VOLTAR À PÁGINA INICIAL
 

Arquivo Gerência de Educação e Cultura.1

Arquivo Gerência de Educação e Cultura.2

 BUSCA







Registre sua experiência

Este espaço é destinado exclusivamente ao registro dos trabalhos desenvolvidos junto aos alunos no Projeto Escola em Cena.

Para outras demandas acesse o Fale Conosco.
Dia: 10/12/2014
Nome: Rosemari Moreira
Origem: JACAREI - LAURENTINA LORENA CORREA DA SILVA PROFA
Atividade: Professor
Comentário: A oportunidade de alunos da Eja participarem de uma visitação em horário de aula é muito importante, pois além do município raramente contar com opções culturais, para eles foi uma experiência que produziu reflexão sobre a realidade e sobre o teatro e seu papel na sociedade. Ficaram tão entusiasmados que montaram uma pequena peça teatral e apresentaram-na para a comunidade. Como professora da turma estimulei-os a produzirem a peça e percebi que isso os motivou a expressarem-se e, alunos que sentiam-se pouco à vontade na escola, depois da apresentação, tiveram o comportamento modificado. Esperamos que novas oportunidades para 2015!

Dia: 10/12/2014
Nome: Margareth Cristina Mendes
Origem: GUARATINGUETA - EDGARD DE SOUZA DR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 26/09/2014 no período da manhã, a Escola Drº Edgard de Souza participou do Projeto Escola em Cena e fomos visitar o SESC para ver a Exposição GENESIS de Sebastião Salgado em Taubaté. Durante a visita com os alunos do 3º ano A e B do Ensino Médio, fomos bem recebidos pelos monitores que nos encantaram com seu conhecimento profundo da exposição e o que nos chamou a tenção foi a busca de lugares onde a natureza permanece preservada como em suas origens, e nos contaram que Sebastião e sua equipe enfrentaram temperaturas extremas de frio e calor, viveram em acampamentos improvisados e utilizaram os mais variados meios de transporte (navios, canoas, aviões, trenós, a pé ou com o auxílio de animais). E o que saltou aos nossos olhos foi a beleza das imagens, que carregam em si a missão pedagógica de seu autor: que é testemunhar a presença da vida em lugares onde o ser humano ainda não se instalou ou em comunidades que se organizam em torno de atos para manter sua sobrevivência mais simples na terra em que vivem. De todos os lugares que visitamos foi o mais lindo e de uma profunda aprendizagem.

Dia: 01/12/2014
Nome: Célia Pires
Origem: GUARATINGUETA - REGINA BARTELEGA DA CUNHA M JUNQUEIRA ORTIZ MONTEIRO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos da EJA usufruíram de uma oportunidade rara, indo ao SESC em Taubaté para assistirem um eloquente espetáculo de dança. Observaram os movimentos do corpo e os seus diferentes significados. O questionamento sobre o que foi visto, justificou a importância do evento para o seu aprimoramento cultural.

Dia: 27/11/2014
Nome: Jade Lyrio Ribeiro
Origem: LESTE 3 - GERALDINO DOS SANTOS DEPUTADO
Atividade: Professor
Comentário: Na visita ao Sesc Belenzinho os alunos tiveram a oportunidade de sair da sala de aula  e  assistir a uma produção que não faz parte do dia a dia destas crianças.
Para todos os nossos alunos houve uma grande oportunidade de apreciar e aumentar o repertório das fábulas.  

Dia: 26/11/2014
Nome: Nígeme Cacilda Abdalla de França
Origem: GUARATINGUETA - MARIA DA CONCEICAO QUERIDO PROFA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Os alunos do Ciclo I da EE Profª. Maria da Conceição Querido, através do Projeto "Escola em Cena", foram contemplados para assistirem ao espetáculo infantil "Fazenda de  Papel" apresentado pelo grupo Cia da Tribo, com abordagem do tema "catadores de papel" que artisticamente representou o modo de vida destes seres humanos. Os alunos entenderam que fazem de suas carroças e da rua o local e a condição de viver. Os educandos fizeram colocações que além da arte de transformar papelão em cenários, personagens e ..., momentos lúdicos destes cidadãos, a mensagem trouxe como pano de fundo, a luta pela sobrevivência, o que afastou os personagens de suas raízes culturais para fugir da miséria. Avaliaram que a peça apresentou uma história de vida triste, o que oportunizou uma Roda de Conversa sobre a diversidade de contextos sócio-econômico-cultural, como fator de decisão de qualidade de vida. Foi um momento que mexeu com o senso crítico dos alunos.


Dia: 19/11/2014
Nome: Angélica dos Santos Colletto
Origem: SUL 2 - JOAO DE DEUS CARDOSO DE MELLO
Atividade: Professor
Comentário: Foi otima a experiência de ter ido ao SESC Santo Amaro para ver a peça de teatro, no dia tinham muitas escolas com alunos deficiêntes, e podemos ver que se emocionaram com o espetáculo.... As crianças adoraram, para alguns foi a primeira vez que foram ao teatro e relataram que querem ir de novo.

Dia: 18/11/2014
Nome: Alessandro Rodrigues
Origem: SOROCABA - GUALBERTO MOREIRA DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia 21/08, alunos do terceiro ano do ensino médio, noturno, assistiram ao espetáculo de danças folclóricas brasileiras, do grupo SOMA, no Sesc Sorocaba.
Duas jovens bailarinas alternavam coreografias e figurinos de danças regionais brasileiras e compunham figuras e personagens, recriando cenas e coreografias.
Ao final da apresentação as bailarinas voltaram ao palco para uma conversa com o publico onde esclareceram sobre sua formação e experiências na área artística.
As bailarinas se conheceram e se formaram na escola e centro de pesquisa "Brincante", do pesquisador e bailarino folclórico Antônio de Nobrega.

Dia: 13/11/2014
Nome: Patrícia Maria de Almeida
Origem: SUL 1 - ASSIS CHATEAUBRIAND
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 7 de outubro de 2014, os alunos do 1°ano D, da professora Emília tiveram a oportunidade de visitar o Teatro no Sesc Vila Mariana para assistirem a peça em cartaz "Vovó Rock and Roll". Os alunos e professores responsáveis foram bem recepcionados e orientados pelos monitores do local. Os nossos alunos recontaram a história, mencionando que se tratava de uma menina que tinha uma avó roqueira. Era uma vó moderna e diferente que não fazia bolo nem usava óculos e no seu armário só tinha roupas jeans, guitarras e cds de músicas de estilo rock'n roll. A vovó era uma velhinha muito moderna, diziam as crianças. As professoras relataram que as crianças interagiram bem com os atores da peça respondendo todas as perguntas. Quanto a  participação dos alunos foi ótima e eles gostaram muito. A visita neste local, proporcionou aos nossos alunos uma oportunidade de vivenciar momentos de alegria e de enriquecimento cultural. Nós, professores agradecemos a oportunidade e parabenizamos a iniciativa do programa.


Dia: 13/11/2014
Nome: Ana Lúcia da S. Fonseca
Origem: MARILIA - EMICO MATSUMOTO GEOGRAFA
Atividade: Professor
Comentário: Alunos e professores da EE Bairro Nova Marília, escola integral de ensino Fundamental, localizada em Marília, gostaríamos de compartilhar a aula visita realizada no Museu de Paleontologia. Os alunos assistiram vídeos e conheceram a diversidade de répteis e dinossauros que habitaram essa região a milhões de anos atrás. A turma contemplada foi o 6º ano A. 

Dia: 12/11/2014
Nome: Jefferson Douglas de Mello
Origem: LINS - VALDOMIRO SILVEIRA
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos fizeram um projeto em Designer Artístico em uma exposição diferenciada de artes com o tema sólidos e líquidos. Em seguida assistiram um espetáculo de teatro de comédia/drama com o tema "A mulher peixe". Uma excelente experiência tanto para o professor quanto para os alunos.

Dia: 12/11/2014
Nome: Luciana Aparecida Ribeiro Ujimori
Origem: LINS - VALDOMIRO SILVEIRA
Atividade: Professor
Comentário: Foi muito boa a experiencia,os alunos tiveram uma experiencia muito boa, as oficinas tanto a de espuma como a de tinta natural foram ótimas......

Dia: 06/11/2014
Nome: Marli Cristina Valim do Amaral
Origem: JOSE BONIFACIO - FIDELIS PADRE
Atividade: Professor
Comentário: No dia 10 de outubro de 2014, os alunos dos 6º anos da EE Padre Fidélis tiveram a oportunidade de assistir a Peça "O Voo do Menino" com a Companhia da Casa Amarela.
A Peça fala sobre a vida do grande inventor Santos Dumont, e suas invenções. Com a Peça ficaram sabendo muito sobre todas essas invenções, se interessaram muito pela vida do mesmo e interagiram com os atores no final, fazendo-lhes perguntas pertinentes a vida dele e ficaram felizes em saber que Santos Dumont não se ateve em inventar somente aviões mas também o chuveiro, o ultraleve, o relógio de pulso etc...
Foi uma experiência cultural que os enriqueceu muito em todos os sentidos, ficaram encantados ao ver que estavam em um teatro. Agora estamos acabando de montar nosso livro da biografia, vida, invenções e dobraduras do 14 BIS que em breve postarei para todos.  Gostaria de agradecer a coordenação e a direção por proporcionar aos nossos alunos esse dia de cultura, aprendizado e alegria.

Dia: 06/11/2014
Nome: Juliana Eliza Viana
Origem: JACAREI - ALCINA MORAES SALLES PROFA
Atividade: Professor
Comentário:

        Os alunos que visitaram a exposição Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado,  no SESC Taubaté foram das turmas dos 7º anos (A, B, C) e 7ª séries (A, B, C). As visitas ocorreram nos dias 02 e 03 de setembro de 2014, com monitoria das professoras de História, Arte e Língua Portuguesa.

            Antes da visita, os alunos puderam conhecer um pouco da biografia do fotógrafo e de seu mais novo trabalho. Também foram informados sobre a apreciação das obras, em específico as que retratam o Brasil para, posteriormente, em sala de aula, revisitar tais fotografias e produzirem um relatório.

            Os alunos mostraram-se muito ansiosos. Durante o percurso os alunos receberam lanche e puderam prestigiar o caminho divertindo-se muito. Ao chegarem no local ficaram vislumbrados com o ambiente do SESC. Na exposição demonstraram curiosidade e admiração pelo trabalho do fotógrafo. Muitas dúvidas foram tiradas pelos monitores que auxiliavam prontamente.

            Os momentos de maiores impactos foram às imagens da África e do Pantanal.  Os alunos puderam tirar fotos e saber um pouco mais como foi realizada e organizada a exposição.

            Por fim, salientamos que tais visitas são de extrema importância para o conhecimento de nossos alunos englobando a cultura tão rica que esses eventos trazem.


Dia: 03/11/2014
Nome: Telma Lopes Monteiro
Origem: GUARULHOS NORTE - VALDIVINO DE CASTRO PEREIRA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Visita ao Sesc  Santana - EE Valdivino de Castro Pereira - DE Guarulhos Norte - Dia 30/09/2014 - 5ª e 7ª série Ensino Fundamental - Professores Allan e Valdenice

Fomos bem recepcionados ao chegar ao teatro. O espetáculo permitiu uma interação bem positiva. A peça “Operilda na Orquestra Amazônica” abordou de maneira lúdica os primórdios da música erudita no Brasil. É de extrema importância atividades como esta em nosso currículo, pois a ideia de proporcionar teatro, música e arte em si, permite ao educando a inserção em algo que muitos não conhecem ainda.

Dia: 30/10/2014
Nome: Patrícia Cristina de Oliveira
Origem: ARACATUBA - AIMONE SALA PROF
Atividade: Professor
Comentário: No dia 02/09/2014 os alunos do 6 ano B, conheceram o DAEP (Departamento de Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), no qual tiveram a oportunidade de conhecer também a diversidade de trabalhos realizados pelo departamento. A atividade foi de grande fundamentação já que permitiu aos alunos fazer uma extensão entre o conteúdo da sala de aula e o ambiente real onde ocorre os processos. Levando grande conhecimento geral sobre o assunto.

Dia: 21/10/2014
Nome: Maurício Fonseca Pontes
Origem: ARACATUBA - JOSE AUGUSTO LOPES BORGES PROF
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:  No dia 07/10/2014, os alunos dos 2º anos A, B e C do Ensino Médio diurno, foram agraciados com o espetáculo " A Quatro Vozes". No início do trabalho ficamos apreensivos com a apreciação do espetáculo, pois eram músicas que não permeavam o universo dos nossos alunos. O trabalho foi iniciado na sala de aula com a apresentação dos gêneros musicais que acompanharam a história do nosso país. Para surpresa dos professores, um número considerado de alunos conhecia os gêneros trabalhados. A apresentação do grupo, foi considerada pelos alunos como "mágica", a forma como foi trabalhada as músicas encantou os nossos adolescentes, percebemos a importância da arte na vida, e como ela possui a possibilidade de tocar.

" Foi muito interessante, superou minhas expectativas. Eu amei conhecer mais sobre a nossa cultura, sobre o nosso povo, algo que eu não vou esquecer. O trabalho dessas pessoas é muito bonito. Eu gostei bastante! "         Carolyne Silva 2º B


E depois de alimentar a alma os alunos alimentaram o corpo!


Dia: 10/06/2014
Nome: Célia Cristina Pires
Origem: GUARATINGUETA - REGINA BARTELEGA DA CUNHA M JUNQUEIRA ORTIZ MONTEIRO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos da EJA usufruíram de uma oportunidade rara, indo ao SESC  em Taubaté, onde assistiram a um espetáculo de dança, observaram os movimentos do corpo e seus diferentes significados. O questionamento sobre o que foi visto, justificou a importância cultural que marcou suas vidas com este  evento.

Lorena,10 de Junho de 2014.

Dia: 04/06/2014
Nome: Carmen Regina Gervone
Origem: CENTRO OESTE - GUILHERME KUHLMANN
Atividade: Professor
Comentário: No dia 20/05/2014 profa. Carmen e profa. Sonia, foram ao teatro do SESC Osasco. Estavamos com duas classes de 3º e 4º ano.  Assistimos a peça Família Suja. Os alunos adoraram e puderam interagir em alguns momentos com os autores. Foi uma experiência muito importante e agradável para o desenvolvimento cultural dos alunos.

Dia: 30/05/2014
Nome: Célia Gonçalves
Origem: CAMPINAS LESTE - ARTUR SEGURADO
Atividade: Professor
Comentário: A atividade Cultural realizada no dia 06/05 no Teatro do Sesc com a peça "Água até o nariz" foi bastante interessante, dinâmica e criativa. As crianças entenderam melhor a questão da água no nosso planeta e esse bem precioso que temos. 
Se não cuidarmos direitinho corremos o risco de ficar sem ela.

Dia: 28/05/2014
Nome: Deusa Helena Rodrigues Vieira
Origem: CAMPINAS LESTE - ARTUR SEGURADO
Atividade: Professor
Comentário:

Após assistirmos a peça teatral "Água até o nariz", os alunos responderam de maneira gratificante e satisfatória sobre o conteúdo apresentado.
Segundo os alunos a peça nos transmitiu vários ensinamentos como: amor ao próximo, amizades e metas para serem alcançadas. Nos ensinou o valor da família, da casa e do nosso cotidiano.
Transmitiu também que não devemos ser egoístas e pensar no próximo.


Dia: 28/05/2014
Nome: Vera Apparecida da Cruz Arut
Origem: LINS - AFONSO PENA PRESIDENTE
Atividade: Professor
Comentário: O espetáculo "No Balanço da Peneira", foi uma oportunidade única de nossos alunos vivenciarem as músicas de raiz brasileira. O grupo é fantástico, conseguindo a interação de toda a plateia.
Todos ficaram encantados com a apresentação e voltaram entusiasmados e com a expectativa de assistir a novos espetáculos.

Dia: 27/05/2014
Nome: Nilda de Araujo Gamaliel
Origem: GUARULHOS NORTE - GLAUBER ROCHA
Atividade: Professor
Comentário: Peça: "A Última Notícia": Aprendizado muito grande para as crianças que através da apresentação dos atores, conseguiram interpretar a história do pai que procurava o filho.


Dia: 23/05/2014
Nome: JUCELI APARECIDA BONANI
Origem: SAO CARLOS - JOSE FERREIRA DA SILVA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Nossa visita ao SESC São Carlos com os alunos da 8° série do Ensino Fundamental e foi muito boa, pois, os alunos puderam assistir a uma peça teatral “Fabrica de Brinquedos”. Os alunos brincando vivenciaram movimentos físicos, como o movimento de um ventilador que foi usado para segurar uma bola em forma de globo terrestre nas alturas, os movimentos sincronizados da bailarina e o preparo físico do palhaço para segurar a bailarina com um braço.  A aprendizagem aconteceu de forma dinâmica e divertida, todos prestaram muita atenção. Estas visitas dentro do projeto Cultura e Currículo proporciona a vivência de momentos inesquecíveis aos alunos. Muitos deles só irão vivenciar se for com a escola. Nestas oportunidades avaliamos o que os alunos sabem e ampliamos seu mundo. Esta experiência trouxe para a professora de Língua Portuguesa uma oportunidade de trabalhar em sala com vários tipos de gêneros textuais, uma vez que na apresentação o artista falava ou recitava trechos diferentes, também nas aulas de arte os alunos irão desenvolver objetos feitos com reciclagem. 


Dia: 23/05/2014
Nome: Valquíria Gonçalves Taraio Botelho Pires
Origem: -
Atividade: Professor
Comentário: A presença da Arte Cênica no currículo das escolas é muito relevante para a formação cultural dos alunos, necessita de apropriação como instrumento de comunicação, leitura e compreensão da realidade humana.Todos os alunos participaram e se apropriaram da mensagem transmitida pela peça o Gigante Egoísta validado em sala de aula na roda de conversa e na atividade desenvolvida (Desenhos e frases). Perceberam que o teatro envolve além da encenação dos atores outros elementos como cenário, figurino, maquiagem, objetos de cena, luz e som,(espaço cênico) que compõem a linguagem teatral. O teatro é uma arte que integra várias experiências considerado importante no aspecto da inteligência humana para potencializar a capacidade de resolução de problema, seu objetivo é o domínio, a fluência e a compreensão estética das complexas formas humanas de expressão que movimentam processor afetivo, cognitivos e psicomotores.

Dia: 22/05/2014
Nome: Katia Guimaraes
Origem: CAMPINAS LESTE - ARTUR SEGURADO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 7/05/2014, fomos ao teatro Sesc Campinas e assistimos a peça "Água até o Nariz". Os alunos adoraram o espetáculo e puderam interagir em alguns momentos com os autores. Foi uma experiência muito importante e agradável para o desenvolvimento cultural dos alunos.

Dia: 22/05/2014
Nome: Regiane Tavares Pena da Silva
Origem: MAUA - NEUSA DE FATIMA MARIN BERNARDI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Visitamos o Teatro São Caetano e assistimos a peça teatral: A Princesa e o Dragão. Muito animada, criativa e interativa, com atores versáteis que além de apresentarem a peça com fantoches e bonecos de vara, cantavam, dançavam e tocavam instrumentos musicais incomuns no cotidiano das crianças, tais como: o bandolim e o acordeon, juntamente com nosso mais conhecido e comum violino. As crianças ficaram encantadas com todos os recursos utilizados na apresentação e principalmente com sua interação na peça. Basta agora partirmos para o estudo sobre a historia do Teatro de Vara (pois já estudamos a história do Teatro e sua origem) e também criarmos nossa história. Depois desta importante vivência não nos falta inspiração!!! Obrigada!!!

Dia: 16/05/2014
Nome: Regiane Eliziário dos Santos
Origem: RIBEIRAO PRETO - ROSANGELA BASILE PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:      Os alunos foram ao Sesc assistir a  peça teatral: A Bruxinha. Eles ficaram felizes e envolvidos com a história. O incentivo à cultura é muito importante. Esses momentos precisam acontecer mais vezes. Alguns alunos, só tem acesso à cultura através desses momentos que a escola proporciona.  

Dia: 15/05/2014
Nome: Gisleine Ribeiro de Amorim
Origem: SUZANO - OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 08/05/2014 as 20:30hs os alunos do Ensino médio, visitaram o Sesc Belenzinho para assistir a peça teatral Sambas Imortais para todos os dias. Foi uma experiência muito agradável, onde os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a peça que além de teatral era musical. Cantaram musicas em forma de crônica, muita alegria e ouviram musicas dos compositores Moreira da Silva, Noel Rosa, Wilson Batista, Chico Buarque e muitos outros, através da Cia Tijolo. Os alunos tiveram uma noite de muita Cultura e aprendizado e todos sairam bastante satisfeitos.

Dia: 07/05/2014
Nome: Simone Andriotti Pereira
Origem: PIRASSUNUNGA - MARIO AVESANI PREFEITO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: A apreciação do espetáculo foi muito produtiva do ponto de vista cultural. Todos os alunos da turma nunca tinham ido ao teatro e esse primeiro contato com o ambiente foi muito empolgante por parte de todos, uma vez que os alunos já sabiam sobre a peça.
A experiência foi muito gratificante para todos.

Dia: 06/05/2014
Nome: ERMI MIRANDA DOURADO
Origem: BIRIGUI - OLIVIA ANGELA FURLANI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

No primeiro momento, foi trabalhado e sala de aula a sinopse do espetáculo "O MENINO POR TRÁS DAS NUVENS".

A peça foi muito educativa, o tempo de duração foi adequada com um conteúdo bem elaborado e de fácil entendimento para o público (aluno).

Muitos alunos nunca tinham ido ao Teatro, experiência significativa. Houve muita expectativa antes e durante a apresentação da peça. Durante o retorno à escola,  os alunos socializaram a história, o figurino, o cenário, a musicalidade...

Para o fechamento da atividade, os alunos produzirão um texto com ilustração sobre a peça.

 


Dia: 10/12/2013
Nome: Adriana Goes Tabain Kole
Origem: LESTE 5 -
Atividade: Professor
Comentário: No dia 24/9/2013 os alunos EE Cesar Marengo foram ao SESC São Caetano. Assistimos a uma peça teatral de marionetes. A experiência foi muito importante para o desenvolvimento, aprimoramento e conhecimento de novos lugares de cultura.
É importante que novas propostas com estes objetivos sejam oferecidas.   

Dia: 06/12/2013
Nome: Priscila Gonçalves Frango dos Santos
Origem: LESTE 5 - ERASMO BRAGA
Atividade: Professor
Comentário: A minha turma gostou do Trenzinho Vila Lobos no Sesc Bom Retiro. Contou a história da infância de Heitor Vila Lobos, isto é, a bibliografia dele.

Dia: 06/12/2013
Nome: Elza Aparecida de Lima
Origem: LESTE 5 - ERASMO BRAGA
Atividade: Professor
Comentário: A garotada gostou muito, pois foi um teatro interativo. Fizeram várias perguntas, mas como é distante, o horário de entrada dos alunos na unidade escolar é 13h30 chegamos lá já tinha começado, perdemos uma parte, isto foi muito chato. Começava as 14h00 em meia hora com o trânsito em São Paulo era impossível chegar no local.

Dia: 06/12/2013
Nome: Celia aparecida da Silva Campigli
Origem: LESTE 5 - ERASMO BRAGA
Atividade: Professor
Comentário: De acordo com o espetáculo Volta ao Mundo em 80 Dias, os alunos gostaram muito, pois os bonecos eram divertidos. Muitos ainda não tinham assistido nenhum teatro, portanto, foi uma oportunidade para conhecer e se divertir.

Dia: 06/12/2013
Nome: Maria de Fatima Passarelo da Silva
Origem: LESTE 5 - ERASMO BRAGA
Atividade: Professor
Comentário: A peça "A volta ao Mundo em 80 dias" foi interessante, pois as crianças comentaram que gostaram por ser apresentados através de bonecos manipulados. Esse tipo de espetáculo foi diferente e divertido para os alunos.

E.E.Erasmo Braga.
Diretoria Leste 5

Dia: 06/12/2013
Nome: MARGARIDA R. DOS ANJOS FONSECA
Origem: NORTE 1 - CLODOMIRO CARNEIRO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Nossa visita ao SESC SESC BELENZINHO foi muito interessante e trouxe aos nossos alunos um leque de conhecimento e experiencia teatral diferenciada que muitos não teriam a oportunidade de conhecer. Culturalmente enriqueceu muito nossos alunos.

Dia: 06/12/2013
Nome: Elisandra Sena
Origem: CARAPICUIBA - PEQUENO COTOLENGO DE DOM ORIONI
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Fomos com os alunos assistir ao espetáculo no Sesc Vila Mariana, chamado "Som de Garagem", no dia 30 de outubro, com alunos do Ensino Fundamental. Tanto os alunos como os professores adoraram a apresentação e o atendimento.

Dia: 03/12/2013
Nome: Cristiana da Silva Mendes
Origem: SUL 2 - ARNALDO LAURINDO PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

Nosso colégio teve a honra de participar do Programa Cultura é Currículo em setembro, assistimos um excelente espetáculo teatral que contou a trajetória da vida Luiz Gonzaga através de seu repertório musical.

Assim que chegamos ao SESC Interlagos fomos conduzidos para o local onde iriamos em seguida assistir ao "musical". Todos os alunos lancharam antes de entrarem no teatro e durante a peça percebi que muitos se emocionaram com a história contada.  Na volta, dentro do ônibus, cantarolavam as músicas que ouviram durante o espetáculo.

Foi uma experiência riquíssima que integrou nossos alunos com a cultura popular regional, que depois foi trabalhada em aula através da literatura de cordel.




Dia: 30/11/2013
Nome: Yumi Kodama
Origem: CENTRO OESTE - RUI BLOEM
Atividade: Professor
Comentário: Eu e o prof. Fábio levamos uma turma do primeiro do Ensino Médio para o Memorial da America Latina para prestigiarem a peça "O Homem, a besta e a virtude", comédia do italiano Luigi Pirandello, encenada pela atriz Deborah Duboc, Gabriel Miziara e elenco. Uma comédia de costumes muito atual, onde a moral é questionada, o falso moralismo, a hipocrisia são questionados.
Momentos de interação com alunos. Uma novidade para muitos alunos que nunca foram a um teatro. Excelente apresentação, agradou a todos. No retorno à escola fizemos alguns debates a respeito da moral da época, século XIX, e tão atual no dias de hoje. Valeu a pena ter assistido. Os alunos foram no final de abril de 2013.

Dia: 30/11/2013
Nome: Telma Lopes Monteiro
Origem: GUARULHOS NORTE - VALDIVINO DE CASTRO PEREIRA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

VISITACULTURAL AO SESC POMPÉIA - Dia 01/OUTUBRO/2013 TARDE

8ªsA, B e C do Ensino fundamental – Professores Fabrício Tuzi de Oliveira e GleidsonAlan de Melo

No dia um de outubro de dois mil e treze, patrocinados pelo Projeto Cultura é Currículo, os alunos da EE Valdivino de Castro Pereira visitaram o SESC Pompéia para assistir ao espetáculo Hip Hop com Erudito dá Samba. Nesse espetáculo o hip hop do rappers Rashid e Lurdez da Luz se encontra com o erudito da Orquestra Metropolitana, em um show que promove um intercâmbio entre esses dois gêneros musicais. Um maestro, uma orquestra com 38 músicos, um coro com 16 vozes, dois rappers, um DJ e um grafiteiro formam esse ótimo projeto, em um espetáculo que une o universo popular ao mundo erudito, dando origem ao projeto Hip Hop com Erudito dá Samba. Fomos bem recebidos pelos monitores do SESC que nos orientaram sobre o espetáculo e as demais atividades que estavam ali disponíveis. As acomodações do teatro eram excelentes e fomos recebidos de maneira adequada, os alunos aprovaram as instalações do SESC. Quanto ao espetáculo, os alunos ficaram eufóricos com a mistura da cultura Hip Hop, que já faz parte do dia-a-dia da maioria dos alunos, com o som de uma orquestra, algo que não faz parte do gosto musical de muitos deles. A oportunidade que nossos alunos tiveram de acompanhar um espetáculo cultural tão rico e tão bem feito é única e enriquecedora, esperamos ter mais oportunidades como esta!


Dia: 29/11/2013
Nome: Claudia Maria Graziuso
Origem: DIADEMA - CLAUDIO ABRAMO
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do quarto ano C assistiram a uma peça infantil no SESC Santo André. Tratava-se de uma releitura infantil da obra "Rei Lear" de Shakespeare. A peça teve uma "linguagem" acessível para as crianças, mantendo a essência da obra original.
Os alunos gostaram muito do espetáculo e tiveram um bom entendimento da obra.
Tudo transcorreu de forma muito organizada, tendo sido muito proveitoso para todos.

Dia: 29/11/2013
Nome: Sonia Regina Fernandes Teixeira
Origem: DIADEMA - CLAUDIO ABRAMO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 03/10/2013 os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de assistir a peça "Memórias de um caramujo", no SESC Santo André".
Os alunos gostaram muito, puderam interagir com os atores durante e após o espetáculo, e  ampliaram seus conhecimentos sobre instrumentos músicais.

Dia: 29/11/2013
Nome: Lídia dos Santos Batissaldo
Origem: DIADEMA - CLAUDIO ABRAMO
Atividade: Professor
Comentário:         Nossa turma pode assistir a apresentação de Teatro "POR UM FIO" no SESC SÃO CAETANO.
        Como era a primeira vez para a grande maioria dos alunos, pude ver em cada olhar a magia que esses lugares de aprender proporcionam, desde a entrada no ônibus, o lanche com a turma, a entrada em um Teatro, a apresentação e a conversa pós apresentação com a participação das crianças... Minha turma amou a experiência.
        São momentos assim que marcam a vida de um aluno, quero continuar proporcionando momentos como esses, mágicos de aprender...
        Obrigada !
Prof. Lídia Batissaldo




Dia: 28/11/2013
Nome: Rosimeire Reis
Origem: LESTE 1 - FILOMENA MATARAZZO CONDESSA
Atividade: Professor
Comentário: Fomos ao SESC Belenzinho e o atendimento foi excelente. Os monitores conversaram bastante com os alunos  sobre o SESC e também prepararam antecipadamente o assunto da peça de teatro.
O espetáculo tem questionamentos juvenis sobre a escola. O que chamou atenção foram alguns alunos no palco fazendo parte da peça, deixando o momento bem interativo. Gostaria de mais oportunidades para levar aos alunos em situações interativas e culturais .

Profª Rosimeire
 

Dia: 27/11/2013
Nome: Fabiana da Costa Farias Pires
Origem: SAO VICENTE - ABRAHAO JACOB LAFER DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 3º ano foram ao teatro do Sesc de Santos apreciar a peça teatral "Donzela Guerreira". É um espetáculo que envolve a linguagem corporal, musical e teatral, além de abordar um tema visto em várias obras literárias, como em Tiadorim de Grandes Sertões Veredas e Mulan. Os alunos identificaram esses personagens e se encantaram com o espaço teatral, o cenário, o figurino, etc. Este evento ocorreu no dia 25 de outubro.

Dia: 27/11/2013
Nome: Silbete Barbosa da Silva
Origem: JACAREI - MARIA ISABEL NEVES BASTOS PROFA
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 6º ano, foram assistir à produção teatral "João e o Pé de Feijão". O espetáculo foi muito interessante haja vista a interação dos alunos. Ao retornar à sala de aula, a professora utilizou a release do texto em leitura compartilhada,  e fez uma reflexão sobre o texto apresentado e todos os elementos que compõem uma Peça Teatral, observando: figurino, cenário, iluminação, plateia e relatórios feitos pelos alunos.

Dia: 25/11/2013
Nome: Vagner Procopio Rodrigues
Origem: GUARULHOS NORTE - JOSE BENEDITO FERREIRA PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

O projeto Hip-hop com erudito da samba, apresentou um repertório de músicas que mesclavam o rap com a música instrumental erudita. O Projeto foi muito proveitoso, proporcionado a todos os alunos e aos professores a oportunidade de conferir um trabalho que envolve uma forma diferenciada de fazer música, e uma forte interação com os artistas que produziram o espetáculo. Muito bom, recomendo a todos que assistam porque é um espetáculo muito interessante.  


Dia: 22/11/2013
Nome: Sonia Sitta
Origem: PIRASSUNUNGA - VICENTE CASALE PADOVANI PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Participar efetivamente da peça teatral "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", trouxe a oportunidade dos educandos participarem de uma viagem mais longa a Araras- São Carlos e conhecer o Sesc. Os alunos interagiram com pessoas que não são de seu cotidiano e essa vivência jamais será esquecida.
Os professores já haviam trabalhado em sala de aula o livro referente ao tema, o que levou os alunos a assistirem a peça com mais atenção, concentração e torcer para que fosse possível ultrapassar as diferenças e juntar naturalmente as diferentes raças.
Na socialização posterior, em sala de aula, percebemos com que naturalidade os educandos entenderam e gostaram da apresentação, percebendo que o acontecimento mais importante da peça foi o desenrolar da paixão entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.


Dia: 21/11/2013
Nome: Luciana Alves de Moura
Origem: TAUBATE - MONTEIRO LOBATO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 28 de agosto levei meus alunos para assistir a peça teatral intitulada "Cartas do Paraíso". O enredo trata da viagem de descoberta do nosso rico país; as imagens, a atuação e a intertextualidade despertou em meus alunos a vontade de conhecer e analisar a carta que é nosso documento de identidade, a carta de Pero Vaz Caminha. Foi uma experiência incrível para os alunos.
Obrigada!





Dia: 21/11/2013
Nome: Márcia Regina Scacalossi Athayde
Origem: BIRIGUI - OSWALDO JANUZZI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos gostaram do espetáculo e os artistas foram envolventes na apresentação. O e4spetáculo oportunizou uma troca de experiência significativa para o aprendizado.

Dia: 17/11/2013
Nome: Vera Lúcia Valadão de Mello Santos
Origem: JACAREI - ALCINA MORAES SALLES PROFA
Atividade: Professor
Comentário:

Estivemos no dia 12/11/2013, com a 8ª série (9ºano) A, da EE. Profª. Alcina Moraes Salles para  as comemorações da Bienal de Arte com o tema“ 30 x BIENAL, transformação da arte brasileira da 1ª a 30ª edição” em SãoPaulo. Levamos 21 alunos devidamente autorizados por seus responsáveis para apreciar a mostra que trata da trajetória de todas as exposições desde 1951 até a última realizada o ano passado (2012). Chegamos às 13h e 30 e fomos prontamente recebidos por um representante do evento com colaboração de vários monitores que se empenharam em preparar nossos alunos demonstrando bom preparo para tal função. Os alunos foram previamente informados sobre o tema da visita e como deveriam proceder quanto às informações recebidas. A turma foi dividida em dois grupos onde receberam informações históricas das obras, seus autores, suas ideias e os seus oponentes. Os monitores, também de maneira objetiva e com linguagem clara deixaram os alunos à vontade para questionar e colocar suas impressões sobre o que estavam presenciando. Em determinado momento da visita, os monitores deram informações bem interessantes sobre operfil dos autores e a linha histórica da arte de um modo geral contada na exposição. Os alunos trouxeram cartões das obras mais observadas e das instalações para desenvolver uma análise mais específica através de pesquisas e também para preparar material e organizar uma pequena exposição com seus trabalhos. Os alunos também puderam registrar todo o passeio para elaboração de um artigo de opinião que será desenvolvido com a professora de Língua Portuguesa e Educação Física sobre as impressões coletadas durante todo o evento. Todos adoraram a visita que não registrou nenhum contratempo.        Os alunos retornaram a escola muito felizes, principalmente com a estrutura montada, desde a organização do ônibus, lanche e principalmente ao local escolhido e se comportaram de maneira impecável merecendo elogios dos responsáveis pela exposição. Tudo saiu de acordo com o previsto pelos  responsáveisdo evento. As professoras Débora R. Cavalheiro e Vera Valadão acompanharam os alunos e também só tiveram observações positivas sobre o evento. Posteriormente as professoras utilizarão das informações e do material trazido pelos alunos para realizar trabalhos relacionados.


Dia: 14/11/2013
Nome: Sofia Dal Pino Baricelli Duarte
Origem: SANTO ANDRE - ODNEI MARIA MARTINS SANTURBANO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 29.10.13, o grupo de alunos do 6º ano da nossa escola teve a oportunidade de visitar o Centro Cultural São Paulo.
Participaram de um teatro ao ar livre, onde eles interagiam com os personagens em um espetáculo circense.
A visitação foi bastante significativa para as crianças.



Dia: 30/10/2013
Nome: Emanuela Soraya Sobrinho
Origem: BIRIGUI - STELIO MACHADO LOUREIRO PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Os alunos da suplência do 2º Termo noturno ficaram emocionados em saber que foram escolhidos para assistir o espetáculo "Medo Pequeno", no Teatro Castro Alves, em Araçatuba. Para alguns alunos foi a primeiravez que entraram em um teatro. Um dos professores que acompanhou a turma ao teatro foi a professora de arte, juntamente, com o professor de história. Os discentes ao chegarem fizeram comentários que estavam emocionados com o espetáculo. Os professores em sala de aula fizeram uma roda da conversa sobre a ida ao teatro e sobre o contexto da peça. Agradecemos por ter lembrado da suplência e acredito que os meus alunos do 2ºtermo jamais esqueceram. Obrigada por esta visita gratificante.                           


Dia: 30/10/2013
Nome: ADÉLIA APARECIDA NASSIF CRESTANI
Origem: JOSE BONIFACIO - ARISTIDES PEREIRA FILHO PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos da 2ª e 3ª série do ensino médio tiveram  a oportunidade de conhecer e ouvir trechos de obras de música erudita e explicações técnicas de instrumentos, como: violino, aboé, trompete, flauta entre outros. Os alunos também tiveram a oportunidade de se familiarizar com a música clássica e seus expoentes. Foi uma experiência muito importante para nossos jovens que até então nunca tinham ido a um concerto musical.

Dia: 30/10/2013
Nome: Emanuela Soraya Sobrinho
Origem: BIRIGUI - STELIO MACHADO LOUREIRO PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Nossa escola foi privilegiada com uma visita ao Teatro Castro Alves em Araçatuba, que nos deu o prazer de assistir ao espetáculo O Príncipe do Espanto. Despertou nos alunos um interesse surpreendente e emocionante, eles ficaram encantados com o espetáculo. Em alguns momentos os alunos e mesmo os professores se viram chorando pela emoção da peça. Fazendo os alunos repensarem os valores. Agradecemos por nos ter proporcionado este enriquecedor momento. Obrigada.

Dia: 24/10/2013
Nome: Patrícia Maria de Almeida
Origem: SUL 1 - ASSIS CHATEAUBRIAND
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Relatório do Sesc Santo Amaro, dia 22/10/2013.

Ao chegar ao Sesc de Santo Amaro, fomos recepcionados muito bem pelos funcionários que também nos mostraram os espaços físicos do ambienta a ser visitado.
Melância e coco verde se tratava de uma peça de teatro infantil em que retrata o cotidiano de uma escola onde dois alunos eram apaixonados (Bia e PC) que tinham características diferentes, por isso tinham o apelido de Melância e Coco Verde. A trama da peça era sobre a perda de um diário e com as lagrimas houve uma inundação em que apareceram peixes, tubarão etc.
Houve interação com os atores com trocas de informações e Blog.
Foram 17 alunos com motorista bem humorado. Chegada ao Sesc na hora exata, disponibilidade dos guias em mostrar obra realizada em mosaico.
Tiveram um lanche maravilhoso que a escola preparou aos alunos e todos amaram tudo. Relato das professoras Zenaide e Couto.

Dia: 23/10/2013
Nome: Samarone Leonardo Francelino
Origem: ITAPEVI - MARIO JOAQUIM ESCOBAR DE ANDRADE
Atividade: Professor
Comentário: No dia 23/10, visitamos SESC Bom Retiro com os alunos do 1° EM. Houve uma apresentação de dança (balé contemporâneo e hip hop), com o grupo TF Style. A apresentação recebeu o nome "TEMPO". Foi coreografada com o intuito de mostrar, através da dança, a passagem do tempo, infância, adolescência e a correria do dia a dia. Foi um lindo espetáculo e os alunos adoraram. Ao final, os bailarinos se propuseram a responder algumas perguntas e a interação fez com que os alunos apreciassem ainda mais o espetáculo. Muito proveitoso, por sinal!

Dia: 19/10/2013
Nome: Liamar Gomes
Origem: JOSE BONIFACIO -
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Peça Teatral: “Vida de Carmem Miranda”

No 1º semestre, estivemos com os alunos do 9º ano da Escola Estadual João Portugal,  Tanabi - SP, visitando o SESC de São José do Rio Preto. Os alunos assistiram a peça de teatro “Vida de Carmem Miranda”. Por se tratar de uma escola com alunos de bairros periféricos, muitos alunos não conheciam um teatro e nunca tinham assistido a uma peça teatral.

Os alunos adoraram a visita cultural, pois além de se alimentar culturalmente, tiveram a oportunidade de lanchar.

Os alunos ficaram gratos por esta oportunidade e se comportaram de maneira impecável.

Cultura é sempre bem vinda!


Dia: 18/10/2013
Nome: fabiana silva de queiroz
Origem: GUARULHOS SUL - MARIO NAKATA PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Nossa escola foi assistir a uma apresentação musical do grupo "Filarmônica de Pasárgada", que possui músicas que retratam o cotidiano dos jovens como: relacionamento amoroso, realidade social, diferenças culturais, etc. Nossos alunos adoraram a apresentação e participaram dos debates realizados trazendo toda a experiência adquirida na visita, para os demais colegas que não puderam ir. Esse tipo de atividade é muito gratificante, pois proporciona aos alunos uma visão diferenciada do seu universo.

Dia: 17/10/2013
Nome: Valeria Duarte Del Cacho
Origem: SUL 1 - MIGUEL ARRAES GOVERNADOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 16 de outubro, os alunos do 1º ano E, assistiram à peça teatral "Coco Verde e Melancia", cujo argumento gira em torno da amizade, do amor e do poder da imaginação. Tal apresentação proporcionou aos alunos a ampliação de conhecimento, possibilitou maior socialização do grupo, enriqueceu o aprendizado e mostrou as responsabilidades da criança no início da vida escolar. Foi uma atividade que agradou a todos eles.


Dia: 17/10/2013
Nome: Leonice Gomes da Silveira
Origem: JOSE BONIFACIO - FIDELIS PADRE
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Os alunos da EE Padre Fidélis da Cidade de Tanabi - SP - DE  José Bonifácio,  visitaram  o SESC de São José do Rio Preto, para assistirem  a peça de Teatro "A Sombra" uma comédia circense, os alunos do Ensino Fundamental e Médio vivenciaram e interagiram com os atores durante a apresentação teatral e ao final puderam participar de um debate e brincadeiras.


Dia: 09/10/2013
Nome: derli escudeiro godoy
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - IDALINA MACEDO COSTA SODRE DONA
Atividade: Professor
Comentário: Levar os alunos do sexto ano do ensino fundamental para assistir "O Príncipe da Dinamarca", foi um desafio. Desenvolvemos um trabalho em parceria Arte e Português e o retorno foi muito positivo. Os alunos gostaram muito, e desenvolveram texto para uma apresentação com fantoches confeccionados por eles. A experiência foi muito bem sucedida e gratificante. Ampliar o conhecimento com atividades extra-classe é essencial para a formação cidadã.

Dia: 09/10/2013
Nome: EE PROFª REGINA VALARINI VIEIRA
Origem: BIRIGUI - REGINA VALARINI VIEIRA PROFA
Atividade: Professor
Comentário: O projeto Escola em Cena, tem proporcionado aos alunos a oportunidade de vivenciar a arte em suas mais variadas manifestações. O espetáculo do grupo Matéria-Rima foi excelente, pois valorizou o multiculturalismo, a possibilidade de os alunos assistirem a um estilo musical que gostam, perceberem que arte é indispensável na vida das pessoas. A diversidade de estilos só valoriza o repertório cultural de cada pessoa. Nossos alunos amaram, o tempo do espetáculo foi curto, perto do entusiasmo que sentiram.  
Obrigada por essas experiências de culturais.
Professoras Anamir Rodrigues dos Santos e Ana Regina Dezan

Dia: 08/10/2013
Nome: Maria Angelina Basqueroto
Origem: BIRIGUI - VICENTE FELICIO PRIMO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 17/09/2013, os alunos do 6ºano A e C tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo SONHOS, no teatro Castro Alves, em Araçatuba.
É a história do garoto Junior, curioso e sonhador, que vive uma interessante aventura, descobrindo onde e como vivem os artistas de um circo que não estão no picadeiro, mas nos bastidores.
Foi uma experiência enriquecedora, já que é um espetáculo de bonecos que alia a técnica do circo à do teatro de marionetes.Para a maioria dos alunos, foi o primeiro contato com o teatro.
Ao final, a platéia pode interagir com o ator e saber um pouco mais sobre a criação da peça, da confecção dos bonecos e da trajetória do autor.
Em sala de aula os alunos relataram, por escrito, como foi essa experiência vivida e também fizeram ilustração sobre a peça.

Na 1ª. planilha a Unidade Escolar iria assistir ao espetáculo "O garoto que não sabe rir" no dia 18/09/2013.Mas foi alterado pela própria FDE para dia 17/09/2013 e a peça foi SONHOS.

Dia: 07/10/2013
Nome: Claudia Maria Graziuso
Origem: DIADEMA - CLAUDIO ABRAMO
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do quarto ano C assistiram a peça teatral "O bobo do Rei" no SESC Santo André.
Tudo transcorreu tranquilamente. Fomos recepcionados pelos monitores que foram muito gentis e muito organizados. A peça faz parte do especial Shakespeare para crianças e foi uma adaptação de Rei Lear, uma das principais obras do autor.
Durante a roda de conversam as crianças se expressaram dizendo o quanto gostaram do espetáculo e da história que, com certeza, contribuiu para a formação cultural dos mesmos.

Dia: 03/10/2013
Nome: Camila Brambila
Origem: BIRIGUI - GERACINA DE MENEZES SANCHES PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 21  de agosto foi realizada uma visita com os alunos do 6º Ano A para a cidade de Araçatuba, com a finalidade de assistirem a peça "Medo Pequeno". A apresentação musical proporcionou aos alunos uma interação direta com o contador e suas histórias. Pois além de ouvi-las, eles foram convidados a participar contando suas experiências sobre o assunto tratado e a cantar as cantigas apresentadas, além de fazer perguntas para o artista ao final da apresentação. A experiência foi muito proveitosa, pois para alguns alunos era o primeiro contato com o teatro e fez com que eles despertassem a imaginação.

Dia: 02/10/2013
Nome: Fátima C. A. Boratino
Origem: SAO VICENTE - ZULMIRA DE ALMEIDA LAMBERT PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 26/09/2013, fomos ao SESC Santos assistir ao espetáculo de circo. Foi um momento raro para os alunos que se divertiram, se emocionaram e certamente guardarão para sempre esse "show" de encanto, magia e diversão. Valeu a pena!

Dia: 30/09/2013
Nome: vera lucia valadao de mello santos
Origem: JACAREI - ALCINA MORAES SALLES PROFA
Atividade: Professor
Comentário:

RELATÓRIODA 3ª VISITA AO SESC, EM TAUBATÉ- SP

Estivemos no dia 24/09/2013, com a 7ª série (8º ano) C, da EE. Prof.ª Alcina Moraes Salles para a 3ª visita ao SESC na cidade de Taubaté, SP. Visitamos a exposição “AS MARGENS DO RIO”, com 20 alunos devidamente autorizados por seus responsáveis para apreciarem a mostra que trata da origem e riquezas do Rio Paraíba.
Chegamos às 14h30 e fomos prontamente recebidos por um representante do evento e três monitoras que se empenharam em ciceronear os alunos, demonstrando bom preparo para tal função.
Os alunos foram previamente informados sobre o tema da visita e como deveriam proceder. A turma foi dividida em dois grupos e receberam informações sobre a história do Rio, especificamente, da nascente, da foz, da cultura, da população, das festas religiosas, das danças e principalmente da influência indígena que originou tantas crenças em torno do grande Rio Paraíba do Sul. Cada instalação foi devidamente retratada e os alunos ficaram muito impressionados com tudo que presenciaram. Todos adoraram a visita e registraram todas as informações através de fotos, anotações e listas de palavras para posteriormente elaborar um relatório. Os alunos retornaram a escola muito felizes, principalmente, com a estrutura montada, a organização do ônibus, lanche e principalmente o local escolhido. Os alunos se comportaram de maneira impecável, merecendo elogios dos responsáveis pela exposição. Desta vez tudo saiu de acordo com o previsto pelos  responsáveis do evento. Foram feitas muitas perguntas e os alunos conheceram fatos curiosos da Lenda, da origem da cidade de Jacareí e do Deus Monan quando da origem do Mundo. Os alunos demonstraram interesse em encenar na escola.  

A professora responsável: Vera Lucia Valadão de Mello Santos, disciplina de Educação Física.


Dia: 30/09/2013
Nome: Pedro Cavalcanti de Assis
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - YVONE FRUTUOSO PRODOSSIMO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Nossa escola foi privilegiada com uma visita ao Sesc Santo André que nos deu o prazer de assistir à  apresentações circenses com o tema TEM CIRCO NO SESC....nos levando ao mundo mágico.
Despertou nos alunos um interesse surpreendente, eles ficaram encantados com o espetáculo, mesmo porque muitos nunca haviam assistido.
Uma forma de aprender através de expressões e mimicas levando o aluno a repensar seus valores.


"O Circo Manacá apresentou o espetáculo Lambe-Lambe, uma poética leitura contemporânea dos tradicionais espetáculos circenses, onde a história de um romântico colador de cartazes serve de fio condutor para uma narrativa que mescla números circenses a uma dramaturgia repleta de magia e surpresas, revelando a trajetória de um protagonista que se descobre artista ao se deparar com um mundo infinito de sonhos e possibilidades!"

No final os artistas deram uma breve entrevista falando cada um da sua experiencia no circo, dos seus desafios e conquistas.


Dia: 30/09/2013
Nome: ADRIANA RAMOS RODRIGUES
Origem: BIRIGUI - LYDIA HELENA FRANDSEN STUHR PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 17 do corrente fomos ao teatro Castro Alves na cidade vizinha de Araçatuba. A visita foi gratificante pois os alunos puderam interagir com os personagens, deram boas gargalhadas, em certos momentos ficaram apreensivos e se descontraíram. A peça girou em torno dos sonhos, protagonizado por um palhaço, e um circo de fantoches. Foi de grande interatividade, pois abriu-se ao final espaço para que perguntassem. Os questionamentos foram os mais variados, desde quem fabricou os fantoches até particularidades do enredo.


Dia: 27/09/2013
Nome: JEFERSON ALBUQUERQUE
Origem: SUZANO - ALICE ROMANOS PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: Alunos da unidade escolar adoraram o espetáculo e também  o trabalho desenvolvido por todos os funcionários envolvidos  na instituição. Alunos e professores  ficaram encantados com a apresentação. Parabenizamos a todos e agradecemos a oportunidade. Gostaríamos de levar outras salas devido a repercursão positiva entre alunos e professores.

Dia: 27/09/2013
Nome: Márcia Pimentel Begamaschi
Origem: ARACATUBA - VITOR ANTONIO TRINDADE PROF
Atividade: Professor
Comentário: Sempre, a experiência de levar alunos ao teatro é bastante gratificante. Por participarem espontaneamente e ativamente, não só no momento do espetáculo, mas desde o início do processo.
No dia do evento, tivemos a oportunidade de interagir com outras escolas e também com o grupo de atores do espetáculo é um excelente momento para educadores e educandos. Assistimos: "O garoto que não sabia sorrir", dia 18/09/2013, Teatro Castro Alves, Araçatuba, 40 alunos do 7ºano - Ensino Fundamental.

Dia: 26/09/2013
Nome: Alessandra Cristiane Fernandes
Origem: BIRIGUI - ENZO BRUNO CARRAMASCHI PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Assistir a um espetáculo, proporcionou aos alunos momentos lúdicos, reflexivos e divertidos. A peça possibilitou que os professores trabalhassem antes e depois do espetáculo o tema sonho. Num primeiro momento, os professores instigaram os alunos a debaterem sobre o tema, após o espetáculo, em sala de aula, os alunos ainda puderam expressar seus sentimentos por meio de desenhos, teatros improvisados ou criação de melodias. Aprofundar a imaginação das crianças e permitir que elas extravasassem seus sonhos foi importante e significativo, pois todos entenderam que sonhar e acreditar faz parte da vida e é essencial para o crescimento humano.

Dia: 24/09/2013
Nome: Maria Angelina Basqueroto
Origem: BIRIGUI - VICENTE FELICIO PRIMO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 17/09/2013, os alunos do 6º. ano A e C tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo SONHOS, no teatro Castro Alves, em Araçatuba.
É a história do garoto Junior, curioso e sonhador, que vive uma interessante aventura, descobrindo onde e como vivem os artistas de um circo que não estão no picadeiro, mas nos bastidores.
Foi uma experiência enriquecedora, já que é um espetáculo de bonecos que alia a técnica do circo à do teatro de marionetes. Para a  maioria dos alunos, foi o primeiro contato com o teatro.
Ao final, a plateia pode interagir com o autor e saber um pouco mais sobre a criação da peça, da confecção dos bonecos e da trajetória do autor. 
Em sala de aula, os alunos relataram, por escrito, como foi essa experiência vivida e também fizeram ilustrações sobre a peça. 

Dia: 23/09/2013
Nome: ANA PAULA ALVES DE ARAUJO SILVA
Origem: SUL 2 - ARNALDO LAURINDO PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia treze de setembro de dois mil e treze, nos da escola Arnaldo Laurindo, tivemos o privilegio de assistir o musical FORRO PARA OUVIR, um delicado espetáculo onde se conta a historia do grande mestre do forro Luiz Gonzaga, na voz do grupo SINHA FLOR. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o universo do forro, e descobrir que o nosso Brasil é rico em cultura nos mais diversos estilos.


Dia: 23/09/2013
Nome: Ducineia Aparecida Alves da Silva
Origem: BIRIGUI - AGOSTINHO GRIGOLETO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

No dia 17/09/2013, estivemos no teatro Castro Alves de Araçatuba – SP, juntamente com nossos alunos dos 6ºs anos para assistirmos à peça “Sonhos”- Teatro de Bonecos. Embora a apresentação fosse direcionada a uma faixa etária menor que a nossa, foi muito prazeroso ver o brilho nos olhos dos nossos alunos, os quais se comportaram muitíssimo bem, demonstrando sua satisfação de maneira oportuna. Todos, professores e alunos, ficamos encantados com a atuação do ator e seus bonecos (personagens). O tema da peça envolveu a todos sobre a importância de ter e acreditar em nossos sonhos. Dessa forma, nos deixamos levar pela magia do mundo circense que tanto alegra a alma de crianças e adultos. No final, nossos alunos aproveitaram a oportunidade de fazer perguntas sobre a peça e sentiram-se motivados pela arte, tanto que, já no dia seguinte, queriam apresentar seus “teatrinhos” para a escola toda. Enfim, segundo relato dos próprios alunos, foi um momento muito gratificante, uma novidade, um momento significativo para todos, portanto uma oportunidade real de aprendizagem.


Dia: 18/09/2013
Nome: Mary Janne Lopes Berbel
Origem: SUZANO - HELENA ZERRENNER
Atividade: Professor
Comentário: Os alunos do 6º ano foram convidados a participar do projeto Escola em  Cena, Teatro/ Música - espetáculo O Samba - no Sesc Pompéia.
Professora Ana e eu preparamos os mesmos para a visita levando-os à sala de informática para pesquisarem sobre o local que iriam visitar. Alguns pontos foram direcionados para a pesquisa, como o bairro e a história do prédio onde está localizada a Instituição, o assunto, as origens do samba e as dependências do Sesc. No caminho, no dia do espetáculo, eles puderam observar a mudança de paisagem, do rural para o urbano, o percurso, as condições do Rio Tietê e os pontos importantes durante o trajeto. No momento em que chegamos ao destino fomos muito bem acolhidos pelos orientadores e monitores do SESC que nos encaminharam à sala de espetáculo. Durante a apresentação fomos levados a uma viagem pelos estados brasileiros através da música e da dança para mostrar a origem do Samba. A interação com a platéia e a alegria da apresentação contagiaram a todos. No dia seguinte numa reunião colocaram suas impressões e experiências para o grupo, finalizando a atividade.

Dia: 17/09/2013
Nome: Telma Lopes Monteiro
Origem: GUARULHOS NORTE - VALDIVINO DE CASTRO PEREIRA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

Visita cultural - SESC POMPÉIA - Dia 27/08/2013 - 6ª série do Ensino Fundamental Regular.
Professores Responsáveis: Milton Senji Moriyama e Valdenice Lopes de Araújo.


Em visita ao SESC - Pompéia com o espetáculo "Fábrica de Brinquedos", os alunos da 6ª série foram recebidos por dois instrutores que os orientaram a entrar no teatro e ocupar seus lugares. O espetáculo foi indicado para as 6as.séries e estava totalmente adequado à idade dos alunos que se divertiram muito com as peripécias dos artistas.


Trata-se da uma divertida história de um inventor maluco e fabricante de brinquedos que em seu laboratório acaba criando uma boneca que tem vida e surpreende com suas atitudes, levando o público a uma mágica visita ao imaginário.
O espetáculo é extremamente visual e os atores não falam, se comunicam com gestos e sons se fazendo entender sem dificuldades.
Os artistas apresentaram um espetáculo circense com muitas acrobacias, música e demonstração do funcionamento do robô Jorge, feito com material reciclável.

Dia: 16/09/2013
Nome: Eunice Francisco Guerra Leite
Origem: MAUA - GIUSEPPE PISONI PADRE
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 30 de agosto de 2013, eu Professora Eunice e a Professora Valnete, tivemos a oportunidade de levarmos nossos alunos do 3º ano do Ensino Médio, na Programação "Tem Circo no SESC", para assistirmos o Espetáculo Lambe-Lambe (Um romântico colador de cartazes é surpreendido por uma trupe de circo que chega a cidade e acaba se descobrindo como artista.

Além de termos um motorista muito atencioso, para levarmos até o SESC, quando chegamos nos deparamos com monitores que nos acompanhou todo o tempo. Parabéns pois foi um momento maravilhoso, com artistas maravilhosos que depois do espetáculo se sentou com nossos alunos, abrindo espaço para que eles (alunos) fizessem perguntas e também relatou um pouco sobre o dia a dia deles (artistas).

Nos  tivemos ainda  oportunidade de perceber que alguns de nossos alunos ficaram tão alucinados com o espetáculo que no caminho de volta eles não tinham outro assunto a não ser o que viram e a emoção que viveram. 

        


Dia: 09/09/2013
Nome: tamires de oliveira silva
Origem: GUARULHOS SUL - ERICO VERISSIMO
Atividade: Professor
Comentário: No dia 28|09|2013 fomos ao Sesc Pompeia assistir a peça "Fábrica de brinquedos" da Cia Lamala. Mas, o trabalho começou bem antes com orientação dos alunos sobre o conteúdo da peça, sobre normas do local e o que eles encontrariam ao chegar no Sesc Pompéia.
Ao chegarmos no local indicado fomos orientados pelos monitores quais as regras do local e qual seria a nossa localização.
Após esta orientação a peça inciou-se.
A peça contava a história de um cientista maluco que vive altas aventuras com uma de suas criações, uma boneca. No decorrer da peça além dos atos teatrais nos vislumbramos com cenas de malabarismos executadas pelo cientista e pela boneca.
Ao término da peça os atores abriram espaço para que os alunos fizessem perguntas.
No dia seguinte a professora solicitou que os alunos fizessem um relatório da peça que deveria conter: resumo da peça, o que gostaram e o que não gostaram, sugestões para as próximas visitas.

Dia: 05/09/2013
Nome: Carmen de Oliveira Ferrari
Origem: SAO BERNARDO DO CAMPO - JOANA MOTTA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 29/08/13 os alunos dos 3ºs anos do EM visitaram o SESC Santo André, onde assistiram a uma apresentação circense da Companhia Manacá "Tem Circo no SESC".
Houve participação e interação dos alunos durante o espetáculo e no encerramento com os artistas. Voltaram à escola bastante animados e comentando positivamente a participação no evento. Posteriormente foi feita uma socialização da apresentação circense estabelecendo-se um diálogo entre a tradição do circo e o estilo contemporâneo.

Dia: 04/09/2013
Nome: Hamilton Buzelli
Origem: ARACATUBA - LUIZ GAMA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Foi muito gostoso assistir a peça O menino que mordeu Picasso. Para boa parte dos alunos, está foi a primeira vez que foram ao teatro e gostaram muito dessa experiência. A professora trabalhou em sala com os alunos e pediu produção de texto sobre a peça. No final nossos alunos fizeram perguntas aos artistas que muito educadamente responderam ao pública. Os alunos tiraram fotos.  

Dia: 03/09/2013
Nome: Mônica TavaresPimentel
Origem: ITAPEVI - MARIO JOAQUIM ESCOBAR DE ANDRADE
Atividade: Professor
Comentário: No dia 28/08/2013, estivemos no SESC Santana – SP, juntamente com nossos alunos do 3º Termo A, do Ensino Médio, para assistirmos a apresentação da Banda Filarmônica de Pasárgada, com o Musical “ O Hábito da Força”, espetáculo esse inspirado nas propostas do Tropicalismo e Vanguarda Paulistana. Durante todo o espetáculo os alunos se envolveram com as apresentações da banda, interagiram em vários momentos com a mesma, e demonstraram uma grande satisfação. Ao final foi dada à plateia a oportunidade de fazer perguntas aos integrantes da banda, e foi muito produtivo esse momento, pois os músicos são ex-alunos da USP, e abordaram a questão dos estudos, falaram um pouco de suas vidas pessoais, enfim, foi um momento muito agradável. Quanto ao espaço, os alunos foram bem recebidos, as acomodações estavam excelentes e a organização impecável. Fico feliz por esse tipo de investimento na educação, pois sei que muitos de nossos alunos não teriam a oportunidade de participarem de um espetáculo como esse, se não fosse essa brilhante iniciativa do Governo do Estado.

Dia: 29/08/2013
Nome: Marlisa Gomes Mendonça Correia
Origem: BIRIGUI - ANTONIO SALES OLIVEIRA PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Durante a aula que antecedeu a visita dos alunos ao teatro para assistirem a peça "Medo Pequeno e Medo Grande", foi apresentada a eles uma sinopse da peça. O espetáculo apresentado pelo violeiro Paulo Freire, foi muito interessante, pois através de histórias amedrontadoras dos mitos brasileiros e canções, conseguiu despertar a atenção dos alunos e interagir com os mesmos. A apresentação da peça pode enriquecer, através do lúdico, o imaginário destes alunos. Após o espetáculo, abriu-se um espaço para uma conversa entre o ator e os alunos, o que possibilitou a ampliação dos seus conhecimentos, repertoriando-os a respeito do processo de criação de uma peça. Após assistirem a peça teatral, os alunos fizeram uma resenha sobre o espetáculo e também uma representação através de desenho do seu próprio medo.

Dia: 29/08/2013
Nome: Silvana Regina Bearare
Origem: BIRIGUI - ESMERALDA MILANO MARONI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Medo pequeno

No teatro de Araçatuba o autor Paulo Freire conta e canta várias histórias legais sobre ele e seu amigo Pedroca, ele e seu amigo Onorato e por fim ele e o diabo.
Foi bem legal. Paulo toca vários instrumentos e um deles é a viola. Um trecho de suas músicas era assim: barbaridade coisa que mete medo, coisa que mete é pura barbaridade. Fizemos várias perguntas e cantamos foi muito, muito legal.
Relato da aluna Emily Caroline R. de Paula -
A professora trabalhou em sala de aula, com os alunos uma atividade para que os mesmos relatassem o que mais gostaram do teatro!


Dia: 29/08/2013
Nome: claudiana martins gastaldi
Origem: BIRIGUI - OLIVIA ANGELA FURLANI PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 21 de agosto de 2013 (quarta-feira), os alunos do 6º ano, período da tarde participaram da peça "MEDO PEQUENO".
Os alunos gostaram muito do espetáculo, e posteriormente, em sala de aula, registram a peça através de desenhos.

Dia: 23/08/2013
Nome: LUIS ANTONIO PEDRO
Origem: BIRIGUI - HERMINIO CANTISANI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 21/08/2013 os alunos da segunda série do ensino médio foram ao Teatro Castro Alves em Araçatuba SP, para assistir a apresentação do Violeiro Paulo Freire, que, com muito talento entoou várias canções populares, e contou causos relacionados à cultura brasileira.

Os alunos participaram com muita atenção, pois o assunto apresentado já havia sido trabalhado em sala de aula, na Situação de Aprendizagem 1, A NOÇÃO DE CULTURA E A IDEIA DE CULTURA DE MASSA. E foram propostas atividade em grupo onde os alunos desenvolveram texto sobre a diversidade cultural do Brasil, incluindo musicas, contos, lendas, e o  espetáculo veio enriquecer ainda mais o conteúdo que estava sendo trabalhado, sobre o Folclore, um dos causos contados pelo artista foi relacionado ao “Lobisomem”. A experiência foi muito gratificante pois o contato do aluno com espetáculos teatrais trouxe uma visão sobre como a cultura brasileira pode ser transmitida de varias formas.  


Dia: 20/08/2013
Nome: Edilena Robles Manente Zamarioli
Origem: JABOTICABAL - JARDIM SOUZA LIMA DO
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 13 de junho, tive aoportunidade de acompanhar meus alunos da 3ª série do Ensino Médio ao SESC de Araraquara para assistirmos ao monólogo Aurora. Mesmo tendo trabalhado previamente as características deste tipo de peça teatral, alguns alunos inicialmente estranharam um pouco o fato de não haver mais nenhum ator em cena. No entanto, com o transcorrer da peça, era possível perceber o envolvimento de todos com o drama vivido pela personagem.

Aurora coleta lixo para reciclar, é uma senhora muito sofrida e solitária, que tem como única companhia um gatinho, que não aparece nem fala nada; por vezes, nos questionamos se ele realmente existe, ou se é apenas uma maneira de Aurora burlar sua solidão. Toda a história é contada com muita emoção, numa mistura de drama com boas pitadas de humor – sentimentos que se refletiam nos rostinhos atentos de meus alunos e em suas risadas! – e que nos faz refletir sobre temas importantes para a existência humana, como velhice, exclusão e solidão.

Para muitos também foi um primeiro contato com o teatro, todos saíram da peça encantados e, certamente, enriquecidos com essa experiência. 


Dia: 19/08/2013
Nome: Nelci Cardoso dos Santos
Origem: CENTRO OESTE -
Atividade: Professor
Comentário: No dia 14/08/2013, os alunos do 1º ano, assistiram no SESC CONSOLAÇÃO, o Musical "Tarantulas e Tarentinos! e logo após houve um debate.
Saímos da EE Andronico de Mello dentro do horário previsto, porem houve congestionamento no transito, devido as manifestações na Av. Paulista. O Musical foi maravilhoso e os alunos gostaram muito e participaram da discussão, ainda que o tempo foi pequeno.

Dia: 14/08/2013
Nome: ISABELE JUSTINO PREVIDO
Origem: PIRASSUNUNGA - THEREZINHA RODRIGUES PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: No dia 10 de maio de 2013, os alunos do Ensino Médio da E.E. Profª Therezinha Rodrigues, da cidade de Pirassununga/SP, saíram rumo à cidade de São Carlos para expedição pedagógica do Projeto Escola em Cena. A experiência foi muito enriquecedora para os trabalhos que tiveram início em sala de aula, antes mesmo da expedição pedagógica. A professora de Arte desenvolveu em seus alunos a concepção do teatro, especificamente dos palcos, como algo mágico, onde a fantasia e a emoção ficam ao alcance das mãos. As professoras de Língua Portuguesa e História traçaram um panorama da história do teatro no Brasil. Após a expedição, os alunos divulgaram suas experiências por meio de cartazes expostos pela Unidade Escolar e por meio de roda de conversa em sala de aula. Sem dúvida, foi uma experiência que marcou nossos alunos e o grupo de professores que os acompanhou!  

Dia: 13/08/2013
Nome: Marielle Felice Miranda Massoneto
Origem: PIRASSUNUNGA - NOSSA SENHORA DE LORETO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: O projeto "Escola em cena" possibilita aos alunos o contato com a arte cênica, pois são momentos de reflexão, prazer e enriquecimento cultural. 


Dia: 09/08/2013
Nome: SIMONE ANDRIOTTI PEREIRA
Origem: PIRASSUNUNGA - MARIO AVESANI PREFEITO
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Na tarde do dia 24 de abril de 2013, os alunos dos 6°anos A, B e C e da 6ª série A, devidamente acompanhados pelos professores: Denise, Carmem, Sibele e Marcela, puderam viver uma experiência até então nunca vivida por eles, assistir a uma peça de teatro no SESC na cidade de São Carlos. Os professores puderam observar o entusiasmo e alegria dos alunos ao pisarem pela primeira vez no recinto do teatro e se encantarem com a apresentação da peça "A Fantástica Baleia Engolidora de Circos". Ao voltarem para escola, trabalharam a importância da cultura teatral e relataram com alegria a experiência vivida por eles. Os professores puderam ainda perceber o envolvimento maior dos alunos ao propor uma apresentação de teatro em sala apesentada por eles. Vejo de grande importância proporcionar aos nossos alunos esse contato direto com teatro, principalmente por nossa cidade contar com tão pouco dessa cultura artística, ampliando horizontes e despertando o sonho pela arte.

Dia: 08/08/2013
Nome: Renata Cristina Polette
Origem: PIRASSUNUNGA - CUSTODIO ANGELO DE LIMA DOUTOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Os alunos dos 8º anos foram contemplados para assistirem a peça "A Menina Que Vendia Fósforos". A história emocionou e comoveu os alunos. Na roda de conversa com a professora de Língua Portuguesa disseram que foi um grande aprendizado e uma grande oportunidade pelo fato da grande maioria nunca ter tido oportunidade de assistir uma peça de teatro.

Dia: 02/08/2013
Nome: Mônica da Silva Cabral
Origem: CARAPICUIBA - FLORA STELLA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Cultura é Currículo – 2013 – 1º ano – Professora  Mônica

 

No dia 11/06/2013, 36 alunos do 1º ano do Ciclo I, sob a orientação da professora Mônica Cabral, visitaram o SESC Santo Amaro a fim de assistir ao Espetáculo Teatral “Histórias por Telefone" da Cia Delas de Teatro.

O Espetáculo proporcionou aos alunos momentos de diversão e aprendizagem pois as histórias eram cheias de aventura, informações e humor. Os alunos ficaram encantados ao verem utensílios domésticos sendo usados para compor os cenários e os figurinos das personagens.Também adoraram a interação entre platéia e personagens.


Dia: 01/08/2013
Nome: Daniel Máximo dos Santos
Origem: CARAPICUIBA - FLORA STELLA PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Cultura É Currículo – 2013 – 4º ano – Professor Daniel

SESC Pinheiros – Peça teatral: Pedro e o Lobo

No dia 18/04/2013, os alunos do 4º ano do ciclo I sob a orientação do professor Daniel visitaram o SESC Pinheiros, para assistir a peça musical: Pedro e o Lobo. Antes do início da peça, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos de madeira e de metal. Os instrumentos musicais eram as personagens da peça. Houve uma interação com a platéia de acordo com o enredo da história. As crianças foram muito bem recepcionadas e ficaram encantadas com o espaço físico e a beleza do local.


Dia: 15/07/2013
Nome: Silmara Dias Garrido Laureano
Origem: VOTORANTIM - EVILAZIO DE GOES VIEIRA
Atividade: Professor
Comentário: Nós da EE Evilázio de Góes Vieira, tivemos oportunidade de levar nossos alunos para assistirem o show do dançarino e coreógrafo Frank Ejara  e sua equipe no Sesc de Sorocaba. Antes preparamos nossos alunos do 8º ano D, do período da manhã,  para tomarem conhecimento do espetáculo. Os alunos pesquisaram na Sala do Acessa de nossa escola sobre o protagonista e seu show. Após a professora Silmara e a coordenadora Shirley acrescentaram mais informações sobre o espetáculo, bem como falamos também sobre o SESC de Sorocaba. Os alunos fizeram cartazes divulgando o espetáculo para outros alunos da escola. Chegou o dia e os alunos estavam preparados para ir a visita. Os alunos amaram o espetáculo, e tiveram a oportunidade de tirar fotos do elenco e dialogar com os artistas.  Para nós professores foi muito gratificante.  Valeu!!!!!

*Esperamos mais oportunidades como essa.



Dia: 28/06/2013
Nome: Mary Cristina Rosa Meira
Origem: SUL 3 - CARLOS CATTONY PROF
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Nossa visita ao SESC Santo André foi muito interessante e trouxe aos nossos alunos um leque de conhecimento e experiencia teatral diferenciada que muitos não teriam a oportunidade de conhecer. Culturalmente enriqueceu muito nossos alunos.

Dia: 28/06/2013
Nome: Maria José Silvério Menossi
Origem: PIRASSUNUNGA - MARIA DE LOURDES NASCIMENTO GUERREIRO PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário: O espetáculo Ana Luz, excelente adaptação no contexto brasileiro. Os alunos assistiram empolgados, com brilho nos olhos e tiveram o seu primeiro contato com o teatro, onde foram recebidos e acomodados pelos monitores presentes. Na conversa com os atores questionando a história contada, os alunos conseguiram acrescentar dados importante para o conhecimento. 

Dia: 28/06/2013
Nome: Darli Costa Ferreira
Origem: GUARULHOS SUL - GUILHERMINO RODRIGUES DE LIMA
Atividade: Professor
Comentário: No dia treze de Junho de 2013, os alunos do segundo ano do Ensino Médio, assistiram a peça Cante Lá que eu Canto Cá. Alguns alunos nunca tinham ido ao teatro, porém gostaram muito da peça, eles interagiram com os autores, fizeram várias perguntas, contribuiu muito para o aprendizado deles, a peça contava a história do Patativa do Assaré.  

Dia: 27/06/2013
Nome: Fabiana Rodrigues Pereira Lenharo
Origem: TAQUARITINGA - LUCY SALINA FERNANDES GAION PROFA
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 6 de Junho de 2013, os alunos da E. E. Profª Lucy S. F. Gaion, 5º Anos, foram até o SESC de Araraquara assistir a contação de história "Uma ideia toda azul" de Marina Colasanti.

Ao chegarmos no SESC as crianças ficaram maravilhadas com o local. Foram lanchar e passear para melhor conhecer o lugar.

Antes de entrarmos no teatro os alunos passaram por uma preparação, onde uma personagem os introduziram na história. Foi lindo.

Dentro do teatro foram, de início, colocando em prática o que viram na teoria, tipo de palco, iluminação, cenário, acústica, etc. e até mesmo o comportamento de todos que ali estavam. Nada passou desapercebido.

A contação foi maravilhosa. O ator envolveu as crianças com sua música e sua desenvoltura no contar história para crianças. Foi um momento importantíssimo.

Os alunos voltaram encantados e relatando a experiência aos que não tiveram ainda a oportunidade.


Dia: 26/06/2013
Nome: Helena Rodrigues
Origem: CENTRO - REPUBLICA DA BOLIVIA
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 05 de junho de 2013, os alunos do 2º ano A e B (aproximadamente 40 crianças) participaram de uma saída pedagógica para assistirem a peça “O Trenzinho Villa Lobos” no SESC  Bom Retiro, situado à Alameda Nothmann, 185 - São Paulo.

Antes da visitação as crianças foram preparadas sobre a temática da peça que buscava ressaltar um momento da vida de Heitor Villa Lobos. Durante essa aula, as crianças puderam conhecer um pouco da biografia desse importante compositor brasileiro e quais de suas obras estariam presentes na peça.

Para acompanhar a visitação, duas professoras estavam presentes: Helena Rodrigues (2º ano A) e Andrea Correa (2º ano B).

As crianças foram muito bem recepcionadas pelos monitores do SESC que fizeram questão de ressaltar a importância de recebê-los em sua casa.

A apreciação das obras teve duração de aproximadamente 01 (uma) hora.


Dia: 24/06/2013
Nome: Elisabeth Cassimiliano
Origem: SUL 1 - LUIS ARROBAS MARTINS DOUTOR
Atividade: Professor
Comentário:

Espetáculo: O pato, a Morte e a Tulipa.

Sou professora do 3º ano A e todos os 39 alunos participaram. A satisfação foi unânime. Em seus relatos acharam a peça muito divertida e emocionante, alguns referindo que chegaram as lágrimas pela morte do patinho. Muitos relataram que nunca haviam conversado sobre a morte e, que no início do espetáculo até se assustaram, mas depois acharam divertido e triste no final, mas disseram que entenderam e acharam que a morte não foi tão assustadora e nem malvada como eles pensaram no início. Admiraram muito o SESC Interlagos, gostaram da visita, do lanche, do ônibus e agradeceram felizes a oportunidade.


Dia: 21/06/2013
Nome: Gislene Aparecida Zutin Beretta
Origem: PIRASSUNUNGA - JUSTINIANO WHITAKER DE OLIVEIRA CORONEL
Atividade: Professor
Comentário: A escola Coronel Justiniano levou cerca de 140 alunos para assistirem à peça teatral "ANA LUZ", no SESC em São Carlos. Sabíamos que a peça era baseada no conto A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS, e por isso exploramos o tema anteriormente. Os alunos ficaram impressionados com o SESC e se deliciaram com o espetáculo. Eles têm poucas oportunidades de receberem esse tipo de cultura em casa, a maioria nunca havia assistido a uma peça com atores profissionais. Apreciaram o texto, o cenário e a forma de apresentação. Entusiasmaram-se no final fazendo perguntas aos atores. Ficaram empolgados para darmos continuidade a esse trabalho em sala de aula, produzindo relatórios, cartas aos personagens, reescrita do conto e roda de conversa sobre os temas abordados. Eles se envolveram com a sensibilidade do texto. É muito agradável trabalhar com alunos motivados e esse programa proporcionou tudo isso à nossa escola. Estamos agradecidos!

Dia: 20/06/2013
Nome: Tatiana Silva Amorim
Origem: GUARULHOS NORTE - ARY JORGE ZEITUNE PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: No dia  20/06/2013, acompanhei um grupo de alunos do ensino médio, para assistir ao espetáculo Frame Circus. Antes de iniciar a apresentação, fomos bem orientados pelos organizadores. Frame Circus trata-se  de um espetáculo maravilhoso, onde resgata os filmes antigos que ainda fazem parte do cinema mudo. Eles adaptaram a tecnologia usando um musical moderno de uma forma que o desenho cria vida, achei interessante a combinação de musica e filme antigo. No final os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os atores.

Dia: 20/06/2013
Nome: maria aparecida desouza alem
Origem: SAO JOSE DOS CAMPOS - FELICIO SAVASTANO PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Alunos do 3º ano C foram assistir ao Circo teatro "João e o Pé de Feijão"
Foi uma experiêcia muito significativa, pois a maioria dos alunos nunca tinham ido ao teatro e não conheciam o SESC.
Os atores interagiram com os alunos e estes responderam muito bem. O interessante é que houve participação da platéia com os atores e isto é positivo. De volta a sala de aula, percebemos os alunos mais críticos e com mais condição de argumentação.
As atividades foram elaboradas sobre o que eles entenderam da história e a qual história esta remete.
Após as atividades na "Roda de Conversa", os alunos desenharam sobre a dramatização e sobre o texto "João e o Pé de feijão".

Dia: 19/06/2013
Nome: KEILA CAROLINA SILVA FELIPE
Origem: JACAREI - MARIA ISABEL NEVES BASTOS PROFA
Atividade: Professor
Comentário: ACHEI super interessante o projeto do teatro em São José dos Campos. O espetáculo teatral foi João e o Pé de Feijão , muito dinâmico e educativo. Os alunos também gostaram  muito e ficaram  encantados ao ver a apresentação, que contava  também com movimentos circenses e outras tecnologias (fumaça, luzes, efeitos auditivos).

Dia: 19/06/2013
Nome: Amanda Tomie Nagasaki Ambrósio
Origem: JACAREI - ANTONIO JOSE DE SIQUEIRA PROF
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

No dia seis de junho de 2013 os alunos da 6° série do Ensino Fundamental, dirigiram-se ao SESC São José dos Campos para assistirem a peça teatral “João e o Pé de Feijão”. Antes, na escola,  os alunos foram convidados a serem inseridos no mundo da linguagem do teatro e preparados para o espetáculo.

A apresentação foi muito proveitosa, de boa qualidade e a interação com o público foi muito divertida. O cenário era simples, mas a peça foi bem representada. Os alunos foram convidados a participarem de outras apresentações com seus pais/família. Muitos alunos estiveram pela primeira vez no teatro e se encantaram com esta oportunidade oferecida pela escola e pelo Projeto Escola em Cena. 


Dia: 17/06/2013
Nome: Gisele Bertechini Moreira
Origem: BIRIGUI - ENZO BRUNO CARRAMASCHI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

Ir ao teatro assistir a peça “O menino que mordeu Picasso” proporcionou aos alunos um contato com a arte do pintor Picasso. Os alunos puderam ver suas obras, que estavam expostas no cenário e ainda conhecer um pouco da história do artista por meio da encenação, que contou a trajetória que o autor fez relembrando a sua infância. Já na escola, em sala de aula, os alunos participaram de um debate a respeito da vida de Picasso e também realizaram releituras através de ilustrações com base nas pinturas do artista.


Dia: 13/06/2013
Nome: clecio geraldo zanetti
Origem: BIRIGUI - REGINA VALARINI VIEIRA PROFA
Atividade: Professor
Comentário: No dia 12 de junho de 2013, reunimos os alunos dos sétimos anos C e D e totalizando 40 alunos para visitarmos o Teatro Castro Alves na cidade de Araçatuba para assistir à peça "O menino que mordeu Picasso". A peça envolvia conhecimentos de história, geografia, artes e literatura, uma vez que foi adaptada do conto com o mesmo nome. Alunos se mostraram interessados e, ao final, debateram com os atores, demonstrando total desenvoltura e entendimento da peça assistida.
Agradecemos pela oportunidade oferecida e aguardamos novas oportunidades.

Dia: 13/06/2013
Nome: Edvania Azevedo da Silva Theophilo
Origem: GUARULHOS NORTE - MAURICIO NAZAR PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário: Em 04 de junho de 2013, fomos ao SESC Belenzinho, com os alunos do 3º ano do ensino médio assistir a peça Maria Miss. Foi muito bom, muito produtivo e adorei levá-los para conhecer novos horizontes. Os mesmos ficaram encantados, pois nunca tinham ido ao teatro. Esperamos que outas oportunidades surjam para que eles possam conhecer outras realidades e passem a ter uma visão de mundo.

Dia: 12/06/2013
Nome: Adriana Gonçalves Monteiro de Castro
Origem: BIRIGUI - HERMINIO CANTISANI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

A professora Cleide, os alunos dos sétimos anos e eu, fomos ao teatro Castro Alves na cidade de Araçatuba assistir ao espetáculo “O menino que mordeu Picasso”. Para a maioria dos alunos foi a primeira vez, ficaram muito empolgados com a história -  baseada em um livro – de um garoto que convivia com este grandioso pintor, no período das férias em uma fazenda na Inglaterra.

Uma das partes que mais nos surpreendeu foi o “bate papo” dos artistas com a plateia no final,  eles explicaram muitas coisas a respeito da elaboração da peça, esclareceram algumas partes implícitas nas quais os alunos não entenderiam sozinhos, enfatizaram a importância da leitura e dos estudos e comentaram que Picasso além de pintor foi poeta, escultor e produzia algumas de suas obras com sucata que encontrava nas ruas.

Enfim, foi bastante proveitoso para nós; gostaríamos que todos os alunos da escola pudessem vivenciar esta experiência porque teatro não é algo que faz parte do cotidiano deles e a escola pode oferecer esta oportunidade - e até mesmo fazer florescer alguns talentos.


Dia: 10/06/2013
Nome: Luciene Cabral da Cruz
Origem: SAO JOSE DOS CAMPOS - WILMA RAGAZZI BOCCARDO PROFESSORA
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: Na tarde fria do dia 04 de junho, os alunos do 3º ano B da E.E. "Profª Wilma Ragazzi Boccardo", foram prestigiar o espetáculo - João e o pé de feijão, realizado no SESC-SJC, foi uma experiência cultural maravilhosa, pois muitos de nossos alunos nunca tiveram o privilégio de presenciar uma peça. Após o espetáculo os artistas deixaram ser entrevistados pelos alunos o que garantiu um grande enriquecimento para o trabalho desenvolvido. 

Dia: 10/06/2013
Nome: Danielle Aparecida da Silva Ribeiro
Origem: -
Atividade: Professor
Comentário: O Projeto Escola em Cena deu a oportunidade a 3 turmas de 7ºs anos de assistir a uma peça de teatro cujo o tema era uma releitura do famoso "João Pé-de-Feijão". Embora o espetáculo pareça muito infantil, nossos alunos apreciaram bastante, visto que a grande maioria nunca teve a oportunidade de assistir a um espetáculo como este. A peça apresenta uma mistura de teatro e circo, é muito interessante.
Há 3 anos participo com a minha escola dos projetos culturais oferecidos pela Diretoria de Ensino de Jacareí, todos são ótimos e mais uma vez parabenizo a equipe da diretoria pela iniciativa de oferecer  cultura  a nossos alunos. Agradeço ainda e parabenizo também o pessoal do SESC de São José dos Campos que tão bem nos recebeu. 

Dia: 06/06/2013
Nome: Jorge Mera
Origem: CENTRO OESTE - ARCHITICLINO SANTOS PROFESSOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário: A saída pedagógica foi direcionada aos alunos da EJA Fundamental que receberam algumas informações a respeito do espetáculo "O Homem, a Besta e a Virtude". Nas observações realizadas durante a saída foi constatado muito interesse por parte dos alunos não apenas pela peça mas, também, pelo espaço e pela arquitetura do Memorial da América Latina.
Diante do exposto foi proposto uma atividade de criação de um folder ou cartaz com temas diversos como: comédia dell arte, teatro dos 7, Luigi Pirandello, Memorial da América Latina e sua programação, sua arquitetura e Oscar Niemeyer, para realização de uma exposição na escola.
Os alunos foram acompanhados pelas Professoras Maristela Bonassa Alexandre de Artes e Dalva Rodrigues Firmiliano de Geografia.    

Dia: 31/05/2013
Nome: Ana Dias Marques da Silva
Origem: ITAPEVI - REPUBLICA DE EL SALVADOR
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 09/05/2013, acompanhei os alunos do 3º ano do Ensino Médio, turma D, ao SESC - Pompeia,  para assitir ao espetáculo "Panorama do Choro Contemporâneo Paulistano". Ao chegarmos lá, fomos bem recepcionados pelos monitores.

Durante a apresentação, os artistas explicaram as características desse gênero musical e curiosidades, proporcionando um momento de aprendizagem prazerosa e interação com o público (os alunos).

Os discentes ficaram entusiasmados, reconhecendo e cantando as músicas. Foi uma experiência agradável e proveitosa.


Dia: 22/05/2013
Nome: Elisabete Vassalo Bergamini
Origem: TAUBATE - ANTONIO DE MOURA ABUD DOUTOR
Atividade: Professor Coordenador
Comentário:

No dia 17 de abril de 2013, a terceira série noturno (3ªB) foi acompanhando das professoras Ana Priscila (História) e Lícia Cristina (Língua Portuguesa) ao SESC para assistirem ao espetáculo teatral: Bartolomeu, o que será que nele deu?

A peça é um projeto inspirado no romance de Hermann Melville: “Barterbly, um escriturário”. Trata-se da patética trajetória do funcionário de um escritório de advocacia que, de repente, confina-se dentro de si mesmo, recusando-se a participar do mundo e de tudo o que implica no convívio social. “Prefiro não fazer”, repete monocórdio e mecanicamente. Inspirada na linguagem dos comics, a palavra terá a agilidade, a precisão e a síntese das histórias em quadrinhos, mas com a poética necessária para que o texto teatral não perca a potencialidade da metáfora, sem esquecer-se da questão da métrica e do ritmo, pilastras da cultura hip-hop.

Em sala de aula foram desenvolvidas atividades antes e após assistirmos a peça. A professora de História discutiu com os alunos em sala o Regime Capitalista, destacando vários conceitos como: a mais valia a usurpação capitalista, a mecanização e a perda de identidade no trabalho. O tema pertence ao currículo sugerido à série, vem sendo abordado desde o inicio do ano letivo de forma a refletirmos sobre a sociedade contemporânea.

Após assistirmos a peça discutimos em sala sobre a figura de Bartolomeu, um contador que resolve contestar as ordens recebidas pelo patrão, o peculiar é que ele não faz isso em forma de protesto, mais sim de uma maneira totalmente mecânica e apática. Assistimos um trecho do filme Tempos Moderno e comparamos com o trabalho e os movimentos de Bartolomeu. A professora levantou a questão sobre o que teria levado Bartolomeu a essa atitude? Quais seriam seus sentimentos? Chegamos à conclusão que ele é o típico homem moderno.

Após a discussão realizamos uma atividade em sala de aula. Os alunos responderam a três questões propostas pela professora. A primeira propunha que eles descrevessem a figura de Bartolomeu, utilizando várias cenas da peça, inclusive retratando suas origens, como foi descrita. A segunda questão referia-se a função e a maneira como Bartolomeu trabalhava, fizemos um paradoxo com outras profissões e o comportamento moderno.

      


Dia: 22/05/2013
Nome: Girleni Aparecida Moisés da Silva
Origem: BIRIGUI - OSWALDO JANUZZI PROFESSOR
Atividade: Professor
Comentário:

Ao chegarmos fomos bem recebidos. O espetáculo O Pequeno Senhor do Tempo oportunizou uma interação com os autores. Todos os alunos gostaram e se divertiram com a peça e vários alunos não conheciam o teatro. No retorno à escola as informações sobre a viagem e o espetáculo borbulharão entre os professores e alunos.


Dia: 22/05/2013
Nome: ANDREIA CRISTINA DE AQUINO
Origem: BIRIGUI - ESMERALDA MILANO MARONI PROFESSORA
Atividade: Professor
Comentário:

Para a análise dos alunos do 7º ano sobre a peça teatral: O Pequeno Senhor do Tempo à professora propôs um relato em que fossem destacados os principais acontecimentos e a reflexão, ou seja, a mensagem extraída por eles do que assistiram.

 A professora socializou com os alunos uma roda de conversa sobre a peça e a visita ao teatro, sendo que o evento foi assunto para muitas rodas de conversa principalmente familiar.

Para os alunos foi contemplado como experiência educativa e enriquecedora.


Dia: 21/05/2013
Nome: Larissa Aline Medrado de Oliveira
Origem: BIRIGUI - ALVARO ALVIM
Atividade: Professor
Comentário:

No dia 15 de Maio de 2013, os alunos da EE Álvaro Alvim, Ensino Fundamental (6º anos e 7 º anos) foram até a cidade de Araçatuba assistir ao espetáculo: O PEQUENO SENHOR DO TEMPO, que foi realizado pela Companhia Teatro Trilhas da Arte.

A peça trabalhou sobre o tempo, onde mostrava a inquietação do indiozinho Berimodo, que queria se tornar homem grande para ser caçador. O espetáculo mostrou a sabedoria dos mais velhos da tribo, explicando a necessidade do tempo correto para o crescimento.

Antes da peça teatral trabalhamos nos 6º anos a situação de aprendizagem 2: Paisagem e Memória, onde foi realizado um teatro de fantoches com dois personagens que contavam historias, relatadas pelos próprios alunos, de seus pais e avós, sobre a cidade de Buritama-SP e suas lendas.

Na volta, os alunos relataram a experiência de ir pela primeira vez ao teatro e realizaram um resumo sobre o espetáculo que foi socializado com os demais colegas de sala. Os alunos também fizeram desenhos e frases mostrando a importância da espera da fase adulta do indiozinho Berimodo e a Guacira (gralha azul), personagem que eles se identificaram por conversar demais nas horas erradas e ser uma grande amiga e parceira do Berimodo.


Dia: 21/05/2013
Nome: Maria Aparecida Francisco
Origem: ARACATUBA - WALDEMAR QUEIROZ PROF
Atividade: Professor
Comentário: Primeiramente, gostariamos de parabenizar o SESC Birigui pelo excelente projeto. A peça "O pequeno senhor do tempo" foi brilhantemente apresentada aos nossos alunos, que puderam aprender bastante sobre a cultura indigena e entender também a importancia de respeitarmos o "tempo" das coisas.


Dia: 21/05/2013
Nome: Fernanda lopes
Origem: BARRETOS - ELOI LOPES FERRAZ DOUTOR