-se com à ilusão e, por um breve espaço de tempo, a realidade da vida torna-se irrelevante.
Um mundo em que podemos sonhar e onde o faz de conta torna-se realidade.
Observando nossos alunos durante a peça, na roda de conversa, durante o trajeto do ônibus, percebemos que por meio dessa brincadeira, o faz de conta, eles puderam  experimentar diferentes relações, imitar o adulto, criar situações novas, exercitar a construção da automonia e o fortalecimento de suas identidades. 

Dia: 02/07/2012
Nome: Silvia Esteves Prado da Cunha
Origem: RIBEIRAO PRETO - ABEL DOS REIS
Atividade: Professor
Comentário:

No dia dezesseis de junho, os alunos do Ensino Médio (3º A e B), tiveram a oportunidade de visitarem o SESC - Ribeirão Preto, para assisterem a peça Vidas Secas - Graciliano Ramos.

Antes da visita, os discentes fizeram em grupo as seguintes pesquisas, tais como: biografia de Graciliano Ramos; a 2ª fase do Modernismo; geração 30; resenha e análise da obra.

Sendo de suma importância para apreensão do que fora visto em sala de aula, a dramatização de Vidas Secas e a explanação feita pela professora doutora de literatura.

Tivemos também a rica oportunidade de participarmos do Tirando de Letra - Ricardo Azevedo, onde fomos bem recebidos pelos monitores para apreciarmos as exposições desse conceituado escritor.

Enfim, gostaria de Parabenizá-los por este Projeto Escola em Cena, onde nos proporcionou maior interação, socialização e apreensão dos conhecimentos de forma tão prazerosa.






Dia: 29/06/2012
Nome: Patricia Aparecida Alves Montoro
Origem: BIRIGUI - HERMINIO CANTISANI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia 29/06/2012, professores e alunos do 9º Ano E do ensino Fundamental foram até a cidade vizinha de Araçatuba, no teatro Paulo Alcides Jorge, para assistirem a peça AI - 5 Memórias de tempos Sombrios. Foi uma experiência produtiva tendo em vista que isso será assunto do caderno do Aluno volume 3 servindo como introdução ao tema a ser desenvolvido com os alunos no próximo semestre. Conteúdo podendo ser explorado através das músicas com várias disciplinas do currículo.

Dia: 28/06/2012
Nome: Lucimara
Origem: SAO JOSE DOS CAMPOS - ELMANO FERREIRA VELOSO
Atividade: Professor
Comentário: Acompanhamos nossos alunos do 2º ao 5º ano no espetáculo PEDRO PALERMA.

Projeto interessante que aproxima nossos alunos a um meio que não é o deles. Ficaram muito curiosos em relação ao espetáculo e sua ação.
Em sala de aula resolvemos investigar as diferentes maneiras que os alunos perceberam o personagem PEDRO PALERMA. Construímos  diferentes bonecos com olhares  individuais. E em outra sala resolvemos juntos, fazer uma montagem em HQ de toda a história contada na ação cênica. 
Nossos alunos interagiram em todas a etapas com intusiasmo.




Dia: 27/06/2012
Nome: Professora Luciana da Silva
Origem: -
Atividade: Aluno
Comentário: No dia 13 de junho de 2012, os alunos dos 3ºs Anos A e B e do 5º Ano B, foram convidados para uma peça teatral no Sesc, para assistir "Festa no Céu." Nós do 3º Ano B, alunos da professora Luciana, ouvimos a história "Festa no Céu", com outra versão. Nossa professora nos relatou que isso pode acontecer com várias histórias, contos e músicas. Quando ouvimos a história, quem entrou no saco foi a tartaruga, e na peça, foi o sapo.
Gostamos muito da espetáculo, e gostaríamos de parabenizar os autores e equipe pela bela apresentação e carinho que fomos recebidos. Obrigada por essa oportunidade!
Alunos do 3º Ano B do Sargento.

Dia: 27/06/2012
Nome: Luis Claudio de Azevedo
Origem: GUARATINGUETA - JUCA PADRE
Atividade: Professor
Comentário: Nossa escola foi assistir a  peça de teatro Vila Tarsila, no Sesc de Taubaté. Os alunos participaram com interesse, apreciando muito a atuação dos atores, principalmente a que representou Tarsila do Amaral. A oportunidade de ir ao teatro também é importante pois muitos deles não tem oportunidade de conhecer outras formas de cultura. Os professores em sala de aula puderam explorar dos alunos assuntos relativos ao teatro apresentado, melhorando assim a qualidade do aprendizado.

Dia: 26/06/2012
Nome: Janaína dos Santos Valente Cattai
Origem: MARILIA - ANTONIO GOMES DE OLIVEIRA PROF
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Acompanhei os alunos do 5º ano ao Teatro de Garça no dia 21/06 para assistirmos uma apresentação de dança da São Paulo Companhia de Dança.
Foi uma experiência magnífica; que bom poder oportunizar aos alunos esse grande espetáculo.

Veja a seguir um relato produzido por um aluno:
"Eu gostei da Bachiana porque tem um conjunto que deixa a apresentação mais bonita e também por causa da alegria que tiveram para dançar. O Ballet 101 mostrou os 100 passos e durante essa apresentação eles mostraram graça e alegria. Foi o que eu mais gostei do Ballet.
Eu também gostei do Dom Quixote porque fizeram muitos passos legais, mas é uma dança séria, que me emocionou muito assim como os outros." (João Pedro dos Santos - 5º D).

Uma outra aluna terminou sua produção de texto assim: "O que eu mais gostei foi o Ballet 101 porque eu achei muito engraçado e criativo, mas também o mais simples. Fiquei triste quando fui embora." (Lauane  de Oliveira - 5º D).

Parabéns Bailarinos e Coreógrafos!

Parabéns aos organizadores do Projeto Escola em Cena! Continuem oportunizando experiências assim!

PC - Ciclo I - Janaína dos Santos Valente Cattai

Dia: 26/06/2012
Nome: Amanda Sugawara
Origem: DIADEMA -
Atividade: Professor
Comentário: Sesc Santo André e Museu do Futebol

Meu nome é Amanda Sugawara, trabalho na EE Anecondes Alves Ferreira, em Diadema, ministrando aulas de língua portuguesa.
No mês de maio deste ano, minhas turmas de 7a. série foram contempladas com visitas do Programa Cultura é Currículo.
Uma das salas realizou uma visita ao teatro do Sesc Santo André, para assistir à peça "Cada qual no seu barril". Esta experiência foi muito rica para a sala, pois no retorno à escola, fizemos uma roda de conversa muito interessante sobre os temas relacionados na peça: amizade, convivência, trabalho em grupo, adaptação ao ambiente, bullying, violência e respeito ao próximo. Além disso, retomamos assuntos do nosso currículo, como foco narrativo, enredo, espaço, tempo e personagens.

A segunda visita foi o Museu do Futebol. Ela foi realizada juntamente com a professora de Educação Física. Na escola, os alunos relataram sobre a valorosa experiência. Conversamos sobre carreira, oportunidades de  emprego, o sonho das crianças, a importância dos estudos e perspectivas de futuro.
Estas duas experiências foram ótimas, e agradecemos a oportunidade!

Dia: 25/06/2012
Nome: Paula
Origem: GUARULHOS NORTE - CARMINA MENDES SERODIO
Atividade: Professor
Comentário: Somos da E. E. Carmina Mendes Seródio. No dia 08/05/2012 os alunos do 2º ano do Ensino Médio, realizaram uma visita ao SESC Consolação, no qual tiveram a oportunidade de ver, no teatro Anchieta, a peça Mockionpó: Drama tragicômico e musical sobre um homem tipicamente comum e assalariado, que um dia sai para comprar o jornal e é preso sem nenhum motivo aparente. Resultado do encontro do Grupo 59 com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. O espetáculo se vale da poesia falada, da observação das ruas e da cidade, e da polifonia urbana para atualizar, em uma livre adaptação, interagindo com a platéia.
Os monitores do Teatro foram prestativos, atenciosos. Explicavam as etapas da visita, tiravam as dúvidas e orientavam os alunos sobre o procedimento ao término da peça.
A visita foi enriquecedora e positiva, proporcionando momentos de percepção, reflexão e interação, aprofundando os conhecimentos dos alunos.
Ao concluírmos a visitação, estavamos entusiasmados e interagindo. Ao retornarmos, pudemos envolver a temática em sala de aula na disciplina, através de um repertório cultural muito mais rico, criando como devolutiva um portfólio da visitação.
A visita cultural foi de grande importância para o meu trabalho como professora, pois enriqueceu muito as aulas, e os alunos ficaram mais envolvidos, falando com mais propriedade sobre o assunto em sala.

Dia: 25/06/2012
Nome: Ercik Emanuel de Araujo Santos
Origem: GUARULHOS SUL - MARIO NAKATA PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Nossa escola EE Prof. Mário Nakata, participou da atividade diversificada no Sesc Belenzinho. Os alunos das oitavas séries assistiram o teatro "Bate - papo", com a temática de discutir as ações das redes sociais, que é considerada uma ação muito forte nessa década. Do acolhimento até apresentação foi muito bom e agradavel, pois trouxe expectativas, satisfação e reconhecimento do desenvolvimento das ações culturais. Os alunos ficaram extremamente encantados com todo movimento que gira entorno do teatro, a maioria teve sua primeira vez de visita ou participação em ações artísiticas (teatro). Os professores que acompanharam atividade foram: Erick Emanuel e Edilma. Após o passeio professores e alunos se envolveram numa roda de conversa para discussão de todos os momentos do passeio, pontuando momentos pertinentes, com o objetivo de promover uma mobilização teatral na escola no segundo semestre deste ano.

Dia: 20/06/2012
Nome: Neide Corrêa de Sousa Lima
Origem: PINDAMONHANGABA - GABRIELLA MONTEIRO DE ATHAYDE MARCONDES PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Assistir a peça de teatro foi muito interessante. Ampliou o conhecimento dos alunos, fez com que as crianças pudessem conhecer e sonhar no mundo da fantasia, despertou a criatividade, além de proporcionar oportunidade a essas crianças que são de zona rural e não tem acesso a diversidade cultural. Através dos relatos, pudemos trabalhar a escrita e desenvolver o vocabulário.

Dia: 19/06/2012
Nome: Maria Evanilda Lemes Pereira
Origem: PINDAMONHANGABA - EURIPEDES BRAGA PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 24 de maio de 2012, os alunos do 5º ano da EE Prof. Eurípedes Braga, visitaram o SESC Taubaté e assistiram espetáculo A Revolução da Cozinha, foi uma experiência ótima e os alunos ficaram muito interessados. A visita foi muito enriquecedora, os alunos  tiveram excelente comportamento durante a mesma, fomos bem orientados, para muitas crianças foi a primeira vez que tiveram contato com este tipo de teatro e foi muito bom.

Foi trabalhado em sala de aula a importância de novos conhecimentos.

Obrigada pela oportunidade. Espero que sempre tenham iniciativas como essa, de pudermos levar nossos alunos para conhecer a arte fora da sala de aula. 


Dia: 19/06/2012
Nome: SÔNIA DO CARMO MAGALHÃES LIMA
Origem: CENTRO OESTE - PAULO ROSSI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

SESC DO CARMO - TEATRO: JOÃO E MARIA

Antes de irmos ao SESC do Carmo realizamos atividades de leitura sobre o conto João e Maria, apesar dos alunos já conhecerem o conto.
Em nome desta Unidade Escolar quero parabenizar as atrizes da peça pela belíssima apresentação.
A releitura que fizeram do conto foi de muita criatividade focando a questão do desmatamento (fauna e flora) sem perder a estrutura do conto. Os alunos adoraram e só falavam da "Bicudinha" e da "Bicudona".

O cenário feito de patchwork estava belíssimo.

Parabéns a todos os envolvidos!!!



Dia: 11/06/2012
Nome: Izildinha Rossano Procida
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - FAUSTINA PINHEIRO SILVA PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 17/04/2012 os alunos do 9º ano, tiveram a oportunidade de assistir no SESC Santo André a peça "Cada qual no seu barril". A professora relatou que no espetáculo foi utilizada a linguagem não verbal, um diferencial significativo em termos de apreensão dessa linguagem, exaustivamente abordada no 8º ano e conferida nessa apresentação de forma prazerosa.
A significação construida por meio de gestos, figurino, cenário, expressões faciais e movimentação no palco, foi completamente absorvida por todos os participantes, inclusive pelo aluno Álvaro (NEE -paralisia cerebral) com interesse e envolvimento. Percebe-se por meio de eventos como este, valores agregados na transposição da percepção visual em oralidade (descrição aguçada e exposição de opiniões e sentimentos).

Relato da professora Angela.

Dia: 01/06/2012
Nome: Maria Pereira Lima da Rocha
Origem: ITAPECERICA DA SERRA - ELIANA FISCHER BAMBI DELFINO PINTO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Estive com meus alunos de 5ª e 6ª séries no teatro do SESC Bom Retiro/SP no último dia 22/05 e pudemos assistir a uma peça muito interessante, da qual trata da morte como uma coisa natural e que faz parte da vida de cada um. A história faz referências à outras obras clássicas da literatura, surrealismo e rock nacional. Um trabalho voltado a cenografia e figurino que se encaixa perfeitamente com o conteúdo do 2º caderno dos alunos. Estamos muito agradecidos pela experiência. Professora Maria Rocha (arte)e Valquíria Goes (ciências).  

Dia: 31/05/2012
Nome: Solange da Silva Leite Pedro
Origem: MAUA - NEUSA DE FATIMA MARIN BERNARDI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 15 de maio, nós professoras do 5º ano do período da tarde, acompanhamos nossos alunos na atividade teatral, localizada no SESC Santo André, Agendado para às 14h30.
Achamos o desenvolvimento da atividade muito valiosa e podemos ampliar esse tema em sala de aula, sobre os conteúdos: respeito mutuo, respeito às diferenças e à convivência.

Dia: 29/05/2012
Nome: Ana Marta dos Santos
Origem: SAO CARLOS - SALLES JUNIOR DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 04 de maio, os alunos do nono ano do Ensino Fundamental da EE Dr. Salles Júnior, assistiram ao espetáculo "Encontro e  Desencontros" no teatro do SESC São Carlos. Tratou-se de um texto representado pela dança, cujo ritmo hip-hop, agradou ao público-alvo selecionado, ou seja adolescentes. Observou-se que apresentação do grupo, formado por oito dançarinos, inovou, pois foi uma experiência atípica, já que a maioria nunca havia visto uma coreografia que conta uma história em formato de dança e, convenhamos, a interpretação se torna mais dificultosa, porém nossos alunos curtiram e foram capazes de entender as fases representadas. O espetáculo teve inicio quando as luzes se apagaram e textos dos poetas modernistas como Carlos D. de Andrade, Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa e outros se mesclaram e introduziram a encenação. Logo após, a iluminação caminhou de acordo com o enredo representado. Durante 50minutos o grupo conseguiu envolver seus espectadores diante de uma química conquistada através de um conjunto harmônico entre iluminação, ritmo, cenário, simpatia dos dançarinos e outros. Para os estudantes foi um momento de apreciação, prazer e descontração. Após o encerramento do tema, os artistas se apresentaram informando ao público o nome e a função social de cada um. Com isso os alunos puderam perceber que todos são profissionais atuantes na dança e de forma independente, e que ao montar a companhia somaram experiências para depois viajar e divulgar o trabalho. Em seguida, foi aberto um questionamento entre a plateia e o grupo, de onde surgiram perguntas curiosas, as quais foram respondidas pelos integrantes da peça. De volta a sala de aula, nossos alunos trabalharam uma proposta de produção textual, a resenha crítica, estabelecida previamente, até porque já tinham algumas informações sobre a companhia. De acordo com a coletânea de textos, pude avaliar que nossos alunos foram unânimes ao se posicionarem favoravelmente ao espetáculo, citando muitas qualidades pertinentes ao que puderam ver. Porém é oportuno salientar que a única passagem que eles criticaram foi o fato da escuridão inicial, justificando a dificuldade de audição de parte do texto introdutório a apresentação. Afirmaram que quando o público-alvo é adolescente, deveria-se deixar a meia luz, pois tal atitude evitaria o mau comportamento da maioria dos espectadores. Para encerrar, exponho um dentre 23 dos trabalhos escritos.

"PROJETO TEATRO HIP HOP CUMPRE SEU OBJETIVO" - A peça de teatro "Encontros e Desencontros" estreou com sucesso no SESC São Carlos, onde apresentou-se durante uma semana para vários grupos de alunos de escolas diversas, bem como para outras faixas etárias. Através do ritmo hip-hop, que se aproxima mais do adolescente, abordou-se o tema do amor juvenil e seus desencontros durante, 50 min. de apresentação, em que casais dançaram com o intuito de desenvolver o tema citado. A dança em si, foi muito bem elaborada, com passos diferentes, pois os artistas estavam preparados e, dando um show de sincronia, conseguiram empolgar o público. O figurino apresentou-se de modo típico, a mudança do cenário correspondia as cenas apresentadas, além do que a  criatividade, o carisma e simpatia do grupo fez com que todos ficassem atentos e compreendessem o enredo. Os textos pronunciados durante o espetáculo facilitaram a interpretação de tudo o que foi apresentado no palco, porém o único ponto negativo foi realmente a iluminação inicial ser totalmente escura, pois estudantes mal preparados para frequentar um espaço cultural, começaram a gritar fazendo com que tentavam ouvir trechos de poemas que ilustrariam, através de palavras, os movimentos encenados fossem prejudicados. Portanto, diante da excelente atuação dos artistas, da feliz escolha do tema e abordagem criativa, da ênfase ao ritmo, o grupo só tem a acrescentar a cultura de quem tem a oportunidade de frequentar o teatro. Missão cumprida com sucesso.


Dia: 21/05/2012
Nome: Rosilea Ziotti Maria Holgado
Origem: ITAQUAQUECETUBA - MARGARIDA DE CAMILLIS
Atividade: Professor
Comentário: A peça, o Mistério no Expresso do Oriente foi assistida pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.
Na sala de aula foi explicado o que é teatro, como se portar no espetáculo e sobre a sinopse da peça. Em seguida, os grupos produziram textos sobre o que foi conversado, foi uma atividade muito interessante, pois todos participaram e se interessaram pelo assunto discutido.
O transporte foi excelente, assim como a preocupação com os lanches.
No ônibus, os alunos se comportaram muito bem, não jogaram lixo no ônibus, sendo até elogiados pelo motorista.
No teatro, fomos muito bem recebidos e orientados. Foi uma oportunidade ímpar, pois como sabemos, é dificil para nossos alunos sairem de seu bairro ou porque são menores ou por falta de recursos.
Na sala de espetáculos, os alunos ficaram em silêncio, prestando bastante atenção. No final da peça houve uma interação com os atores, onde fizeram muitas perguntas.
Foi uma viagem diferente e proporcionou aos alunos uma aprendizagem interessante.

Dia: 17/05/2012
Nome: Sandra Regina de Ávila Ceze
Origem: CAMPINAS OESTE - JOAQUIM PEDROSO SARGENTO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Eu, o professor Gilberto Santos, a agente de organização escolar Daniela e os alunos do 4º Ano A, fomos ao SESC de Campinas para assistir a peça teatral "Marcelo, Marmelo, Martelo".
Foi maravilhosa a experiência, visto que nossos alunos nunca tinham ido ao teatro. Fomos muito bem recepcionados pelo pessoal que lá trabalha. Entramos e logo fomos comer nosso delicioso lanche! Tudo estava gostoso. E logo chegou a hora da apresentação. Todos ficaram muito ansiosos e quietos... E logo o espetáculo começou. Vi o brilho no olhar de cada criança. Foi ótimo. Depois em sala, o professor realizou uma roda de conversa com os alunos a respeito da peça. Parabéns a equipe do SESC. Abraços.


Dia: 17/05/2012
Nome: Marcia do Prado Nóbrega
Origem: GUARULHOS NORTE - WALDOMIRO POMPEO PREFEITO
Atividade: Professor
Comentário:

Sou professora do 2º ano do Ensino Fundamental.

Participamos do projeto Escola em Cena, no SESC Santana, com a peça teatral "O bobo do rei". Foi uma peça maravilhosa e muito proveitosa, levantando conceitos sobre aparência, vaidade, amor verdadeiro e falsidade.
Trabalhamos previamente em sala de aula sobre: comportamento no teatro, o que é um texto teatral e a interação neste espaço.
O teatro é fundamental na formação cultural de nossos alunos, onde puderam perceber que a arte cênica traz informações e entretenimento de forma prazerosa e divertida, sendo fundamental para o desenvolvimento do educando.


Dia: 16/05/2012
Nome: ELISABETE ILES CANÃ DE SOUZA ROCHA
Origem: MAUA - JORGE MARCOS DE OLIVEIRA DOM
Atividade: Professor
Comentário:

O Espetáculo “Cada qual no seu barril”, assistido pela Turma do 5º ano, no SESC de Santo André, mostrou  conflitos gerados pelas diferenças,  inveja,  preconceito e pela intolerância entre as personagens, em encenações leves, divertidas e que nos levaram a reflexão sobre as relações humanas.

A cenografia, simples e utilitária, abrilhantou o cenário.
Uma das grandes marcas foi sua realização baseada em obras de grandes autores e sintonizada com uma estética da expressão corporal, apoiada na pesquisa e no aprimoramento dos elementos que compõe a arte teatral. Ruth Rocha é uma das mais importantes escritoras brasileiras e o tema foi explorado com leveza e graça, através da atuação das excelentes atrizes que compõe o elenco: Daniela Flor e Bruna Longo.

Em sala de aula houve a roda da conversa e a exploração do tema central da peça: “as relações humanas” que gerou opiniões diversas dos educandos, chegando ao produto final: uma produção textual explicitando a peça como um todo.

Enfim, uma apreciação agradável que os alunos levarão consigo como um estímulo ao fortalecimento das manifestações culturais que devem ser constantemente inseridas no cotidiano escolar.

Parabéns a todos os envolvidos na melhoria da qualidade do ensino.

 


Dia: 15/05/2012
Nome: Marli Rosado
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - JOAO BATISTA BERNARDES PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Eu, a professora de matemática e de ciências, fomos convidadas a assistir ao espetáculo "Cada qual no seu barril" no Sesc Santo André. Fomos com os alunos da 5ª A e eles adoraram o passeio, principalmente por aprender alem dos muros da escola. Quando chegamos à escola fizemos um debate sobre a peça e decidimos que cada aluno iria representa-la através da arte visual com uma parte da história. Assim o trabalho poderia representar muito bem a peça já que ela foi apresentada de um modo muito divertido, por meio, de mímicas e onomatopéias.

Dia: 14/05/2012
Nome: regina aparecida lacerda lana
Origem: SUL 2 - JOAO DE DEUS CARDOSO DE MELLO
Atividade: Professor
Comentário: A peça foi de suma importância dando um enfoque maior de um dos meios de comunicação: a carta.
Rescatou as cantigas de roda,o que é que é, provérbios e etc...
Os atores tiveram um contato físico fazendo com que os alunos interagissem de forma proveitosa ao tema da peça.
 Parabéns aos organizadores do projeto e esperamos mais oportunidades de mostrar aos alunos a importância do teatro e a diferença entre o teatro, cinema, televisão, ou seja, diferentes meios de comunicação.

Dia: 14/05/2012
Nome: Denise de Menezes Sena
Origem: SUL 2 - JOAO DE DEUS CARDOSO DE MELLO
Atividade: Professor
Comentário: Nos da Escola Estadual João de Deus Cardoso de Mello, nos sentimos privilegiados em participar de um projeto de tamanha importância e qualidade cultural, partindo da organização até da simpatia e do compromisso dos funcionários e atores.
A riqueza  do  conteúdo deste projeto nos encantou de tal forma, que continuamos a dar andamento do mesmo em sala de aula.

Sem mais,

nossos agradecimentos,

Escola Estadual João de Deus Cardoso de Mello.


Dia: 11/05/2012
Nome: Regina Cerantola Pozetti
Origem: SANTO ANDRE - GABRIEL OSCAR DE AZEVEDO ANTUNES PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

Fui com os alunos da escola E.E. Prof. Gabriel Oscar de Azevedo Antunes do 4º ano ao Teatro do SESC de Santo André ver a peça “Cada um no seu barril”. Fomos recebidos por monitores muito atenciosos que nos encaminharam para o teatro. A peça foi muito interessante, pois mostrou que o importante da vida e saber viver em sociedade. Ao final os atores receberam as crianças e responderam perguntas elaboradas por elas. Em seguida fomos encaminhados para um lugar agradável onde pudemos fazer um lanche bem gostoso.

Após a visita desenvolvemos atividades que visavam à dramatização da peça através de mímicas. Os alunos acharam muito interessante pois a peça não tinha fala, somente mímica e mesmo assim eles entenderam totalmente a mensagem.

Parabéns ao projeto Escola em Cena que proporciona aos alunos um aprendizado referente às questões sociais.


Dia: 10/05/2012
Nome: WILLIAM MOREIRA SOUZA
Origem: -
Atividade: Aluno
Comentário: Minha Escola é a Thales Castanho de Andrade. Foi muito legal nosso passeio. O lanche estava muito gostoso. O que mais gostei foi do palhaço. Gostaria de voltar mais vezes.

Dia: 07/05/2012
Nome: Maria de Fátima Bansi Gajardoni
Origem: BIRIGUI - LYDIA HELENA FRANDSEN STUHR PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Boa noite!
Foi muito interessante a peça de teatro "Aurora". Um monólogo que contou a vida de uma catadora de papelão e latinhas. Aurora uma senhora idosa e castigada pela dura realidade de sobrevivência. Os alunos gostaram muito, pois a maioria já presenciou este tipo de trabalho nas ruas de nossa cidade. Eles perceberam através da fala da Aurora a importância dos estudos, da organização, etc. Mesmo diante da dura realidade Aurora demonstrava sempre estar feliz.
Durante o espetáculo fui elaborando algumas perguntas que foram usadas em trabalho em sala, para testar o grau de aproveitamento da mensagem da peça. Também houve uma breve encenação por alguns alunos que gostaram da experiência de apresentação.   
Obrigada pela oportunidade.
Abs. 

Dia: 07/05/2012
Nome: Paula Tantin Calestine Galvanin Rodrigues
Origem: BIRIGUI - LYDIA HELENA FRANDSEN STUHR PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 9ºano foram convidados a assistir a peça Aurora no teatro de Araçatuba. Fomos de onibus a cidade, os alunos estavam muito anciosos para ver o que era um monólogo (alguns alunos nunca haviam ido a um teatro) a expectativa era muito grande. Durante a peça prestaram muita atenção, amaram a personagem e o enredo da história ficaram maravilhados pela encenação.Tiraram fotos e fizeram perguntas a Arlete, se sentiram muito próximos a atriz. De volta a escola fizeram uma pequena esquete e comentarios sobre a peça. Muito obrigado a proporcionar essa experiencia aos alunos.

Dia: 03/05/2012
Nome: Ana Regina e Fabio
Origem: BIRIGUI - REGINA VALARINI VIEIRA PROFA
Atividade: Professor
Comentário: Inicialmente foi conversado com os alunos a importância do Teatro para a sociedade e foi abordado, mesmo que superficialmente, a temática do preconceito, trabalhado no peça. Fomos muito bem recebidos, os alunos gostaram muito da experiência teatral (para muitos foi a primeira vez) e foi muito bom, ao final, a atriz ter interagido com a platéia, respondendo as questões formuladas pelo público. A experiência foi rica e válida e estaremos debatendo com os alunos os valores trabalhados no peça.

Classe envolvida: 8º ano C

Dia: 25/04/2012
Nome: MARILEIDE R N GONÇALVES
Origem: CAMPINAS LESTE - ANTONIO VILELA JUNIOR PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Estivemos no SESC - CAMPINAS em Abril/2012 para assistir/participar da interpretação  do DUO PARNASSE com Stella Almeida e Paulo da Mata CRAVO E FLAUTAS), e posso relatar que foi uma experiência super prazerosa e inovadora para os alunos do 6º ano do E.F.  que tão raro tem uma honrosa oportunidade como esta. Após a apreciação muitas perguntas foram feitas, tanto dos instrumentos como aos músicos, curiosidades essas que continuaram em sala de aula e com a oportunidade de maior aprofundamentos dos instrumentos apresentados e a comparação com os instrumentos "modernos"... Foi bem legal e será de grande valor a continuidade desta proposta para maior enriquecer nossos jovens e demonstrar outras formas de apreciar a ARTE e em particular a MÚSICA.
Marileide.
Campinas/Leste



Dia: 25/04/2012
Nome: Valdirene Estanagel Leme
Origem: SOROCABA - BALTAZAR FERNANDES
Atividade: Professor
Comentário: Em abril de 2012, os alunos de duas turmas de  4º ano da E E Baltazar Fernandes se deslocaram até a Usina Cultural de Sorocaba e lá tivemos o prazer de assistir a peça CANDIM, da Cia Casa Amarela. Foi uma experiência maravilhosa onde os alunos aprenderam da vida do artista Cândido Portinari, completando o que tinha sido trabalhado em sala de aula e o mais importante: se emocionaram! Choraram até. A peça conseguiu despertar nas crianças a sensibilidade.
Após a encenação tiveram  oportunidade de participar fazendo perguntas aos atores e não foram poucas...
Retornando à escola fizeram registros da experiência com desenhos, poemas, acrósticos. Esse projeto é uma ótima oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento nos alunos do gosto pela cultura.



Dia: 18/04/2012
Nome: ANA LÚCIA MONTEIRO GREGÓRIO
Origem: NORTE 1 - AUGUSTO DE MACEDO COSTA DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário:  
Alunos da Escola Estadual Dr. Augusto de Macedo Costa, visitaram o SESC Belenzinho em São Paulo e foram muito bem recepcionados pelos monitores que os aguardavam.
Foi apresentada a peça "Baú de histórias", no final da apresentação os próprios atores ressaltaram a importância da leitura, e de se contar histórias. Os atores responderam as perguntas feitas pelos alunos(adorei esse espaço onde houve essa troca, aliás gostei de tudo). 
Vocês estão de parabéns.

Obs:
Tudo reforçar o que tentamos passar para eles, que através da leitura das histórias contidas em livros podemos viajar e aprender váriascoisas.   


Dia: 18/04/2012
Nome: Eduarda Gava Caciatori
Origem: SOROCABA - AUGUSTO DA SILVA DOURADO REVERENDO
Atividade: Professor
Comentário: A possibilidade de sair da sala de aula e vivenciar uma experiência de aprendizado em outro ambiente junto com os colegas, enriquece muito a etapa da vida escolar das crianças.
A peça "Candim", que a nossa escola foi assistir nesta manhã de quarta-feira, aborda a vida do artista Cândido Portinari de uma maneira muito divertida e sensível, que atrai as crianças. Coloca em foco questões de extrema importância a serem trabalhadas, como identidade cultural, costumes do nosso povo, coletividade e a valorização da nossa produção artística nacional. A peça é dinâmica e deixa espaço para que estes assuntos possam ser aprofundados em sala de aula ou em outros momentos diferenciados.
Foi uma experiência muito bacana e bem sucedida. 


Dia: 13/12/2011
Nome: Odete Gabriel Vieira Figueiredo Profa.
Origem: SAO JOSE DOS CAMPOS - BENEDITO MATARAZZO DEPUTADO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: A peça FEIZBUCK foi assistida pelos alunos do 2º EM Noturno. Tanto os professores quanto os alunos gostaram muito do espetáculo.
Foi interessante assistir uma peça de teatro que utiliza a linguagem falada por eles. Iisso os deixou espantados.
No dia a dia, eles não percebem sua própria linguagem, tudo parece "normal", mas quando assistem e escutam o que falam, dito por outras pessoas num momento de atenção, eles percebem de outra forma e com outros olhos.
Foi uma experiencia muito interessante, interagir com os atores após a peça. Houve participação dos alunos.
É um projeto que merece continuar, pois enriquece o aprendizado dos alunos e amplia sua visão de mundo.
O tema foi debatido em sala nas aulas de Filosofia.

Dia: 06/12/2011
Nome: Maria Amélia Pissolato Moura
Origem: BIRIGUI - ALVARO ALVIM
Atividade: Professor
Comentário: Como  professoras, acompanhamos as 8ªs séries para assistir ao espetáculo "Teus passo, teus guia", no dia 10/06/2011. Durante o trajeto, os alunos fizeram a maior festa dentro do ônibus, tiraram fotos com os celulares, já que muitos nunca haviam saído da cidade para assistir a uma peça de teatro. Na sala, enquanto assistíamos à peça, todos demonstraram muito interesse, concentrando-se, em total silêncio. Ao final da peça, houve um momento em que os atores sentaram-se no palco, para um bate papo bem informal, onde todos os alunos presentes tiveram a oportunidade de dirimirem as dúvidas, inclusive, com os componentes do grupo explicando que tiveram que conviver durante algum tempo neste lugar para pesquisas e subsequente montagem da peça. A história retrata a vida sofrida dos povos mais pobres do Vale do Jequitinhonha, seus sonhos, tristezas, alegrias, saudades ; tudo visto segundo a tradição oral da região.
Em sala de aula, durante as aulas de Leitura e Produção de Textos, trabalhamos reescrita com ilustração das cenas mais marcantes.

Maria Amélia e Ana Graça

Dia: 26/10/2011
Nome: Rosana Cristina Miranda Dugois
Origem: BIRIGUI - TEREZINHA LOT ZIN TELECO PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Os alunos 9º ano “A” do Ensino Fundamental da escola Portal da Pérola apreciaram uma bela peça teatral no dia 14/10/2011 no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge. 

A peça CÁRCERE é uma reflexão sobre a liberdadeatravés dos olhos de um homem que é privado da sua: um presidiário. Mais que isso, esse preso está numa semana decisiva, pois vive a situação limite de se tornar refém em uma rebelião iminente. A peça é um monólogo onde o ator consegue orquestrar o texto e a platéia com doses de drama, humor negro e reflexões acerca da nossa liberdade. Em dados momentos as luzes do teatro são totalmente apagadas e o próprio ator é quem conduz a iluminação da peça, usando apenas uma lanterna. Acontece mais interação com o público quando o ator Vinícius Piedade entrega a lanterna na mão de alguém da platéia para que possa provar um pouco da  sua própria “liberdade”, iluminando parte da ação dramática como quiser.

Em sala de aula a peça gerou algumas discussões sobre filmes que tem a mesma temática, sobre a estrutura textual dramática que no caso foi o monólogo e sobre iluminação manual.

O objetivo do teatro se cumpriu já que refletir a liberdade de um presidiário e ponderou sobre a nossa própria liberdade de escolha. Foi o ponto alto dos alunos. Em épocas de criminalidade e do não-valor da vida, Cárcere trás essa discussão à tona. No retorno o professor de arte trabalhou a linguagem teatral “Monólogo” com os alunos. O Professor de língua portuguesa trabalhou artigo de opinião com o foco em o assunto polêmico “A Rebelião nas cadeias e suas facções”.           


Dia: 25/10/2011
Nome: Osmair Bernardo Brito
Origem: ARACATUBA - MARIA DO CARMO LELIS PROFA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Escola Estadual Maria do Carmo Lélis – Araçatuba

Professor Coordenador: Osmair Bernardo de Brito

Professores: Edson e Elisandra

Como professores, acompanhamos os alunos da 7ª série A  ao Teatro Paulo Alcides Jorge para assistir a apresentação do Grupo Batucantantes como parte do Projeto Escola em Cena e   extraímos  vários relatos interessantes registrados pelos alunos em textos elaborados após socialização em sala de aula.

"espetáculo que assisti deu para perceber três instrumentos somente e que foi o necessário para fazer muitos ritmos como: samba, funk, rock e vários outros infantis. No espetáculo também fizemos muitos sons com o corpo: sons de tamborim, chocalho, agogô, sons das palmas, usando os pés, as pernas e animação da platéia. Muito obrigado por passar muitas coisas boas para mim. Valeu."

Beatriz: “No espetáculo eles mostraram que da para fazer vários sons diferentes com o corpo e também usaram instrumentos musicais.”

Tamires: “Este projeto vem fazendo com que entendamos que não só se faz música com coisas convencionais. Este trio que foi se apresentar para nós usou o corpo como suporte para a música. Foi muito bom, pois aprendemos muito e interagimos bastante com o espetáculo: dançamos e cantamos junto com os músicos. Com certeza levamos muitas coisas boas que aprendemos com eles.”

Douglas: ”Eles usaram instrumentos não convencionais e convencionais. Os não convencionais são os sons produzidos pelo corpo e o beatbox e os convencionais forma o violão e teclado de sopro ou escaleta. Para mim foi o melhor teatro musical que já vi, pois foi o de maior interação com o público, sem contar com todos os estilos musicais que tocaram: funk antigo, sertanejo, e outros. Foi diferente e muito divertido."

Gabriele: ”A experiência foi de estar interagindo com a música e com a dança. O objetivo é mostrar que existem várias culturas e que elas podem se misturar."

Jéssica: ”Eles cantaram músicas de criança igual aquelas músicas que nos cantávamos quando éramos bem pequenos. Foi legal, pois usaram o corpo para fazer sons."

   


Dia: 24/10/2011
Nome: Clever Rodrigo Filgueira
Origem: BIRIGUI - MARIA MATHILDE CASTEIN CASTILHO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

A apresentação da referida peça teve um contexto de fácil compreensão, onde os nossos alunos puderam interagir com grande interesse. O espetáculo foi o tempo todo estimulando a participação assídua de todos telespectadores ali presentes.

Após essa interação podemos concluir que nossos alunos terão nova visão cultural, contribuindo muito para o crescimento pessoal.

Dia: 04/10/2011
Nome: marisa dos santos abambres ferraz
Origem: LESTE 5 - CESAR MARENGO
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos ficaram atentos a tudo, pois a peça de teatro Coco verde e Melancia, retratavam o mundo de brincadeiras das crianças dentro da escola. A linguagem utilizada durante o espetáculo foi de fácil entendimento para as crianças. Em sala de aula pudemos refletir através da roda de conversa temas como: amizade, respeito a individualidade de cada um (segredo/diário), compartilhar. Quanto ao alfabeto com códigos que a "Melancia" tinha em seu diário, iremos trabalhar com os alunos em sala de aula através das duplas, onde cada uma montara seu código e escreverão mensagens dentre elas: "Boa tarde!", "Vamos ficar juntos no recreio?"...

Dia: 30/09/2011
Nome: rosani elisabete oliveira de souza
Origem: MAUA - JORGE MARCOS DE OLIVEIRA DOM
Atividade: Professor
Comentário: Eu e os alunos do 4º ano, fomos ao teatro do SESC Santo André assistir a peça "Aventuras ao Mar". A empolgação era tamanha, visto que muitos alunos nunca tiveram a oportunidade de conhecer um teatro. Eles amaram a peça, ficaram encantados com o teatro, os atores foram muito simpáticos e todos os funcionários do SESC nos trataram muito bem! Os alunos comeram o lanche antes da peça.
No outro dia fizemos dobraduras para representar a cena, uma roda de conversa e os alunos produziram uma noticia intitulada "Alunos do Dom Jorge vão ao Teatro". Os alunos gostaram das dobraduras que compuseram o cenário e fizemos também uma dobradura gigante de um barco de papel, onde os alunos desenharam as partes que mais gostaram da peça. Depois fizemos um texto coletivo (relato) sobre a história e o passeio ao teatro.
Esse projeto é uma ótima oportunidade para os alunos de comunidades carentes conhecerem outras formas de expressão. Eles não veem a hora de serem contemplados novamente.


Dia: 21/09/2011
Nome: MARIA JOSE DA SILVA
Origem: PINDAMONHANGABA - ELOYNA SALGADO RIBEIRO PROFESSORA
Atividade: Diretor
Comentário: Gostaríamos em parabenizá-los pela iniciativa do projeto "Cultura e Curriculo/Escola em Cena". Projeto que proporciona a saída dos alunos da sala de aula, dando a oportunidades para que os mesmos possam enriquecer seus conhecimentos sobre a literatura de um dos autores dos livros infanto-juvenil mais lido por muitas gerações - Monteiro Lobato -, colaborando ainda ao incentivo da leitura, que já trabalhamos em nossa escola.

Dia: 20/09/2011
Nome: Maria Luiza Reina Mastelaro
Origem: BIRIGUI - ESMERALDA MILANO MARONI PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Nós, professoras das séries 7º ano do Ensino Fundamental II, acompanhamos os alunos até o Teatro Municipal de Araçatuba.

Observamos que os alunos ficaram bastante entusiasmados e alguns se mostraram bem surpresos dentro do ônibus, dando a impressão que nunca haviam viajado, pois alguns não conheciam o percurso entre Birigui/Araçatuba.

Quanto a apresentação, foi bastante interessante, pois ensinou-nos como usar as partes do nosso corpo para reproduzir sons bem parecidos com os sons dos instrumentos musicais.  Teve a participação dos alunos durante toda a apresentação e no final, foi liberado para que a platéia pudesse fazer perguntas relativas a apresentação.

Foi uma viagem diferente e proporcionou aos alunos um aprendizado interessante, diferente.

   

 


Dia: 14/09/2011
Nome: JHANINE APARECIDA BINI MONTORO
Origem: -
Atividade: Aluno
Comentário: Escola Enzo Bruno Carramaschi
Diretoria Região de Birigui
Acordei com muita empolgação, quase nem dormi a noite, me arrumei e fui para a escola. Chegando em Araçatuba no lugar aonde seria apresentado o teatro" MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS",fomos recebidos pelos atores que iriam apresentar a peça a impresão que eles causaram para mim foi de alegria e diversão.
Entramos e sentamos. A partir dai começou a melhor e mais engraçada peça de teatro que eu ja fui. Eles contavam a história, interpretavam o personagem e ao mesmo tempo fazia tudo ficar divertido. Eu adorei a peça e espero assistir muitas outras.   

Dia: 13/09/2011
Nome: Ana Paula Lopes de Almeida Monari
Origem: MAUA - SADA UMEIZAWA PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 24.08.2011, a Professora Peb II Viviane de Língua Portuguesa e o Professor Edson de Arte acompanharam 40 aluno de 5ª série/6º ano ao Teatro Sesc São Caetano para assistirem a peça "Otelito" uma adaptação de Shakespeare. Para os nossos alunos que já vinham tendo contato com esta adaptação em sala foi encantador, muitos ficaram deslumbrados, afinal, teatro não faz parte do seu cotidiano. Os mesmos ficaram atentos a tudo, e o melhor ocorreu no encerramento, onde todos puderam fazer perguntas aos atores.
Esperamos ser contemplados mais vezes, pois é a oportunidade desses alunos terem contatos fora da escola, ou seja, "lugares de aprender".

Dia: 02/09/2011
Nome: Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt
Origem: CENTRO OESTE - ALMEIDA JUNIOR PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 31/08/2011 nossa escola (E.E.Professor Almeida Júnior) teve o privilégio de assistir a peça de teatro "O animal na sala", no Sesc Belenzinho. Fomos muito bem recebidos desde que chegamos ao local, maravilhoso, por sinal. Apesar da noite muito fria, os alunos ficaram muito satisfeitos com o passeio. O trabalho das atrizes é maravilhoso e logo após o espetáculo, fomos ainda presenteados com um bate-papo com as mesmas. Foi uma oportunidade ímpar, pois, como sabemos, é difícil para nossos alunos saírem de seus bairros, ou porque são menores, ou por falta de recursos. Tudo foi diferente, a começar pelo fato de o passeio ter sido a noite. O transporte excelente, assim como a preocupação com os lanches. Parabéns aos organizadores e esperamos que mais alunos possam usufruir desses benefícios.


Dia: 23/08/2011
Nome: Camila E Vivie
Origem: OSASCO - LUIZ LUSTOSA DA SILVA PROFESSOR DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário: Foi uma experiência maravilhosa acompanhar a ida dos nossos alunos ao teatro.
De início, alguns alunos demonstraram desinteresse em assistir a peça; já que teatro, na visão de alguns, seria sinônimo de marasmo. Porém, na chegada e com o desenrolar da peça, todos se envolveram e se deixaram se sensibilizar, não só pelo conteúdo da peça, como também pela arte do Teatro.
A peça que assistimos foi uma comédia romântica: "Canção de Amor em Rosa", um musical que abordava a obra do cantor e compositor Noel Rosa.
E, logo no fim da peça, quando acenderam-se as luzes, percebemos todo um ar de encantamento nos olhos dos nossos alunos, já que para muitos,foi a primeira experiência no mundo do Teatro.

Dia: 01/08/2011
Nome: Rita Bareia
Origem: SAO JOSE DO RIO PRETO - WALFREDO DE ANDRADE FOGACA PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

O projeto Escola em cena proporcionou a construção de um outro projeto. A partir do espetáculo Ciranda das Flores. O projeto foi realizado em três partes. O primeiro momento foi a instrução da visita ao teatro e os elementos da linguagem do teatro. No momento posterior os alunos visitaram a sala de informática e acessaram o blog http://ciaprosadosventos.blogspot.com/ para conhecer um pouco mais sobre o grupo e seus trabalhos.

Como encerramento do projeto pedi para que criassem um cenário em uma caixa de sapato. 


Dia: 22/07/2011
Nome: MárcioAnisio Bilancieri
Origem: BAURU - PLINIO FERRAZ
Atividade: Professor
Comentário: Sou professor da referida escola e gostaria de mostrar um momento em que os alunos se extasiaram quando souberam que iriam assistir uma peça de teatro. Os alunos da 5ª A tiveram que aguardar para que pudessemos ser chamados. Neste período ficamos na área de recreação. A expectativa era tão grande que os alunos perguntavam a todo instante sobre o teatro, mesmo porque o nome da peça já dava uma dica do que vinha por lá.
Entramos na sala e os alunos se distribuiram nos lugares do teatro. Apagaram-se as luzes e se deu início a peça. Foi muito divertida, interativa e instrutiva ao mesmo tempo. 

Pudemos trabalhar em sala o tema da peça e o que poderia ser acrescentado a mais; foi feita uma crítica pessoal da parte de cada aluno. A profa. Júlia de artes desenvolveu em sala de aula elementos que podem ser aplicados a uma peça de teatro. Podemos observar que vários trabalhos estavam de acordo com o que a professora ensinou e com a peça.

Muitos alunos nunca tinham ido ao teatro ou visto uma peça. Agradeceram e querem que tenham mais teatro para eles. Parabéns aos idealizadores deste projeto.     

Dia: 05/07/2011
Nome: Maria Clara Maronesi 5ª Série A
Origem: -
Atividade: Aluno
Comentário: No dia 28/04/2011 a minha turma da E.E. Dr. Carlos Rosa, foi para Araçatuba assistir a peça tearal " Precisa-se de um Mané".
Fomos acompanhados pela professora Andréia Guilhen. Quando começou a peça, as crianças e professores acabaram participando. O público deu muitas risadas, pois a peça era muito interessante e divertida, eu gostei muito.
Ao retornar a escola, a turma realizou o relato da viagem.

Dia: 28/06/2011
Nome: Luzinete Botega
Origem: BIRIGUI - ANTONIO KASSAWARA KATUTOK
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Após assistirem a peça teatral “Teus Passo, Teus Guia”, com o grupo Engasga Gato de Ribeirão Preto. Fizemos uma grande roda para falar sobre a mesma e cada aluno colocou sua opinião, onde foi sugerida a idéia de entrevistar alguns migrantes nordestinos, cortadores de cana do nosso município para conhecer um pouco sobre sua vida.

Elaboramos a entrevista e fomos visitá-los em suas casas e descobrimos que seu estilo de vida não é diferente dos moradores do Vale do Jequitinhonha (MG).

A professora de Língua Portuguesa Rosemara desenvolveu com os alunos resenhas sobre a peça assistida e foram entregues sinopses para os alunos poderem conhecer mais sobre a peça, além da ficha técnica.

Os alunos gostaram muito da peça teatral, onde adquiriram novos conhecimentos sobre a região. Também gostaram da alimentação e do passeio em geral, pois a maioria nunca havia assistido uma peça de teatro.

 


Dia: 21/06/2011
Nome: Tania Maria Crescencio de Souza
Origem: BIRIGUI - GERACINA DE MENEZES SANCHES PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Eu Tania Maria, Tania Frare, Nadir e Fabiana, juntamente com os alunos do 6º Ano participamos do espetáculo teatral "Precisa-se de um Mané" no dia 28/04/11 no teatro municipal de Araçatuba/Sesc-Birigui.
 Foi com muita alegria que os alunos constataram o como é uma peça de teatro no palco convencional, iluminação, cenário, sonoplastia , figurino, maquiagem e a interpretação do artista, pois  eles haviam trabalhado a linguagem teatral proposta no caderno do aluno, ficaram satisfeitos e comentaram muito a respeito. Foram feitos registros usando a linguagem das artes visuais utilizando varias técnicas.
Posto então alguns trabalhos... A partir de então querem repetir a dose.

Dia: 09/06/2011
Nome: Wânia Pádua Marotta da Silva
Origem: BIRIGUI - MARIA MATHILDE CASTEIN CASTILHO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: A experiência da E.E.Profª Maria Mathilde Castein Castilho foi maravilhosa e muito proveitosa, os alunos ficaram radiantes e curiosos para assistirem à peça "Precisa-se de um Mané".
Os professores desenvolveram previamente um trabalho em sala de aula sobre "O que é um texto teatral". Também foi desenvolvido um trabalho sobre o "público de teatro": como deve ser o comportamento neste espaço e a interação. O teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa, já que nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura, e que a arte cênica traz informações e entreterimento de forma prazerosa e divertida, sendo fundamental para o desenvolvimento perceptivo do educando.
Depois de assistida à peça "Precisa-de de um Mané", os professores fizeram uma roda de conversa com os alunos para que relatassem a experiência e a observação dos procedimentos necessários para que uma peça seja encenada: escolha e estudo do texto, montagem do cenário e caracterização do personagem. Em seguida foi realizada uma brincadeira sobre quem melhor encenaria um trecho da peça assistida.

Dia: 30/05/2011
Nome: Daniela Giacomini Gimael
Origem: BIRIGUI - STELIO MACHADO LOUREIRO PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Fui com minha turma assistir ao espetáculo TV sem controle em Araçatuba. A excitação era grande, pois vários alunos nunca haviam assistido a uma peça de teatro. Ao chegarmos, precisamos aguardar um pouco porque alguns acertos finais estavam sendo feitos. Enquanto esperávamos, os alunos receberam um folheto com algumas informações sobre a peça a que assistiriam e ouvi um aluno comentando : "Que chato! Vai ser teatro para criancinha." Perguntei a ele como ele poderia saber que o teatro era chato, que era para criancinha se ele ainda nem havia assistido e ele me disse que teatro era sempre chato. Logo entramos e, com muita conversa e agitação, todos os presentes foram ocupando seus lugares. O espetáculo teve início e o teatro mergulhou em um silêncio profundo. Meus alunos foram se encantando com aquilo que lhes era apresentado e mal piscavam. Estavam tão entretidos que nem sentiram o tempo passar. O aluno que achava o teatro chato e que a peça seria para criancinha foi um dos que mais se divertiu. A peça infelizmente acabou e tivemos de retornar à escola. Na aula seguinte, conversamos muito sobre o teatro assistido e sobre a mensagem que o espetáculo tentou passar. 
A experiência foi muito gratificante. Acho importante inserirmos essas crianças no mundo cultural para ajudá-los a expandir seus horizontes. Os alunos gostaram muito do passeio e a todos restou apenas um gostinho de quero-mais. 

Dia: 25/05/2011
Nome: BARBARA THERZA R. GALVANI
Origem: -
Atividade: Aluno
Comentário: A Peça "Precisa-se de um Mané" foi interpretada pelo palhaço Marcio Douglas. Ele era um palhaço cozinheiro que fazia muitas travessuras. A plateia inteira dava risadas.
Eu gostei muito dessa peça de teatro, porque nunca tinha ido em uma antes. Gostei de ver como é o palco, as iluminações e espero poder ir muitas outras vezes em um teatro.
Meus amigos que foram também gostaram, e alguns também nunca tinham ido em um teatro e também querem ir novamente.

Dia: 24/05/2011
Nome: Elaine P. Silva
Origem: TABOAO DA SERRA - PAULO AFONSO DE TOLEDO DUARTE PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Sou professora do 1º ano do Ensino Fundamental. Participamos do projeto cultura é curriculo e fomos ao teatro- Sesc Ipiranga e assistimos a peça PEDRO E O LOBO.
Foi um prazer imenso participar do programa e para os alunos foi radiante. Recebemos informações prévias sobre a peça e trabalhamos com os alunos.
Com a minha truma de 1º ano trabalhei com os personagens da peça, elaboramos lista; escutamos o CD da trilha musical; procuramos identificar os sons dos instrumentos e apresentei-os os instrumentos musicais via imagem, além disso conversamos e levantei os conhecimentos dos alunos sobre o que era o teatro negro.
A ida ao teatro foi muito positiva, muitos alunos não conheciam um teatro e no dia seguinte  conversamos e todos se divertiram relatando o que mais gostaram e a experiência de conhecerem e assitirem uma peça.
Parabéns ao programa e à organização do Sesc- Ipiranga.

Dia: 20/05/2011
Nome: JUNIO ANGELO DE SOUZA
Origem: -
Atividade: Professor
Comentário: Eu sou o Professor Júnio de Português e participei do Projeto Escola Em Cena. Após a ida ao teatro, os alunos ficaram  eufóricos e, queriam contar tudo o que aconteceu, então solicitei a eles que escrevessem uma carta relatando tudo sobre o passeio e embarcamos nesta viagem.
Gostaria então de postar uma das cartas escrita pelo aluno Felipe Rodrigues Lima do 6ºano A.
 

Coroados, 04 de Maio de 2011.

Querida Mãe

Estou com muitas saudades e resolvi escrever.
Você nem acredita, fiz um passeio super legal, gostei muito.
Tudo começou assim, a Coordenadora foi na minha classe e falou que a gente iria assitir uma peça de teatro, cujo Título é "Precisa-se de um Mané", lá em Araçatuba, fiquei super feliz, foi aquela alegria com todo mundo. No dia acordei cedo, emocionado, cheguei na escola, assisti ás duas primeiras aulas e tomei  um lanhe e fui diretamente para o ônibus, foi com os alunos o Professor Júnio, a Coordenadora Andréia e a Secretaria da escola.
O ônibus tinha ar condicionado, banheiro, o banco ia pra frente e pra baixo. Saimos umas oito e meia e chegamos umas nove horas, mas teve um problema, tivemos que esperar a outra escola que chegou atrasada.
Mas enfim chegaram e o teatro começou, foi muito legal, o palhaço Mané chamou o meu amigo Matheus e depois o Professor Júnio lá no palco, o palhaço Mané fez muitas brincadeiras com o Professor Júnio. Depois que acabou o espetáculo os alunos fizeram muitas perguntas para o ator, foi muito interessante, gostei muito, eu nunca tinha assistido uma peça de teatro antes, né mãe, e depois que saimos do teatro fomos para o HABIB'S, foi a primeira vez que eu fui lá. Serviram esfirra de queijo, carne e frango e também refrigerante e torta de sorvete.
Todo mundo acabou de comer e foram no barco que balançava,   foi muito legal.
Depois voltemos para ônibus para ir embora, mas esperamos uns cinco minutos para a Coordenadora Andréia pagar a conta no HABIB'S, ela falou que foi o estado que mandou verba pra pagar.
Fui embora ouvindo músicas,  gostei muito do passeio e gostaria de ir de novo.

Um beijo de seu filho
Felipe Rodrigues Lima.

Dia: 19/05/2011
Nome: Regina Bernadete Funchal
Origem: CENTRO OESTE - LUIZ CINTRA DO PRADO PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Foi muito gratificante o passeio pedagógico no Sesc da Vl. Mariana para a apresentação da peça o Senhor dos Sonhos. Tanto eu como as crianças adoramos. Fizemos atividades de leitura e escrita (relato), bem como trabalhamos com o folder e ingressos. A técnica, iluminação, cenário, atores e história mereceram os elogios das crianças bem como o desejo de voltar novamente ao teatro. Professora Funchal

Dia: 18/05/2011
Nome: Célia Koga
Origem: -
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

As crianças do 1º ano foram ao SESC Santana e, durante o trajeto, conseguiram identificar que estavam na Rodovia Pres. Dutra e também puderam perceber a ponte estaiada da Cidade de Guarulhos e o Shopping Center Norte. A peça teatral com bonecos e ilusionismo surpreendeu os alunos. Ficaram encantados!

Dentro do Sesc observaram com entusiasmo as obras de arte feitas com tapete que decoravam as paredes. Em sala de aula, socializaram a experiência com os colegas que não puderam ir, apontando a distração do personagem com as obrigações escolares e do quanto era sonhador.

Com a ajuda do professor, as crianças fizeram um resumo da peça teatral, ilustraram e expuseram no mural da escola.

A partir dos interesses das crianças serão desenvolvidas na escola ações voltadas para as diferentes leituras e representações.


 
Registre sua experiência
Nome:  
E-mail:  
 
(não será divulgado)
Telefone DDD:  
  Num.    Ext. 
Município:  
  UF: 
Identificação:  
Diretoria:  
Escola:  
Origem:  
Projeto:  
Experiência:  
 
(6000 Caracteres)
Foto:  
 

As experiências somente serão publicadas após análise prévia.
A Secretaria da Educação se reserva no direito de publicar
apenas experiências que digam respeito ao tema em questão.
O envio de foto implica impreterivelmente na cessão de seus direitos de publicação. A SEE não se responsabiliza pelo conteúdo das imagens.
Fotos de crianças, sem autorização dos responsáveis, não serão publicadas. A não ser que não se possa identificá-las.