|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Arquivo Gerência de Educação e Cultura
|
|
Diários de Motocicleta
|
|
|
|
|
Registre sua experiência
Este espaço é destinado exclusivamente ao registro dos trabalhos desenvolvidos junto
aos alunos no Projeto
O Cinema vai à Escola.
Para outras demandas acesse o Fale Conosco.
|
Dia: |
|
12/05/2014 |
|
|
Nome: |
|
jozani Gregolin |
|
|
Origem: |
|
BIRIGUI - STELIO MACHADO LOUREIRO PROFESSOR |
|
|
Atividade: |
|
Professor Coordenador |
|
|
Comentário: |
|
Essa experiência vem subsidiar nossa escola com materiais, equipamentos, acervos didáticos e acompanhado de materiais de apoio à prática pedagógica.
Facilitando o acesso dos alunos a produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva do jovem e do adulto, a ampliação do seu repertório cultural, o desenvolvimento da sua competência leitora e o diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
27/12/2013 |
|
|
Nome: |
|
Marilu Luzia Zanutto de Oliveira |
|
|
Origem: |
|
BOTUCATU - MARIA BENEDITA DE ALMEIDA BAIDA PROFA |
|
|
Atividade: |
|
Professor |
|
|
Comentário: |
|
Trabalhei o filme O Povo Brasileiro nas séries do Ensino Fundamental para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema proposto. Para dar continuidade ao tema, a sala foi dividida em grupos de cinco alunos para responder questões sobre origem, influência cultural e como caracterizar o povo brasileiro. Resultado apresentação e discussão das questões. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
17/12/2013 |
|
|
Nome: |
|
Janaína Alves |
|
|
Origem: |
|
BOTUCATU - MARIA BENEDITA DE ALMEIDA BAIDA PROFA |
|
|
Atividade: |
|
Professor |
|
|
Comentário: |
|
Sou professora de Língua Inglesa e neste ano de 2013 tive a oportunidade de trabalhar com os 1as séries do Ensino Médio o filme Honeydripper - do blues ao rock. Dividi o projeto em partes - primeiramente passei textos aos alunos sobre a história americana no que diz respeito à problemática do racismo e desigualdade social na época da colonização, enfatizando a diferença entre os estados do norte e do sul, uma de povoamento e outra de exploração. Na segunda parte discutimos sobre a história da música, salientando o blues e o rock. Isso fez com que os alunos ficassem curiosos para assistir o filme e saber qual era esse ritmo - blues - que eles desconheciam. Na terceira parte prossegui com a exibição do filme. O que me trouxe surpresa foi que eles gostaram muito e prestaram bastante atenção. A última parte constou dos comentários sobre a apreciação do filme e um resumo finalizado com opinião pessoal. Gostei muito dessa experiência e pretendo continuar trabalhando com filmes ao ensinar sobre cultura norte-americana. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
17/12/2013 |
|
|
Nome: |
|
Ivan Ricardo Felix |
|
|
Origem: |
|
BOTUCATU - MARIA BENEDITA DE ALMEIDA BAIDA PROFA |
|
|
Atividade: |
|
Professor |
|
|
Comentário: |
|
O programa "O Cinema vai a escola" colabora com novas abordagens de ensino aprendizagem, dando suporte ao professor no que diz respeito ao material audio-visual. O filme trabalhado em sala de aula foi "O Mistério do lago azul", onde a produção tratava-se de um documentário sobre a paleontologia. Após o filme os alunos realizaram pesquisas acerca do trabalho dos paleontólogos e museólogos, além de que houve uma trabalho interdisciplinar com os professores de Geografia e Ciências. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
06/12/2013 |
|
|
Nome: |
|
Valéria Figueiredo de Souza |
|
|
Origem: |
|
GUARATINGUETA - JUCA PADRE |
|
|
Atividade: |
|
Professor |
|
|
Comentário: |
|
Apresentamos o filme Arquitetura da Destruição, que trata da propaganda e destruição nazista durante o periodo da Segunda Guerra. Durante o projeto os alunos responderam os questionamentos e realizaram em sala de aula um debate prévio sobre o poder da propaganda nos século XX. Os alunos puderam fazer indagações durante a apresentação do documentário. Foi muito bem aceito por todos os alunos. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
02/12/2013 |
|
|
Nome: |
|
WAGNER BARRRETO |
|
|
Origem: |
|
REGISTRO - GENI CUNHA |
|
|
Atividade: |
|
Professor Coordenador |
|
|
Comentário: |
|
Nossa escola recebe alunos oriundos de vários bairros rurais, apresentam uma extrema dificuldade de acesso às atividades culturais. O projeto foi muito bem aceito pelos educandos, onde realizaram um produção: "Um documentário na APAE do município". Foi uma experiência ímpar, pois os alunos desconheciam o funcionamento da instituição. Ficaram entusiasmados com o trabalho, passaram uma manhã com os alunos especiais, fizeram diversas atividades com os mesmos (desenhos, pinturas, dança, música, etc), registrando tudo. Agora, com o documentário pronto, daremos o retorno a eles, levando o material para assistirmos juntos. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
27/11/2013 |
|
|
Nome: |
|
ANA CLAUDIA GARCIA LOPES |
|
|
Origem: |
|
JABOTICABAL - BENEDITO ORTIZ CORONEL |
|
|
Atividade: |
|
Professor |
|
|
Comentário: |
|
Trabalhei o filme Billy Eliot, pois estávamos falando de dança e o filme veio a calhar. Após a exibição, trabalhei as questões que vem no livro de apoio, que gerou um debate sobre o tema em questão: o preconceito vivido pelo garoto que queria se tornar bailarino. Os alunos gostaram muito e através do debate possibilitou abrir o conceito e a visão que tinham sobre o assunto. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
14/11/2012 |
|
|
Nome: |
|
Cacilda Pissolito Xavier |
|
|
Origem: |
|
OURINHOS - ARY CORREA DOUTOR |
|
|
Atividade: |
|
Professor Coordenador |
|
|
Comentário: |
|
É um projeto muito valioso em complementação do currículo. Dá oportunidade ao professor elaborar sua aula diversificada com um material muito rico, pois vem bem fácil de ser manipulado, devido trazer um guia de recomendações paras as disciplinas e os alunos adoram assistir os filmes. É um sucesso! Cacilda. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
12/11/2012 |
|
|
Nome: |
|
Marilani Soares Vanalli |
|
|
Origem: |
|
SANTO ANASTACIO - ANTONIO MARINHO DE CARVALHO FILHO |
|
|
Atividade: |
|
Professor |
|
|
Comentário: |
|
Eu, Marilani Soares Vanalli, professora de Língua Portuguesa e Língua Portuguesa e Literaturas do Ensino Fundamental e Médio, tenho entusiasticamente trabalhado com filmes oferecidos pelo programa "Cultura é Currículo - O cinema vai à escola". Através da leitura filmográfica imagética é possível realizar inferências; análises; debates; discussões; transferências temáticas; e intertextualidades implícitas e explícitas, competências e habilidades. Especificamente, no filme "Crash" trabalhado na 2. série do Ensino Médio, Língua Portuguesa em parceria com Língua Inglesa, a temática central "violência" bem como a transgresão temporal com que é narrado o filme, impõem aos discentes, uma exigência de reflexão, quando comparamos vida ficcional x vida real. Quantos momentos, deparamo-nos com a imbricada situação da violência permeando, invadindo nossas vidas, quer sejam elas, na instância pessoal quanto na profisional. Somos humanos e carecemos de mais sensibilidade. Faz-se necessário aflorar; despertar; por vezes conduzir para a sensibilidade de fato. Eu posso falar clara e fleumaticamente quanto aprendemos pelos filmes que nos apresentam pela ficção recortes verticais da nossa vida diária. É um projeto muito interessante proporcionado pela Secretaria da Educação que vem sendo muito utilizado como mais uma estratégia didática de trabalho. Desta maneira, utilizando a tecnologia intermediando a aprendizagem e fazendo parte dela, temo-la como aliada e propulsora de um aprender diferenciado.
|
|
|
|
|
|
Dia: |
|
09/11/2012 |
|
|
Nome: |
|
Carlos Henrique da Silva |
|
|
Origem: |
|
SAO VICENTE - MAYA ALICE EKMAN |
|
|
Atividade: |
|
Professor Coordenador |
|
|
Comentário: |
|
O material enviado pela Secretaria Estadual da Educação foi importante para os professores que coordeno. Quero citar aqui o filme "Lixo Extraordinário". Os professores de ciências fizeram bom uso desse material com os alunos e dentre as atividades podemos citar a roda de socialização em sala, atividades com cartazes. Isso veio complementar as atividades do caderno do currículo, tornando as aulas mais atrativas para os alunos que tiveram um outro olhar sobre a questão do consumo descontrolado.
Em nossa escola fazemos uso de todo esse material nas HTPCs. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
30/10/2012 |
|
|
Nome: |
|
maria de lurdes alves canata becker |
|
|
Origem: |
|
SANTO ANASTACIO - ANTONIO MARINHO DE CARVALHO FILHO |
|
|
Atividade: |
|
Professor Coordenador |
|
|
Comentário: |
|
Gostaria de deixar registrado o quanto a cultura em nossos jovens quando bem trabalhada é importante. Através da filmografia é possível desenvolver várias habilidades, e entre elas vou destacar a sensibilidade. Contextualizar "Ïlha das Flores¨e "Lixo Extraordinário" foi realmente extraordinário, ou seja, apenas uma citação entre muitas.
Parabéns a nossa conquista! |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
26/09/2011 |
|
|
Nome: |
|
Edson Harder Filho |
|
|
Origem: |
|
SOROCABA - JOAO CLIMACO DE CAMARGO PIRES |
|
|
Atividade: |
|
Professor |
|
|
Comentário: |
|
Atividade com o filme: O Pagador de promessas -
Após análise do filme, alunos do 3º A do Ensino Médio, elaboraram uma tese dissertativa sobre o sincretismo religioso abordado na obra e também argumentaram a figura emblemática de Zé do Burro: herói ou bandido?
Pude depois transpor a obra de Dias Gomes e seus personagens marcantes, principalmente em novelas globais como: Saramandaia, O Bem Amado, Roque Santeiro. Data da atividade: maio de 2010. |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
29/06/2011 |
|
|
Nome: |
|
Luciana Martins Cecato Barboza |
|
|
Origem: |
|
MOGI MIRIM - ARISTIDES GURJAO PROF |
|
|
Atividade: |
|
Professor Coordenador |
|
|
Comentário: |
|
O professor de Filosofia, juntamente com outras disciplinas desenvolveram atividades com o filme Fahrenheit 451, proporcionando aos alunos momentos de reflexão e formação do senso crítico sobre o tema "Liberdade". |
|
|
|
|
|
Dia: |
|
25/06/2011 |
|
|
Nome: |
|
Roberta Cristina Rodrigues da Silva Mussi |
|
|
Origem: |
|
SAO JOSE DO RIO PRETO - VICTOR BRITTO BASTOS PROFESSOR |
|
|
Atividade: |
|
Professor |
|
|
Comentário: |
|
Ministro aulas de Leitura e Produção de textos em uma 7ª série. Convidei-os a assistir o filme "Putz, a coisa tá feia!", nesta sala tenho um aluno deficiente visual. Eles prestaram muita atenção ao filme (lindíssimo por sinal).
Ao término do filme, baseada no caderno de orientação, selecionei algumas questões, que eles responderam em grupo, sem nenhuma dificuldade. A turma ficou muito animada e muito unida em torno do filme e do trabalho.
Essa foi minha primeira experiência, e foi muito produtiva. Me estimulou a partir para outras.
|
|
|
|
|
|
Município:
*
UF:
Identificação:
Diretoria:
Escola:
Projeto:
As experiências somente serão publicadas após análise prévia.
A Secretaria da Educação se reserva no direito de publicar
apenas experiências que digam respeito ao tema em questão.
O envio de foto implica impreterivelmente na cessão de seus direitos de publicação.
A SEE não se responsabiliza pelo conteúdo das imagens.
Fotos de crianças, sem autorização dos responsáveis, não serão publicadas. A não
ser que não se possa identificá-las.
|
|
|
|
|