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PROJETO “O Cinema vai à Escola”


"O CINEMA VAI À ESCOLA" envia mais seis novos filmes para as escolas de Ensino Médio


A quinta caixa de DVDs é composta pelos filmes: Os Pássaros (Alfred Hitchcock), Doze Homens e Uma Sentença (Henry Fonda), Luzes da Cidade (Charles Chaplin), Não por Acaso (Phillipe Barcinski), Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder) e Oliver Twist (Roman Polanski).


Para registrar a preciosidade contida nesta caixa de filmes, Mariana Villaça (Professora de História da América/UNIFESP e Especialista em cinema latino-americano) preparou o texto: Dilemas e Ilusões da Vida em Sociedade no Cinema.


Faça download do link acima e leia o texto Dilemas e Ilusões da Vida em Sociedade no Cinema


Assista no link abaixo ao vídeo que a FDE preparou para apresentar os filmes da caixa 5.


http://www.youtube.com/watch?v=K0nN6ACZVpo






O QUE É O PROJETO


O projeto O cinema vai à escola – o uso da linguagem cinematográfica na educação, em continuidade à política da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo de subsidiar a rede pública de ensino com materiais, equipamentos e acervos didáticos, fornece às escolas de Ensino Médio um conjunto de filmes de diferentes categorias e gêneros, em DVD, acompanhado de materiais de apoio à prática pedagógica.

Com esse acervo, pretende-se facilitar o acesso dos alunos a produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva do jovem e do adulto, a ampliação do seu repertório cultural, o desenvolvimento da sua competência leitora e o diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas.



JUSTIFICATIVA

Na contemporaneidade, é importante que a Educação Escolar ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica. Seu uso, como prática educativa, facilita significativamente o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais.

Por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas pelo cinema, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que proporciona à formação do aluno. A cada exibição cinematográfica, novos olhares, sensações e experiências se renovam e se fortalecem e ainda podem gerar reflexões que se prolongam por toda a vida.

Os universos reais e fictícios projetados na tela simulam contextos e cenários que retratam valores individuais e coletivos, que poderão ser discutidos e ampliados por meio do debate com a comunidade escolar.

Com sua expressiva versatilidade, a linguagem cinematográfica compreende, além de um corpo de conhecimento notável, mecanismo de interfaces com outras linguagens, dialogando com várias expressões: o teatro, a dança, a música e as artes visuais.



Assim, pelo exposto, justifica-se a execução desse projeto nas escolas estaduais de Ensino Médio, criando-se também nova oportunidade para uma concepção mais abrangente da intersecção educação/cultura.

Vale registrar que o projeto poderá ser ampliado com as ações conjuntas que vêm sendo realizadas com a Secretaria Estadual da Cultura.



OBJETIVO GERAL

Favorecer o acesso de educandos e educadores do Ensino Médio das escolas estaduais do Estado de São Paulo à produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, com apoio de material para a prática educativa.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Que o aluno possa:

• conhecer a linguagem cinematográfica como mais um elemento constitutivo de sua formação;

• analisar produções cinematográficas, estabelecendo o diálogo entre a narrativa do cinema, os conhecimentos adquiridos ao longo da escolaridade básica e os demais conhecimentos;

• incorporar a arte do cinema ao seu repertório cultural, ampliando, assim, sua potencialidade no exercício de uma postura crítica e reflexiva na vida e no trabalho.



PÚBLICO-ALVO

Alunos de Ensino Médio das 91 Diretorias de Ensino da Rede Estadual de São Paulo.



PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE APOIO DIDÁTICO

I. Caderno de Cinema do Professor Esta publicação trata de alguns referenciais teóricos e de orientações didático-metodológicas para o trabalho com a linguagem cinematográfica na escola, por meio de textos produzidos por especialistas e entrevistas com cineastas e educadores. Além disso, oferece informações técnicas como sinopses e créditos dos filmes, glossário e referências bibliográficas.

II. Vídeo: Luz, Câmera... Educação! Integra o conjunto um DVD com vídeo especialmente produzido para o projeto, que aborda a linguagem cinematográfica, seus códigos e artifícios, com o intuito de apurar o olhar reflexivo do aluno espectador. A partir de uma cena original, são desvelados e analisados vários aspectos de uma produção cinematográfica, tais como o uso da câmera, das lentes, da iluminação, a direção de arte, o figurino, o som direto, a trilha, a montagem, a dramaturgia entre outros.

Dessa forma, o principal objetivo desse vídeo é favorecer o uso da linguagem cinematográfica na escola, transformando o trabalho pedagógico em oportunidades para que os alunos possam aprender uma das principais linguagens que fazem parte da cultura contemporânea.



SELEÇÃO DO CONJUNTO DE 20 FILMES EM DVD

A definição dos critérios de escolha dos filmes considerou o interesse e as necessidades do público jovem e jovem adulto, tendo em vista o currículo do Ensino Médio e a prática docente.

Os dados da consulta, por amostragem, aplicada na rede estadual aos alunos do Ensino Médio, em 2007, revelaram a preferência dos seguintes temas e assuntos de filmes:

• ética e cidadania

• meio ambiente

• sexualidade

• educacionais

• drogas

• violência

• históricos

• preconceito

• conflitos da adolescência

• reflexões sobre a realidade

• saúde e qualidade de vida



Além disso, também foram considerados alguns princípios norteadores:

• produções de distintas épocas e escolas cinematográficas;

• diversidade de gêneros: documentário, ficção, cinebiografia, comédia, drama, suspense, etc.;

• produções cinematográficas de diferentes países;

• filmes não exibidos exaustivamente pela televisão.